Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO HISTÓRICA E FORMAÇÃO DOCENTE: O (A) PROFESSOR(A) E SUAS FORMAS DE ENSINAR

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 127232
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5446
    "inscrito_id" => 12305
    "titulo" => "EDUCAÇÃO HISTÓRICA E FORMAÇÃO DOCENTE: O (A) PROFESSOR(A) E SUAS FORMAS DE ENSINAR"
    "resumo" => "O presente estudo tem como objetivo investigar as diferentes metodologias de Ensino de História adotadas por professores na Bahia, identificando quais são as Formas de Ensinar História que norteiam suas práticas pedagógicas Parte-se da compreensão de que o conhecimento histórico é um processo formativo fundamental à prática docente, pois é por meio dele que se desenvolvem habilidades para narrar, interpretar e problematizar o passado de forma crítica e contextualizada. Nesse sentido, destaca-se a importância da formação continuada como ferramenta essencial para qualificar a ação docente frente aos desafios do ensino contemporâneo. Para o desenvolvimento desta pesquisa, realizou-se um levantamento teórico com autores como Jörn Rüsen (2001; 2006; 2012; 2015), Schmidt (2020), Barca (2001), Lee (2001) e Germinari (2011), os quais abordam sobre Aprendizagem Histórica e Consciência Histórica. Com base nesse referencial, foi elaborado um questionário via Google Forms, com perguntas direcionadas ao professorado baiano. As questões investigaram as dificuldades enfrentadas em sala de aula, os métodos de ensino utilizados e a compreensão dos docentes sobre o ensino e a aprendizagem histórica. Os resultados indicam que os professores fazem uso de estratégias para atrair o interesse dos alunos, contudo evidenciam uma lacuna formativa que reforça a necessidade de aprofundamento teórico-metodológico. A realização dessa pesquisa permitiu conhecer e refletir sobre as práticas educativas dos professores, possibilitando perceber os desafios cotidiano desses profissionais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12305_TB5446_30102025211304.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDELAINE NOBRE DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "EDELAINE NOBRE"
    "autor_email" => "nobredasilvae@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 127232
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5446
    "inscrito_id" => 12305
    "titulo" => "EDUCAÇÃO HISTÓRICA E FORMAÇÃO DOCENTE: O (A) PROFESSOR(A) E SUAS FORMAS DE ENSINAR"
    "resumo" => "O presente estudo tem como objetivo investigar as diferentes metodologias de Ensino de História adotadas por professores na Bahia, identificando quais são as Formas de Ensinar História que norteiam suas práticas pedagógicas Parte-se da compreensão de que o conhecimento histórico é um processo formativo fundamental à prática docente, pois é por meio dele que se desenvolvem habilidades para narrar, interpretar e problematizar o passado de forma crítica e contextualizada. Nesse sentido, destaca-se a importância da formação continuada como ferramenta essencial para qualificar a ação docente frente aos desafios do ensino contemporâneo. Para o desenvolvimento desta pesquisa, realizou-se um levantamento teórico com autores como Jörn Rüsen (2001; 2006; 2012; 2015), Schmidt (2020), Barca (2001), Lee (2001) e Germinari (2011), os quais abordam sobre Aprendizagem Histórica e Consciência Histórica. Com base nesse referencial, foi elaborado um questionário via Google Forms, com perguntas direcionadas ao professorado baiano. As questões investigaram as dificuldades enfrentadas em sala de aula, os métodos de ensino utilizados e a compreensão dos docentes sobre o ensino e a aprendizagem histórica. Os resultados indicam que os professores fazem uso de estratégias para atrair o interesse dos alunos, contudo evidenciam uma lacuna formativa que reforça a necessidade de aprofundamento teórico-metodológico. A realização dessa pesquisa permitiu conhecer e refletir sobre as práticas educativas dos professores, possibilitando perceber os desafios cotidiano desses profissionais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12305_TB5446_30102025211304.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDELAINE NOBRE DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "EDELAINE NOBRE"
    "autor_email" => "nobredasilvae@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente estudo tem como objetivo investigar as diferentes metodologias de Ensino de História adotadas por professores na Bahia, identificando quais são as Formas de Ensinar História que norteiam suas práticas pedagógicas Parte-se da compreensão de que o conhecimento histórico é um processo formativo fundamental à prática docente, pois é por meio dele que se desenvolvem habilidades para narrar, interpretar e problematizar o passado de forma crítica e contextualizada. Nesse sentido, destaca-se a importância da formação continuada como ferramenta essencial para qualificar a ação docente frente aos desafios do ensino contemporâneo. Para o desenvolvimento desta pesquisa, realizou-se um levantamento teórico com autores como Jörn Rüsen (2001; 2006; 2012; 2015), Schmidt (2020), Barca (2001), Lee (2001) e Germinari (2011), os quais abordam sobre Aprendizagem Histórica e Consciência Histórica. Com base nesse referencial, foi elaborado um questionário via Google Forms, com perguntas direcionadas ao professorado baiano. As questões investigaram as dificuldades enfrentadas em sala de aula, os métodos de ensino utilizados e a compreensão dos docentes sobre o ensino e a aprendizagem histórica. Os resultados indicam que os professores fazem uso de estratégias para atrair o interesse dos alunos, contudo evidenciam uma lacuna formativa que reforça a necessidade de aprofundamento teórico-metodológico. A realização dessa pesquisa permitiu conhecer e refletir sobre as práticas educativas dos professores, possibilitando perceber os desafios cotidiano desses profissionais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.