Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

COM O QUE SONHAM OS JOVENS ESTUDANTES PARAIBANOS: UMA ANÁLISE DO MAPA DOS SONHOS DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DA PARAÍBA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 21 - Políticas Públicas de Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 127257
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5496
    "inscrito_id" => 2910
    "titulo" => "COM O QUE SONHAM OS JOVENS ESTUDANTES PARAIBANOS: UMA ANÁLISE DO MAPA DOS SONHOS DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DA PARAÍBA"
    "resumo" => "A discussão quanto à finalidade da escola vem ganhando vários contornos desde a institucionalização da educação, deixando de ser, ao longo da história, um simples processo de ensino da leitura escrita e cálculo, para apreensão de conceitos mais complexos, tendo atualmente uma discussão quanto à importância da escola preparar os jovens estudantes para a vida. Diante dessa discussão, este artigo visa analisar os sonhos dos jovens estudantes da rede estadual de educação da Paraíba, por meio do MAPA DOS SONHOS DA PARAÍBA, uma ferramenta de coleta e sistematização dos sonhos dos estudantes, gerido pela Secretaria de Estado da Educação, além de buscar compreender como essa ferramenta pode apoiar a escola em uma formação mais significativa para os estudantes. Para isso se utilizamos de autores com DAMON, 2009 e COSTA 1999, possibilitando uma compreensão do desenvolvimento de um PROJETO VITAL para os nossos jovens e a atuação da escola nesse processo, bem como utilizamos de análises de documentos legais como a Resolução CNE/CEB nº 2, DE 13 DE NOVEMBRO DE 2024 e a BNCC que versa sobre a aplicação da disciplina de Projeto de Vida nas escolas de Ensino Médio, que se associa diretamente aos sonhos dos estudantes para com seu futuro. Identificamos um quantitativo significativo de estudantes que ingressam na 1ª Série do Ensino Médio que não possui um sonho estabelecido e, dentre os que possuem, os três sonhos profissionais mais sonhados são os de maior apelo social. Conclui-se que, se a instituição escolar tiver a finalidade de conduzir os estudantes em sua formação integral, ela precisa levar em consideração as expectativas deles para com o futuro, apoiando na constituição de seus mais amplos processos formativos, contribuindo para seus projetos de vida."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2910_TB5496_20102025114042.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROMÁRIO FARIAS PEDROSA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ROMÁRIO"
    "autor_email" => "romariof36@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 127257
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5496
    "inscrito_id" => 2910
    "titulo" => "COM O QUE SONHAM OS JOVENS ESTUDANTES PARAIBANOS: UMA ANÁLISE DO MAPA DOS SONHOS DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DA PARAÍBA"
    "resumo" => "A discussão quanto à finalidade da escola vem ganhando vários contornos desde a institucionalização da educação, deixando de ser, ao longo da história, um simples processo de ensino da leitura escrita e cálculo, para apreensão de conceitos mais complexos, tendo atualmente uma discussão quanto à importância da escola preparar os jovens estudantes para a vida. Diante dessa discussão, este artigo visa analisar os sonhos dos jovens estudantes da rede estadual de educação da Paraíba, por meio do MAPA DOS SONHOS DA PARAÍBA, uma ferramenta de coleta e sistematização dos sonhos dos estudantes, gerido pela Secretaria de Estado da Educação, além de buscar compreender como essa ferramenta pode apoiar a escola em uma formação mais significativa para os estudantes. Para isso se utilizamos de autores com DAMON, 2009 e COSTA 1999, possibilitando uma compreensão do desenvolvimento de um PROJETO VITAL para os nossos jovens e a atuação da escola nesse processo, bem como utilizamos de análises de documentos legais como a Resolução CNE/CEB nº 2, DE 13 DE NOVEMBRO DE 2024 e a BNCC que versa sobre a aplicação da disciplina de Projeto de Vida nas escolas de Ensino Médio, que se associa diretamente aos sonhos dos estudantes para com seu futuro. Identificamos um quantitativo significativo de estudantes que ingressam na 1ª Série do Ensino Médio que não possui um sonho estabelecido e, dentre os que possuem, os três sonhos profissionais mais sonhados são os de maior apelo social. Conclui-se que, se a instituição escolar tiver a finalidade de conduzir os estudantes em sua formação integral, ela precisa levar em consideração as expectativas deles para com o futuro, apoiando na constituição de seus mais amplos processos formativos, contribuindo para seus projetos de vida."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2910_TB5496_20102025114042.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROMÁRIO FARIAS PEDROSA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ROMÁRIO"
    "autor_email" => "romariof36@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A discussão quanto à finalidade da escola vem ganhando vários contornos desde a institucionalização da educação, deixando de ser, ao longo da história, um simples processo de ensino da leitura escrita e cálculo, para apreensão de conceitos mais complexos, tendo atualmente uma discussão quanto à importância da escola preparar os jovens estudantes para a vida. Diante dessa discussão, este artigo visa analisar os sonhos dos jovens estudantes da rede estadual de educação da Paraíba, por meio do MAPA DOS SONHOS DA PARAÍBA, uma ferramenta de coleta e sistematização dos sonhos dos estudantes, gerido pela Secretaria de Estado da Educação, além de buscar compreender como essa ferramenta pode apoiar a escola em uma formação mais significativa para os estudantes. Para isso se utilizamos de autores com DAMON, 2009 e COSTA 1999, possibilitando uma compreensão do desenvolvimento de um PROJETO VITAL para os nossos jovens e a atuação da escola nesse processo, bem como utilizamos de análises de documentos legais como a Resolução CNE/CEB nº 2, DE 13 DE NOVEMBRO DE 2024 e a BNCC que versa sobre a aplicação da disciplina de Projeto de Vida nas escolas de Ensino Médio, que se associa diretamente aos sonhos dos estudantes para com seu futuro. Identificamos um quantitativo significativo de estudantes que ingressam na 1ª Série do Ensino Médio que não possui um sonho estabelecido e, dentre os que possuem, os três sonhos profissionais mais sonhados são os de maior apelo social. Conclui-se que, se a instituição escolar tiver a finalidade de conduzir os estudantes em sua formação integral, ela precisa levar em consideração as expectativas deles para com o futuro, apoiando na constituição de seus mais amplos processos formativos, contribuindo para seus projetos de vida.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.