PROFESSOR SUBSTITUTO; O QUE PENSAM OS ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127247 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5473 "inscrito_id" => 14150 "titulo" => "PROFESSOR SUBSTITUTO; O QUE PENSAM OS ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA" "resumo" => "Neste artigo, apresenta-se o recorte de pesquisa pela qual buscou-se identificar a estrutura das representações sociais do professor substituto elaboradas por alunos do curso de graduação em Pedagogia. O referencial teórico foi organizado em três pilares, a saber: teoria das representações sociais, professor substituto e docência na universidade. No tocante a teoria das representações sociais, optou-se pela abordagem estrutural defendida por Abric. O professor substituto é um profissional com vínculo temporário, amparado pela Lei 8745/93 (BRASIL, 1993), que atua em sala de aula na formação de bacharéis e licenciados. Os profissionais que se encontram com vínculo como professores substitutos apresentam formação acadêmica heterogênea (de graduação ao pós-doutorado), nem sempre têm experiência profissional bem como docente e muitas vezes ainda estão realizando cursos na pós-graduação. A pesquisa é de natureza qualitativa. Realizamos um estudo de campo na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) com quarenta estudantes, na qual aplicamos o teste de associação livre de palavras (TALP). O software Itamuteq auxiliou na análise do corpus coletado. Os resultados revelam que os estudantes representam o professor substituto como um profissional inteligente, didático, dinâmico e esforçado. Tais representações ressaltam que, mesmo exercendo a docência de maneira temporária na universidade o professor substituto tem uma grande importância para a formação dos futuros profissionais da educação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14150_TB5473_30102025223339.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELLA THAIANE DE LIMA SILVA" "autor_nome_curto" => "Marcella Lima" "autor_email" => "marcellalimas2@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127247 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5473 "inscrito_id" => 14150 "titulo" => "PROFESSOR SUBSTITUTO; O QUE PENSAM OS ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA" "resumo" => "Neste artigo, apresenta-se o recorte de pesquisa pela qual buscou-se identificar a estrutura das representações sociais do professor substituto elaboradas por alunos do curso de graduação em Pedagogia. O referencial teórico foi organizado em três pilares, a saber: teoria das representações sociais, professor substituto e docência na universidade. No tocante a teoria das representações sociais, optou-se pela abordagem estrutural defendida por Abric. O professor substituto é um profissional com vínculo temporário, amparado pela Lei 8745/93 (BRASIL, 1993), que atua em sala de aula na formação de bacharéis e licenciados. Os profissionais que se encontram com vínculo como professores substitutos apresentam formação acadêmica heterogênea (de graduação ao pós-doutorado), nem sempre têm experiência profissional bem como docente e muitas vezes ainda estão realizando cursos na pós-graduação. A pesquisa é de natureza qualitativa. Realizamos um estudo de campo na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) com quarenta estudantes, na qual aplicamos o teste de associação livre de palavras (TALP). O software Itamuteq auxiliou na análise do corpus coletado. Os resultados revelam que os estudantes representam o professor substituto como um profissional inteligente, didático, dinâmico e esforçado. Tais representações ressaltam que, mesmo exercendo a docência de maneira temporária na universidade o professor substituto tem uma grande importância para a formação dos futuros profissionais da educação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14150_TB5473_30102025223339.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELLA THAIANE DE LIMA SILVA" "autor_nome_curto" => "Marcella Lima" "autor_email" => "marcellalimas2@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }