MEMÓRIA E ENSINO: A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA
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Pensando nisso, o presente trabalho busca relatar uma experiência pedagógica desenvolvida com estudantes da rede básica de ensino do município de Caetité, por meio de uma aula de campo realizada com estudantes de uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental I no Arquivo Público Municipal de Caetité (APMC) e na Casa Anísio Teixeira (CAT). Durante a visita, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer documentos, fotografias e mobiliários que narram a história de Caetité, incluindo registros sobre a emancipação do município. A experiência possibilitou uma discussão sobre a relevância da conservação dos bens históricos e o papel da comunidade na valorização do patrimônio local, contribuindo para o desenvolvimento de uma consciência cidadã e patrimonial. Além disso, a aula permitiu explorar o valor dos espaços educativos extraescolares como ambientes formativos, enriquecendo o aprendizado dos estudantes por meio do contato direto com documentos históricos. Por fim, a iniciativa reforça o papel das atividades extraclasse como estratégias pedagógicas que ampliam o processo de ensino-aprendizagem, proporcionando um contato mais dinâmico e significativo com o conhecimento. Este trabalho se ancora nos pressupostos teóricos de Nora (1993), Scifoni (2022), Alves (2001) e Caimi (2006), os quais versam sobre patrimônio, História Local, educação e o Ensino de História." 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