UMA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO ACADÊMICA: SALA DE AULA INVERTIDA E TECNOLOGIA PARA REFORÇO DA MATEMÁTICA BÁSICA EM INGRESSANTES DO ENSINO SUPERIOR
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127237 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5452 "inscrito_id" => 7834 "titulo" => "UMA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO ACADÊMICA: SALA DE AULA INVERTIDA E TECNOLOGIA PARA REFORÇO DA MATEMÁTICA BÁSICA EM INGRESSANTES DO ENSINO SUPERIOR" "resumo" => "Este é o relato de experiência de um projeto de extensão desenvolvido no IFPE – Campus Afogados da Ingazeira, que utilizou a metodologia da sala de aula invertida para reforçar a matemática básica entre estudantes ingressantes no ensino superior. O projeto destacou-se pelo uso integrado do Google Classroom como plataforma de gerenciamento e distribuição de conteúdo e do GeoGebra para promover a visualização e interação com conceitos matemáticos. A sala de aula invertida propôs uma dinâmica onde os alunos acessavam materiais didáticos na sala virtual previamente aos momentos presenciais, permitindo que o tempo em sala fosse otimizado para atividades práticas e resolução de problemas. O GeoGebra, uma ferramenta de matemática dinâmica, foi central para o projeto, oferecendo recursos interativos que facilitaram a compreensão de tópicos complexos através de gráficos e animações. A eficácia dessa abordagem foi corroborada pelo interesse expressivo dos participantes: 80% indicaram a intenção de continuar utilizando o GeoGebra em seus estudos futuros. Para atender estudantes concluintes do ensino médio, que desejavam ingressar em um curso na área das exatas, que enfrentavam limitações de conhecimentos de matemática básica, foi oferecido um módulo especial aos estudantes de escolas públicas. O feedback dos estudantes foi vital para o aprimoramento contínuo do curso. Comentários e sugestões coletados regularmente permitiram ajustes na metodologia, na seleção de conteúdos e na utilização das ferramentas digitais. A reflexão final do projeto aponta seu potencial significativo em mitigar a evasão acadêmica, uma vez que aprofunda a base matemática essencial para o sucesso em cursos superiores. Recomenda-se que políticas educacionais invistam na infraestrutura tecnológica das escolas de ensino médio, facilitando a sustentabilidade e expansão de projetos similares. Esses investimentos são cruciais para equipar os estudantes com as habilidades necessárias para o ensino superior e além, promovendo uma educação mais inclusiva." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7834_TB5452_30102025235009.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIO MARCOS DA SILVA SOUTO" "autor_nome_curto" => "ANTONIO" "autor_email" => "antonio.souto@afogados.ifpe.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127237 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5452 "inscrito_id" => 7834 "titulo" => "UMA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO ACADÊMICA: SALA DE AULA INVERTIDA E TECNOLOGIA PARA REFORÇO DA MATEMÁTICA BÁSICA EM INGRESSANTES DO ENSINO SUPERIOR" "resumo" => "Este é o relato de experiência de um projeto de extensão desenvolvido no IFPE – Campus Afogados da Ingazeira, que utilizou a metodologia da sala de aula invertida para reforçar a matemática básica entre estudantes ingressantes no ensino superior. O projeto destacou-se pelo uso integrado do Google Classroom como plataforma de gerenciamento e distribuição de conteúdo e do GeoGebra para promover a visualização e interação com conceitos matemáticos. A sala de aula invertida propôs uma dinâmica onde os alunos acessavam materiais didáticos na sala virtual previamente aos momentos presenciais, permitindo que o tempo em sala fosse otimizado para atividades práticas e resolução de problemas. O GeoGebra, uma ferramenta de matemática dinâmica, foi central para o projeto, oferecendo recursos interativos que facilitaram a compreensão de tópicos complexos através de gráficos e animações. A eficácia dessa abordagem foi corroborada pelo interesse expressivo dos participantes: 80% indicaram a intenção de continuar utilizando o GeoGebra em seus estudos futuros. Para atender estudantes concluintes do ensino médio, que desejavam ingressar em um curso na área das exatas, que enfrentavam limitações de conhecimentos de matemática básica, foi oferecido um módulo especial aos estudantes de escolas públicas. O feedback dos estudantes foi vital para o aprimoramento contínuo do curso. Comentários e sugestões coletados regularmente permitiram ajustes na metodologia, na seleção de conteúdos e na utilização das ferramentas digitais. A reflexão final do projeto aponta seu potencial significativo em mitigar a evasão acadêmica, uma vez que aprofunda a base matemática essencial para o sucesso em cursos superiores. Recomenda-se que políticas educacionais invistam na infraestrutura tecnológica das escolas de ensino médio, facilitando a sustentabilidade e expansão de projetos similares. Esses investimentos são cruciais para equipar os estudantes com as habilidades necessárias para o ensino superior e além, promovendo uma educação mais inclusiva." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7834_TB5452_30102025235009.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIO MARCOS DA SILVA SOUTO" "autor_nome_curto" => "ANTONIO" "autor_email" => "antonio.souto@afogados.ifpe.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }