A UTILIZAÇÃO DE UMA CARTILHA COMO MATERIAL DIDÁTICO NO ENSINO DE BIOLOGIA PARA APLICAÇÃO DO CONTEÚDO: EVOLUÇÃO DAS PLANTAS TERRESTRES
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127242 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5462 "inscrito_id" => 3611 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE UMA CARTILHA COMO MATERIAL DIDÁTICO NO ENSINO DE BIOLOGIA PARA APLICAÇÃO DO CONTEÚDO: EVOLUÇÃO DAS PLANTAS TERRESTRES" "resumo" => "O ensino de biologia evidencia dificuldades enfrentadas pelos estudantes, principalmente ao envolver conceitos botânicos. Para reverter essa situação, cabe ao docente buscar explorar materiais didáticos que possibilitem a fácil compreensão dessa área do conhecimento. Portanto, o objetivo deste trabalho é apresentar conceitos sobre a evolução das plantas terrestres através de uma cartilha, a qual procura proporcionar um ensino mais ativo e aprazível, focando no público juvenil. A cartilha foi criada por meio da plataforma digital Canva, a qual fornece ilustrações que garantem alta qualidade visual. Também foram criados QR codes, ampliando o conhecimento sobre o tema através de acesso a vídeos e leitura complementar. A base teórica utilizada para a construção da cartilha foram os livros “Raven - Biologia Vegetal” e “Sistemática Vegetal: um enfoque filogenético”. A cartilha intitulada “Uma Viagem Pela Evolução Das Plantas Terrestres - guiada pela abelha Melina” permite a análise sobre o conteúdo abordado e evidencia cada processo evolutivo, destacando as características adquiridas por cada grupo ao longo do tempo. O recurso segue a linha do tempo, sendo dividido em cinco seções que abordam os processos evolutivos que diferenciam um grupo do outro: Zygnematophyceae, Briófitas, Vasculares Sem Sementes, Gimnospermas e Angiospermas. Essa ferramenta utiliza elementos que proporcionam um bom aproveitamento e compreensão do conteúdo proposto. As imagens, ciclos esquemáticos e QR codes ao fim de cada seção acrescentam explicações, transformando a leitura em uma atividade mais versátil, permitindo uma experiência enriquecedora. Esse material didático pode ser disponibilizado em PDF ou de forma impressa, utilizando papel ofício A4. A cartilha é um recurso didático que oferece benefícios ao entendimento, deste e de outros conteúdos. Os resultados indicam que ao combinar uma proposta informativa, com imagens, ciclos esquemáticos e outros aspectos, pode aumentar o interesse pela leitura e promover o entendimento mais amplo e detalhado dos princípios científicos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3611_TB5462_28102025112521.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA BARBOSA DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "CAMILA" "autor_email" => "camila.bsousa@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127242 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5462 "inscrito_id" => 3611 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE UMA CARTILHA COMO MATERIAL DIDÁTICO NO ENSINO DE BIOLOGIA PARA APLICAÇÃO DO CONTEÚDO: EVOLUÇÃO DAS PLANTAS TERRESTRES" "resumo" => "O ensino de biologia evidencia dificuldades enfrentadas pelos estudantes, principalmente ao envolver conceitos botânicos. Para reverter essa situação, cabe ao docente buscar explorar materiais didáticos que possibilitem a fácil compreensão dessa área do conhecimento. Portanto, o objetivo deste trabalho é apresentar conceitos sobre a evolução das plantas terrestres através de uma cartilha, a qual procura proporcionar um ensino mais ativo e aprazível, focando no público juvenil. A cartilha foi criada por meio da plataforma digital Canva, a qual fornece ilustrações que garantem alta qualidade visual. Também foram criados QR codes, ampliando o conhecimento sobre o tema através de acesso a vídeos e leitura complementar. A base teórica utilizada para a construção da cartilha foram os livros “Raven - Biologia Vegetal” e “Sistemática Vegetal: um enfoque filogenético”. A cartilha intitulada “Uma Viagem Pela Evolução Das Plantas Terrestres - guiada pela abelha Melina” permite a análise sobre o conteúdo abordado e evidencia cada processo evolutivo, destacando as características adquiridas por cada grupo ao longo do tempo. O recurso segue a linha do tempo, sendo dividido em cinco seções que abordam os processos evolutivos que diferenciam um grupo do outro: Zygnematophyceae, Briófitas, Vasculares Sem Sementes, Gimnospermas e Angiospermas. Essa ferramenta utiliza elementos que proporcionam um bom aproveitamento e compreensão do conteúdo proposto. As imagens, ciclos esquemáticos e QR codes ao fim de cada seção acrescentam explicações, transformando a leitura em uma atividade mais versátil, permitindo uma experiência enriquecedora. Esse material didático pode ser disponibilizado em PDF ou de forma impressa, utilizando papel ofício A4. A cartilha é um recurso didático que oferece benefícios ao entendimento, deste e de outros conteúdos. Os resultados indicam que ao combinar uma proposta informativa, com imagens, ciclos esquemáticos e outros aspectos, pode aumentar o interesse pela leitura e promover o entendimento mais amplo e detalhado dos princípios científicos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID3611_TB5462_28102025112521.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAMILA BARBOSA DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "CAMILA" "autor_email" => "camila.bsousa@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }