Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GESTOS IMPERATIVOS NA DINÂMICA MULTIMODAL DA LINGUAGEM DE CRIANÇAS AUTISTAS EM INTERAÇÃO COM INTERLOCUTORES EM GRUPO DE ACOLHIMENTO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar os gestos imperativos realizados por crianças autistas durante interações comunicativas no Grupo de Estudos e Acolhimento ao Autismo (GEAUT/UNICAP), fundamentando-se na perspectiva multimodal da linguagem. Segundo McNeill (2000), os gestos integram o discurso verbal de forma contínua, sendo parte essencial da construção de sentido na comunicação. Kendon (2004) amplia essa visão ao propor um continuum gestual-verbal, no qual os gestos, longe de serem acessórios, desempenham funções comunicativas específicas. Tomasello (2003) destaca que os gestos imperativos, utilizados por crianças para expressar desejos e influenciar o comportamento do interlocutor, são fundamentais no processo de aquisição da linguagem. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, com apoio quantitativo para análise da frequência dos gestos. O corpus é composto por registros videográficos de interações no GEAUT, nos quais se observam gestos imperativos com ou sem produção vocal. A análise é realizada com auxílio do software ELAN, que permite transcrição detalhada e sincronizada de gestos e produção vocal. Os gestos são classificados conforme sua morfologia e função, com base nas categorias propostas por Fonte e Cavalcante (2018). Os resultados parciais indicam que os gestos imperativos são expressivos e recorrentes nas interações, funcionando como recursos semióticos fundamentais para a participação ativa das crianças com TEA. Além de promoverem a construção de sentido na comunicação, esses gestos evidenciam o envolvimento das crianças mesmo diante de limitações na linguagem verbal. O estudo busca contribuir para a compreensão das práticas comunicativas de crianças autistas, além de oferecer subsídios para práticas pedagógicas mais inclusivas e sensíveis às especificidades desse público.

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