Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AVES, BRINCADEIRAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UNINDO LUDICIDADE À PRÁTICA DA OBSERVAÇÃO DE AVES

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A Observação de Aves é uma prática que estimula o contato com a natureza, a atenção e a curiosidade científica, sendo amplamente utilizada pelo projeto "Passarinhando!" em ações de Educação Ambiental. No entanto, a atividade pode apresentar desafios, como a necessidade de silêncio, paciência e o fato de que, em alguns momentos, as aves não são facilmente avistadas. Para evitar frustrações e manter o encantamento das crianças ao longo das trilhas onde são realizadas as atividades, foi desenvolvida a metodologia “À procura das aves”, aplicada durante práticas de observação. A dinâmica consiste na integração de um jogo educativo ao percurso tradicional de birdwatching. Antes do início da trilha, são escondidas imagens plastificadas de aves que ocorrem na região. Cada criança recebe um “Diário de Campo”, estruturado como uma cartela de bingo, com imagens e nomes das espécies locais. Ao longo da caminhada, o foco permanece na observação das aves em vida livre. Entretanto, nos momentos de menor atividade, utiliza-se o recurso de playback (reprodução de vocalizações com responsabilidade), despertando a curiosidade das crianças e incentivando novas buscas, enquanto pistas sobre o comportamento e o habitat das espécies são oferecidas para estimular o raciocínio dedutivo. Assim, as crianças procuram tanto as aves reais quanto as impressas e, ao encontrá-las, marcam a espécie no Diário, exercitando a identificação visual e a associação. Dessa forma, descobrem as espécies, seus cantos e hábitos, sem que se perca a ludicidade e o encantamento da experiência. A metodologia tem se mostrado eficaz na manutenção do interesse das crianças pela atividade, além de promover o conhecimento da avifauna local. Ao levarem os Diários de Campo para casa, as crianças são incentivadas a replicar a brincadeira em outras áreas, contribuindo para a formação de observadores e multiplicadores da conservação ambiental.

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