Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PAPEL DO CURRÍCULO DE GEOGRAFIA E BIOLOGIA PARA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM TEMPOS DE EMERGÊNCIA CLIMÁTICA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A escola deve constituir um espaço para o desenvolvimento da Educação Ambiental (EA), conforme estabelecido na Base Comum Curricular (BNCC). A EA tem como objetivo formar cidadãos críticos, sensíveis e atuantes em relação as questões ambientais, promovendo a sensibilização e a promoção de práticas sustentáveis. Nesse contexto, na contemporaneidade, torna-se essencial refletir sobre os efeitos da emergência climática, agravada pela degradação ambiental provocada pelos seres humanos. Diante disso, o presente artigo analisou a BNCC e os currículos de Geografia e Biologia da rede estadual de Pernambuco no tocante às abordagens sobre a crise climática mundial. Para isso, realizou-se um estudo qualitativo de documentos referenciais com a finalidade de compreender de que forma as competências e habilidades relacionadas à educação ambiental estão estruturadas. Os resultados apontam que ambos os componentes curriculares vivenciam a temática ambiental, embora que de maneiras diferentes. A Geografia enfatiza no seu objeto de estudo a relação sociedade-natureza, destacando os impactos da ação antrópica sobre os ecossistemas e as desigualdades socioambientais, enquanto a Biologia, foca nos efeitos das mudanças climáticas, biodiversidade e proteção do meio ambiente. No entanto, observa-se que a abordagem desse tema ao longo dos currículos é fragmentada e não acompanha uma estrutura semelhante em relação às séries e trimestres, o que dificulta a vivência de projetos interdisciplinares e limita o processo de efetivação do ensino ambiental.

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