IDENTIFICAÇÃO DAS NECESSIDADES DE INFORMAÇÕES EM LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA: UM ESTUDO COM O QUESTIONÁRIO QNILCA-F NO PROJETO ÁGUA AZUL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127225 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5428 "inscrito_id" => 14147 "titulo" => "IDENTIFICAÇÃO DAS NECESSIDADES DE INFORMAÇÕES EM LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA: UM ESTUDO COM O QUESTIONÁRIO QNILCA-F NO PROJETO ÁGUA AZUL" "resumo" => "O Projeto Água Azul visa promover a inclusão e a qualidade de vida de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) por meio de práticas multiprofissionais divididas em atividades aquáticas, sessões lúdico-terapêuticas e atendimentos psicoeducativos para as famílias. Essas estratégias estão sendo utilizadas, porque praticamente todos os participantes do projeto, o qual, inicialmente, previa apenas a realização de atividades aquáticas, apresentam dificuldades comunicativas, sendo, inclusive, a maioria não verbal. Nesse contexto, o uso de pranchas de comunicação aumentativa alternativa (CAA) são uma possibilidade de promoção de interação comunicativa. Diante disso, este estudo teve como objetivo identificar as necessidades de informações sobre CAA para as famílias participantes do Projeto. Para tanto, foram coletadas e analisadas informações com os participantes, aplicando-se o Questionário para Identificação das Necessidades de Informações em Linguagem e Comunicação Alternativa-QNILCA-F (versão para família) (Ferreira-Donati; Deliberato, 2017). Este instrumento é utilizado para verificar as percepções de familiares sobre a linguagem e o uso da comunicação alternativa de crianças e adolescentes com TEA, a partir de uma lista com 55 perguntas, no modelo de opções não excludentes mutuamente e parte reservada à expressão livre de dúvidas não contempladas no checklist. De modo geral, os resultados revelaram necessidades significativas relacionadas à acessibilidade de recursos, ao conhecimento sobre estratégias de comunicação alternativa e à importância de suporte contínuo para o desenvolvimento de habilidades comunicativas. A conclusão destaca a relevância do questionário QNILCA-F como ferramenta essencial para o planejamento de intervenções com uso da CAA, além de evidenciar ações futuras que visem atender às necessidades identificadas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14147_TB5428_09112025225826.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VIVIANE CRISTINA DE MATTOS BATTISTELLO" "autor_nome_curto" => "VIVIANE" "autor_email" => "vivimattos@feevale.br" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO LA SALLE (UNILASALLE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127225 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5428 "inscrito_id" => 14147 "titulo" => "IDENTIFICAÇÃO DAS NECESSIDADES DE INFORMAÇÕES EM LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA: UM ESTUDO COM O QUESTIONÁRIO QNILCA-F NO PROJETO ÁGUA AZUL" "resumo" => "O Projeto Água Azul visa promover a inclusão e a qualidade de vida de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) por meio de práticas multiprofissionais divididas em atividades aquáticas, sessões lúdico-terapêuticas e atendimentos psicoeducativos para as famílias. Essas estratégias estão sendo utilizadas, porque praticamente todos os participantes do projeto, o qual, inicialmente, previa apenas a realização de atividades aquáticas, apresentam dificuldades comunicativas, sendo, inclusive, a maioria não verbal. Nesse contexto, o uso de pranchas de comunicação aumentativa alternativa (CAA) são uma possibilidade de promoção de interação comunicativa. Diante disso, este estudo teve como objetivo identificar as necessidades de informações sobre CAA para as famílias participantes do Projeto. Para tanto, foram coletadas e analisadas informações com os participantes, aplicando-se o Questionário para Identificação das Necessidades de Informações em Linguagem e Comunicação Alternativa-QNILCA-F (versão para família) (Ferreira-Donati; Deliberato, 2017). Este instrumento é utilizado para verificar as percepções de familiares sobre a linguagem e o uso da comunicação alternativa de crianças e adolescentes com TEA, a partir de uma lista com 55 perguntas, no modelo de opções não excludentes mutuamente e parte reservada à expressão livre de dúvidas não contempladas no checklist. De modo geral, os resultados revelaram necessidades significativas relacionadas à acessibilidade de recursos, ao conhecimento sobre estratégias de comunicação alternativa e à importância de suporte contínuo para o desenvolvimento de habilidades comunicativas. A conclusão destaca a relevância do questionário QNILCA-F como ferramenta essencial para o planejamento de intervenções com uso da CAA, além de evidenciar ações futuras que visem atender às necessidades identificadas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14147_TB5428_09112025225826.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VIVIANE CRISTINA DE MATTOS BATTISTELLO" "autor_nome_curto" => "VIVIANE" "autor_email" => "vivimattos@feevale.br" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO LA SALLE (UNILASALLE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }