Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESAFIOS E IMPACTOS SOCIOEMOCIONAIS DAS CELEBRAÇÕES FAMILIARES NO AMBIENTE ESCOLAR

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

As datas comemorativas, ano após ano, vêm sendo atreladas aos conteúdos curriculares de modo que revelam, muitas vezes, uma concepção de mundo equivocada, não acompanhando as evoluções da sociedade. Nesse contexto, considerando a relação entre a família e a escola em eventos comemorativos, ao analisar a forma como as instituições conduzem celebrações familiares do Dia das mães e Dia dos pais, percebe-se que muitas vezes são práticas pautadas em modelos tradicionais de famílias que não contemplam as diferentes configurações familiares, reforçando com isso, preconceitos e discriminação. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo analisar criticamente como essas comemorações são implementadas nas escolas e os efeitos que produzem no desenvolvimento emocional das crianças, considerando os conflitos e desconfortos que emergem quando a abordagem dessas celebrações exclui famílias não tradicionais. Em particular, investiga-se como a inadequada condução desses eventos pode intensificar sentimentos de abandono e exclusão entre os estudantes, afetando sua vivência escolar e relações interpessoais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória, estruturada por meio de entrevistas com familiares responsáveis por estudantes do 1°ano do ensino fundamental, permitindo uma compreensão aprofundada das percepções a respeito do impacto dessas comemorações no âmbito educacional e familiar. A fundamentação teórica baseia-se na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB, 1996, 2018), nos princípios da pedagogia crítica de Paulo Freire (1996) e nas perspectivas educacionais de John Dewey (2010), proporcionando um olhar reflexivo e embasado sobre o papel da escola na construção de um ambiente inclusivo. Dessa forma, espera-se que este estudo contribua para o repensar dessas práticas curriculares, promovendo uma abordagem sensível às diversidades culturais/familiares e possibilitando um ambiente escolar mais acolhedor e inclusivo para todos.

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