Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RESIDÊNCIA EDUCACIONAL: POSSIBILIDADES DOS SABERES DOCENTE.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 127236
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5451
    "inscrito_id" => 13280
    "titulo" => "RESIDÊNCIA EDUCACIONAL: POSSIBILIDADES DOS SABERES DOCENTE."
    "resumo" => "Este artigo apresenta alguns resultados da vivência de estudantes de um curso de Licenciatura em Matemática, experimentados durante o processo de Residência Educacional (estágio), da Faculdade SESI de Educação. O objetivo deste estudo é discutir a valorização dos saberes docentes construídos por meio de práticas executadas durante o processo formativo, em uma escola de Educação Básica, sob as orientações de professores conferindo aos participantes a oportunidade de aprofundar os conhecimentos teóricos. Para a concretização da fundamentação das ideias, a opção teórica está alicerçada por pesquisadores, como Perrenoud (2000), que argumenta a importância das vivências cotidianas escolares aos estudantes em formação, Nóvoa (1992), que propõe a valorização do processo formativo, além de Freire (2024), ao trazer a corporificação das palavras pelo exemplo, em investigações críticas destinadas ao aperfeiçoamento das práticas, que neste caso foram executadas por meio de procedimentos metodológicos. Durante alguns meses de participação do estágio, os futuros docentes mantiveram contato com salas de aula do Ensino Médio, aprendendo e ensinando e, ao final, a professora responsável pelas turmas, solicitou aos estagiários que elaborassem recursos avaliativos lúdicos, que envolvessem os conceitos de Probabilidade e Análise Combinatória, utilizando-se como instrumentos pedagógicos, os jogos de tabuleiro. Entre uma tarefa e outra, os alunos puderam compartilhar as aprendizagens adquiridas. Os resultados apontam para a importância da residência educacional como um diferencial na formação docente, em um aprender a ser e a fazer."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13280_TB5451_31102025000030.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIELLY LATORRE DIEZ KHOURI"
    "autor_nome_curto" => "GABRIELLY"
    "autor_email" => "gabylatorredk@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE SESISP DE EDUCAÇÃO (FASESP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 127236
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5451
    "inscrito_id" => 13280
    "titulo" => "RESIDÊNCIA EDUCACIONAL: POSSIBILIDADES DOS SABERES DOCENTE."
    "resumo" => "Este artigo apresenta alguns resultados da vivência de estudantes de um curso de Licenciatura em Matemática, experimentados durante o processo de Residência Educacional (estágio), da Faculdade SESI de Educação. O objetivo deste estudo é discutir a valorização dos saberes docentes construídos por meio de práticas executadas durante o processo formativo, em uma escola de Educação Básica, sob as orientações de professores conferindo aos participantes a oportunidade de aprofundar os conhecimentos teóricos. Para a concretização da fundamentação das ideias, a opção teórica está alicerçada por pesquisadores, como Perrenoud (2000), que argumenta a importância das vivências cotidianas escolares aos estudantes em formação, Nóvoa (1992), que propõe a valorização do processo formativo, além de Freire (2024), ao trazer a corporificação das palavras pelo exemplo, em investigações críticas destinadas ao aperfeiçoamento das práticas, que neste caso foram executadas por meio de procedimentos metodológicos. Durante alguns meses de participação do estágio, os futuros docentes mantiveram contato com salas de aula do Ensino Médio, aprendendo e ensinando e, ao final, a professora responsável pelas turmas, solicitou aos estagiários que elaborassem recursos avaliativos lúdicos, que envolvessem os conceitos de Probabilidade e Análise Combinatória, utilizando-se como instrumentos pedagógicos, os jogos de tabuleiro. Entre uma tarefa e outra, os alunos puderam compartilhar as aprendizagens adquiridas. Os resultados apontam para a importância da residência educacional como um diferencial na formação docente, em um aprender a ser e a fazer."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13280_TB5451_31102025000030.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIELLY LATORRE DIEZ KHOURI"
    "autor_nome_curto" => "GABRIELLY"
    "autor_email" => "gabylatorredk@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE SESISP DE EDUCAÇÃO (FASESP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo apresenta alguns resultados da vivência de estudantes de um curso de Licenciatura em Matemática, experimentados durante o processo de Residência Educacional (estágio), da Faculdade SESI de Educação. O objetivo deste estudo é discutir a valorização dos saberes docentes construídos por meio de práticas executadas durante o processo formativo, em uma escola de Educação Básica, sob as orientações de professores conferindo aos participantes a oportunidade de aprofundar os conhecimentos teóricos. Para a concretização da fundamentação das ideias, a opção teórica está alicerçada por pesquisadores, como Perrenoud (2000), que argumenta a importância das vivências cotidianas escolares aos estudantes em formação, Nóvoa (1992), que propõe a valorização do processo formativo, além de Freire (2024), ao trazer a corporificação das palavras pelo exemplo, em investigações críticas destinadas ao aperfeiçoamento das práticas, que neste caso foram executadas por meio de procedimentos metodológicos. Durante alguns meses de participação do estágio, os futuros docentes mantiveram contato com salas de aula do Ensino Médio, aprendendo e ensinando e, ao final, a professora responsável pelas turmas, solicitou aos estagiários que elaborassem recursos avaliativos lúdicos, que envolvessem os conceitos de Probabilidade e Análise Combinatória, utilizando-se como instrumentos pedagógicos, os jogos de tabuleiro. Entre uma tarefa e outra, os alunos puderam compartilhar as aprendizagens adquiridas. Os resultados apontam para a importância da residência educacional como um diferencial na formação docente, em um aprender a ser e a fazer.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.