Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO E APRENDIZAGEM PSICOPEDAGÓGICO: UM OLHAR PARA OS UNIVERSITÁRIOS E SUA APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 127272
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5522
    "inscrito_id" => 13107
    "titulo" => "SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO E APRENDIZAGEM PSICOPEDAGÓGICO: UM OLHAR PARA OS UNIVERSITÁRIOS E SUA APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "Ao entrar na universidade, os discentes se deparam com uma nova rotina de estudos, que demanda novas estratégias e uma organização diferenciada para atender aos novos objetivos. E nem sempre é um percurso simples de ser feito. Para um processo de aprendizagem eficaz, faz-se necessário utilizar de estratégias que incentivem as Funções Executivas (FE). Essas são responsáveis pela regulação emocional, organização e planejamento de ideias e resolução de problemas. Porém, para que as FE sejam exercidas, é importante que se possua conhecimento de seus processos, isso que chama-se de metacognição. Pensar sobre o pensamento, avaliar e averiguar o percurso feito, quais as potencialidades e dificuldades que se apresentaram, é utilizar de estratégias metacognitivas. Assim, tais estratégias podem ser aprendidas e utilizadas para um melhor desempenho e aproveitamento acadêmico, e foi pensando nisso que houve o surgimento do Serviço de Orientação e Aprendizagem Psicopedagógica da Universidade de Pernambuco - campus Garanhuns. Com o objetivo de ser uma forma de mediação entre os estudantes que buscavam ajuda para um melhor aproveitamento acadêmico, a ideia trouxe uma série de benefícios e resultados, incentivando uma aprendizagem significativa para os envolvidos. O serviço pode proporcionar um conhecimento sobre as dificuldades trazidas pelos atendidos, elaborando estratégias em conjunto para que o processo de aprendizagem fosse mais eficaz. Assim, considera-se a importância em serviços, ações e outros tipos de intervenções que mediam o processo de aprendizagem dos estudantes, para que o percurso universitário se alie de um processo de aprendizagem significativo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13107_TB5522_29102025205318.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISABELLE GOMES FERRAZ ALVARES"
    "autor_nome_curto" => "ISABELLE FERRAZ"
    "autor_email" => "belleferraz15@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 127272
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5522
    "inscrito_id" => 13107
    "titulo" => "SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO E APRENDIZAGEM PSICOPEDAGÓGICO: UM OLHAR PARA OS UNIVERSITÁRIOS E SUA APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "Ao entrar na universidade, os discentes se deparam com uma nova rotina de estudos, que demanda novas estratégias e uma organização diferenciada para atender aos novos objetivos. E nem sempre é um percurso simples de ser feito. Para um processo de aprendizagem eficaz, faz-se necessário utilizar de estratégias que incentivem as Funções Executivas (FE). Essas são responsáveis pela regulação emocional, organização e planejamento de ideias e resolução de problemas. Porém, para que as FE sejam exercidas, é importante que se possua conhecimento de seus processos, isso que chama-se de metacognição. Pensar sobre o pensamento, avaliar e averiguar o percurso feito, quais as potencialidades e dificuldades que se apresentaram, é utilizar de estratégias metacognitivas. Assim, tais estratégias podem ser aprendidas e utilizadas para um melhor desempenho e aproveitamento acadêmico, e foi pensando nisso que houve o surgimento do Serviço de Orientação e Aprendizagem Psicopedagógica da Universidade de Pernambuco - campus Garanhuns. Com o objetivo de ser uma forma de mediação entre os estudantes que buscavam ajuda para um melhor aproveitamento acadêmico, a ideia trouxe uma série de benefícios e resultados, incentivando uma aprendizagem significativa para os envolvidos. O serviço pode proporcionar um conhecimento sobre as dificuldades trazidas pelos atendidos, elaborando estratégias em conjunto para que o processo de aprendizagem fosse mais eficaz. Assim, considera-se a importância em serviços, ações e outros tipos de intervenções que mediam o processo de aprendizagem dos estudantes, para que o percurso universitário se alie de um processo de aprendizagem significativo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13107_TB5522_29102025205318.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISABELLE GOMES FERRAZ ALVARES"
    "autor_nome_curto" => "ISABELLE FERRAZ"
    "autor_email" => "belleferraz15@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Ao entrar na universidade, os discentes se deparam com uma nova rotina de estudos, que demanda novas estratégias e uma organização diferenciada para atender aos novos objetivos. E nem sempre é um percurso simples de ser feito. Para um processo de aprendizagem eficaz, faz-se necessário utilizar de estratégias que incentivem as Funções Executivas (FE). Essas são responsáveis pela regulação emocional, organização e planejamento de ideias e resolução de problemas. Porém, para que as FE sejam exercidas, é importante que se possua conhecimento de seus processos, isso que chama-se de metacognição. Pensar sobre o pensamento, avaliar e averiguar o percurso feito, quais as potencialidades e dificuldades que se apresentaram, é utilizar de estratégias metacognitivas. Assim, tais estratégias podem ser aprendidas e utilizadas para um melhor desempenho e aproveitamento acadêmico, e foi pensando nisso que houve o surgimento do Serviço de Orientação e Aprendizagem Psicopedagógica da Universidade de Pernambuco - campus Garanhuns. Com o objetivo de ser uma forma de mediação entre os estudantes que buscavam ajuda para um melhor aproveitamento acadêmico, a ideia trouxe uma série de benefícios e resultados, incentivando uma aprendizagem significativa para os envolvidos. O serviço pode proporcionar um conhecimento sobre as dificuldades trazidas pelos atendidos, elaborando estratégias em conjunto para que o processo de aprendizagem fosse mais eficaz. Assim, considera-se a importância em serviços, ações e outros tipos de intervenções que mediam o processo de aprendizagem dos estudantes, para que o percurso universitário se alie de um processo de aprendizagem significativo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.