CIRANDAS CANTADAS E CONTADAS: A MÚSICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127255 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5493 "inscrito_id" => 12862 "titulo" => "CIRANDAS CANTADAS E CONTADAS: A MÚSICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO" "resumo" => "Nos anos iniciais do ensino fundamental, o processo de alfabetização utiliza diversos textos que circulam socialmente, promovendo a prática do letramento. Letramento e alfabetização devem andar juntos e, nesse caminho, a música pode ser uma grande aliada no ensino. A música, especialmente em formas tradicionais como as cirandas, é explorada pela sua capacidade de engajar emocionalmente e cognitivamente os alunos, promovendo um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e eficaz. As crianças têm muita facilidade em memorizar letras de músicas, expressando-as com simplicidade e espontaneidade, de maneira sincera, simples e natural. Assim, a presente análise da música como ferramenta no processo de alfabetização e letramento escolar, configura-se como uma pesquisa bibliográfica, objetivando discutir como a música pode facilitar o ensino e sua articulação ao processo de alfabetização e letramento no ensino fundamental. Para estabelecer tal discussão, dialogamos com Castela (2009); Kleiman (2005); Milmann (2016); Soares (2003) no processo de alfabetização e letramento. Em consonância à teoria musical de Brito (2003); Bréscia (2003); Penna (2012); Saraiva e Pereira (2010). Por fim, nota-se que a música pode contribuir significativamente para a alfabetização e o letramento, facilitando o desenvolvimento das atividades propostas pelo professor, tornando as aulas mais dinâmicas e ajudando na adaptação e socialização dos alunos em diversos contextos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12862_TB5493_20102025195900.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUZANA DOS SANTOS CIRILO" "autor_nome_curto" => "SUZANA" "autor_email" => "suzana.182009@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127255 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5493 "inscrito_id" => 12862 "titulo" => "CIRANDAS CANTADAS E CONTADAS: A MÚSICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO" "resumo" => "Nos anos iniciais do ensino fundamental, o processo de alfabetização utiliza diversos textos que circulam socialmente, promovendo a prática do letramento. Letramento e alfabetização devem andar juntos e, nesse caminho, a música pode ser uma grande aliada no ensino. A música, especialmente em formas tradicionais como as cirandas, é explorada pela sua capacidade de engajar emocionalmente e cognitivamente os alunos, promovendo um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e eficaz. As crianças têm muita facilidade em memorizar letras de músicas, expressando-as com simplicidade e espontaneidade, de maneira sincera, simples e natural. Assim, a presente análise da música como ferramenta no processo de alfabetização e letramento escolar, configura-se como uma pesquisa bibliográfica, objetivando discutir como a música pode facilitar o ensino e sua articulação ao processo de alfabetização e letramento no ensino fundamental. Para estabelecer tal discussão, dialogamos com Castela (2009); Kleiman (2005); Milmann (2016); Soares (2003) no processo de alfabetização e letramento. Em consonância à teoria musical de Brito (2003); Bréscia (2003); Penna (2012); Saraiva e Pereira (2010). Por fim, nota-se que a música pode contribuir significativamente para a alfabetização e o letramento, facilitando o desenvolvimento das atividades propostas pelo professor, tornando as aulas mais dinâmicas e ajudando na adaptação e socialização dos alunos em diversos contextos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12862_TB5493_20102025195900.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUZANA DOS SANTOS CIRILO" "autor_nome_curto" => "SUZANA" "autor_email" => "suzana.182009@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }