Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONCEPÇÕES DO BRINCAR NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO ESTADO DE PERNAMBUCO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A brincadeira tem sido, historicamente, alvo de disputas epistemológicas no campo educacional. Por muito tempo relegada ao campo do espontâneo e do “tempo livre”, hoje é reconhecida como elemento estruturante da pedagogia da infância. Nesse contexto, este estudo analisou como o Currículo da Educação Infantil do estado de Pernambuco concebe o brincar, compreendendo-o não apenas como atividade lúdica, mas como dispositivo pedagógico, cultural e formativo. A pesquisa adotou a análise de conteúdo categorial-temática, segundo a proposta de Bardin. O corpus foi constituído por passagens extraídas do Currículo da Educação Infantil de Pernambuco, com base nas palavras-chave “brincar” e “brincadeiras”. A análise revela que o Currículo da Educação Infantil de Pernambuco adota uma concepção ampliada, humanista e sociocultural do brincar, alinhada com os princípios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e das Diretrizes Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI). O brincar é: Direito e garantia de cidadania; Eixo estruturante do currículo e das práticas pedagógicas; Linguagem cultural e meio de expressão simbólica; Experiência formativa integral, que articula saberes, afetos e sentidos. Em resumo, o brincar, nesse currículo, não é acessório pedagógico, mas fundamento educativo. O reconhecimento da criança como sujeito histórico, ativo e potente encontra na brincadeira o seu campo mais legítimo de expressão e desenvolvimento.

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