Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A UTILIZAÇÃO DE UMA CARTILHA COMO MATERIAL DIDÁTICO NO ENSINO DE BIOLOGIA PARA APLICAÇÃO DO CONTEÚDO: EVOLUÇÃO DAS PLANTAS TERRESTRES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 127242
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5462
    "inscrito_id" => 3611
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE UMA CARTILHA COMO MATERIAL DIDÁTICO NO ENSINO DE BIOLOGIA PARA APLICAÇÃO DO CONTEÚDO: EVOLUÇÃO DAS PLANTAS TERRESTRES"
    "resumo" => "O ensino de biologia evidencia dificuldades enfrentadas pelos estudantes, principalmente ao envolver conceitos botânicos. Para reverter essa situação, cabe ao docente buscar explorar materiais didáticos que possibilitem a fácil compreensão dessa área do conhecimento. Portanto, o objetivo deste trabalho é apresentar conceitos sobre a evolução das plantas terrestres através de uma cartilha, a qual procura proporcionar um ensino mais ativo e aprazível, focando no público juvenil. A cartilha foi criada por meio da plataforma digital Canva, a qual fornece ilustrações que garantem alta qualidade visual. Também foram criados QR codes, ampliando o conhecimento sobre o tema através de acesso a vídeos e leitura complementar. A base teórica utilizada para a construção da cartilha foram os livros “Raven - Biologia Vegetal” e “Sistemática Vegetal: um enfoque filogenético”. A cartilha intitulada “Uma Viagem Pela Evolução Das Plantas Terrestres - guiada pela abelha Melina” permite a análise sobre o conteúdo abordado e evidencia cada processo evolutivo, destacando as características adquiridas por cada grupo ao longo do tempo. O recurso segue a linha do tempo, sendo dividido em cinco seções que abordam os processos evolutivos que diferenciam um grupo do outro: Zygnematophyceae, Briófitas, Vasculares Sem Sementes, Gimnospermas e Angiospermas. Essa ferramenta utiliza elementos que proporcionam um bom aproveitamento e compreensão do conteúdo proposto. As imagens, ciclos esquemáticos e QR codes ao fim de cada seção acrescentam explicações, transformando a leitura em uma atividade mais versátil, permitindo uma experiência enriquecedora. Esse material didático pode ser disponibilizado em PDF ou de forma impressa, utilizando papel ofício A4. A cartilha é um recurso didático que oferece benefícios ao entendimento, deste e de outros conteúdos. Os resultados indicam que ao combinar uma proposta informativa, com imagens, ciclos esquemáticos e outros aspectos, pode aumentar o interesse pela leitura e promover o entendimento mais amplo e detalhado dos princípios científicos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3611_TB5462_28102025112521.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAMILA BARBOSA DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "CAMILA"
    "autor_email" => "camila.bsousa@ufpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 127242
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5462
    "inscrito_id" => 3611
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE UMA CARTILHA COMO MATERIAL DIDÁTICO NO ENSINO DE BIOLOGIA PARA APLICAÇÃO DO CONTEÚDO: EVOLUÇÃO DAS PLANTAS TERRESTRES"
    "resumo" => "O ensino de biologia evidencia dificuldades enfrentadas pelos estudantes, principalmente ao envolver conceitos botânicos. Para reverter essa situação, cabe ao docente buscar explorar materiais didáticos que possibilitem a fácil compreensão dessa área do conhecimento. Portanto, o objetivo deste trabalho é apresentar conceitos sobre a evolução das plantas terrestres através de uma cartilha, a qual procura proporcionar um ensino mais ativo e aprazível, focando no público juvenil. A cartilha foi criada por meio da plataforma digital Canva, a qual fornece ilustrações que garantem alta qualidade visual. Também foram criados QR codes, ampliando o conhecimento sobre o tema através de acesso a vídeos e leitura complementar. A base teórica utilizada para a construção da cartilha foram os livros “Raven - Biologia Vegetal” e “Sistemática Vegetal: um enfoque filogenético”. A cartilha intitulada “Uma Viagem Pela Evolução Das Plantas Terrestres - guiada pela abelha Melina” permite a análise sobre o conteúdo abordado e evidencia cada processo evolutivo, destacando as características adquiridas por cada grupo ao longo do tempo. O recurso segue a linha do tempo, sendo dividido em cinco seções que abordam os processos evolutivos que diferenciam um grupo do outro: Zygnematophyceae, Briófitas, Vasculares Sem Sementes, Gimnospermas e Angiospermas. Essa ferramenta utiliza elementos que proporcionam um bom aproveitamento e compreensão do conteúdo proposto. As imagens, ciclos esquemáticos e QR codes ao fim de cada seção acrescentam explicações, transformando a leitura em uma atividade mais versátil, permitindo uma experiência enriquecedora. Esse material didático pode ser disponibilizado em PDF ou de forma impressa, utilizando papel ofício A4. A cartilha é um recurso didático que oferece benefícios ao entendimento, deste e de outros conteúdos. Os resultados indicam que ao combinar uma proposta informativa, com imagens, ciclos esquemáticos e outros aspectos, pode aumentar o interesse pela leitura e promover o entendimento mais amplo e detalhado dos princípios científicos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3611_TB5462_28102025112521.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAMILA BARBOSA DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "CAMILA"
    "autor_email" => "camila.bsousa@ufpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O ensino de biologia evidencia dificuldades enfrentadas pelos estudantes, principalmente ao envolver conceitos botânicos. Para reverter essa situação, cabe ao docente buscar explorar materiais didáticos que possibilitem a fácil compreensão dessa área do conhecimento. Portanto, o objetivo deste trabalho é apresentar conceitos sobre a evolução das plantas terrestres através de uma cartilha, a qual procura proporcionar um ensino mais ativo e aprazível, focando no público juvenil. A cartilha foi criada por meio da plataforma digital Canva, a qual fornece ilustrações que garantem alta qualidade visual. Também foram criados QR codes, ampliando o conhecimento sobre o tema através de acesso a vídeos e leitura complementar. A base teórica utilizada para a construção da cartilha foram os livros “Raven - Biologia Vegetal” e “Sistemática Vegetal: um enfoque filogenético”. A cartilha intitulada “Uma Viagem Pela Evolução Das Plantas Terrestres - guiada pela abelha Melina” permite a análise sobre o conteúdo abordado e evidencia cada processo evolutivo, destacando as características adquiridas por cada grupo ao longo do tempo. O recurso segue a linha do tempo, sendo dividido em cinco seções que abordam os processos evolutivos que diferenciam um grupo do outro: Zygnematophyceae, Briófitas, Vasculares Sem Sementes, Gimnospermas e Angiospermas. Essa ferramenta utiliza elementos que proporcionam um bom aproveitamento e compreensão do conteúdo proposto. As imagens, ciclos esquemáticos e QR codes ao fim de cada seção acrescentam explicações, transformando a leitura em uma atividade mais versátil, permitindo uma experiência enriquecedora. Esse material didático pode ser disponibilizado em PDF ou de forma impressa, utilizando papel ofício A4. A cartilha é um recurso didático que oferece benefícios ao entendimento, deste e de outros conteúdos. Os resultados indicam que ao combinar uma proposta informativa, com imagens, ciclos esquemáticos e outros aspectos, pode aumentar o interesse pela leitura e promover o entendimento mais amplo e detalhado dos princípios científicos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.