NÓS GÓRDIOS: PESQUISAFORMAÇÃO E CIDADE ANTIRRACISTA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127233 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5447 "inscrito_id" => 13435 "titulo" => "NÓS GÓRDIOS: PESQUISAFORMAÇÃO E CIDADE ANTIRRACISTA" "resumo" => "Este trabalho compõe parte das reflexões circuladas em encontros e conversas na disciplina eletiva Sujeito e Sociedade, mediada pelos Professores Doutores Rosa Malena e Luís Antônio Baptista, junto a Faculdade de Formação de Professores da UERJ, com impacto em meu processo de pesquisaformação enquanto doutoranda no ano de 2024. Com o intuito de problematizar o slogan adotado pelo recente governo de Macaé, cidade na qual resido e atuo na Educação Básica, apresento costuras entre as contribuições de Josso, Krenak e Collins para caminhar por vias possíveis na construção de políticas públicas que contemplem o compromisso real no combate ao racismo estrutural, sem camuflar a realidade dura dos que sentem na pele as políticas de promoção da meritocracia, de terceirização dos serviços públicos, de desmonte e sucateamento das escolas públicas da cidade, por exemplo. O que têm a dizer os docentes atuantes nas periferias a respeito de tal slogan que estampa as entradas da cidade? O que faz Macaé ser considerada uma cidade antirracista? Considerando o vivido, o que é experienciado nos cotidianos como ponto de partida para conhecer nossas fragilidades e fracassos enquanto sociedade desigual construiremos tangíveis ações que nos distanciarão progressivamente de um existir violento e cada vez mais próximos de uma alteridade solidária. Os nós górdios servirão de metáfora na busca por compreensão da complexidade em torno da formação de seres antirracistas, considerando as questões de gênero, raça, idade, cidadania, religião, sexualidade, capacidade/deficiência e tantas outras categorias entrecruzadas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13435_TB5447_30102025225554.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALESSANDRA DA SILVA REZENDE SOUZA" "autor_nome_curto" => "ALESSANDRA" "autor_email" => "alessandrasrsmartins@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127233 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5447 "inscrito_id" => 13435 "titulo" => "NÓS GÓRDIOS: PESQUISAFORMAÇÃO E CIDADE ANTIRRACISTA" "resumo" => "Este trabalho compõe parte das reflexões circuladas em encontros e conversas na disciplina eletiva Sujeito e Sociedade, mediada pelos Professores Doutores Rosa Malena e Luís Antônio Baptista, junto a Faculdade de Formação de Professores da UERJ, com impacto em meu processo de pesquisaformação enquanto doutoranda no ano de 2024. Com o intuito de problematizar o slogan adotado pelo recente governo de Macaé, cidade na qual resido e atuo na Educação Básica, apresento costuras entre as contribuições de Josso, Krenak e Collins para caminhar por vias possíveis na construção de políticas públicas que contemplem o compromisso real no combate ao racismo estrutural, sem camuflar a realidade dura dos que sentem na pele as políticas de promoção da meritocracia, de terceirização dos serviços públicos, de desmonte e sucateamento das escolas públicas da cidade, por exemplo. O que têm a dizer os docentes atuantes nas periferias a respeito de tal slogan que estampa as entradas da cidade? O que faz Macaé ser considerada uma cidade antirracista? Considerando o vivido, o que é experienciado nos cotidianos como ponto de partida para conhecer nossas fragilidades e fracassos enquanto sociedade desigual construiremos tangíveis ações que nos distanciarão progressivamente de um existir violento e cada vez mais próximos de uma alteridade solidária. Os nós górdios servirão de metáfora na busca por compreensão da complexidade em torno da formação de seres antirracistas, considerando as questões de gênero, raça, idade, cidadania, religião, sexualidade, capacidade/deficiência e tantas outras categorias entrecruzadas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13435_TB5447_30102025225554.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALESSANDRA DA SILVA REZENDE SOUZA" "autor_nome_curto" => "ALESSANDRA" "autor_email" => "alessandrasrsmartins@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }