ABCD(ECG): O ENSINO DO “ALFABETO DO CORAÇÃO” E SEUS SIGNIFICADOS CLÍNICO-LINGUÍSTICOS
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Entretanto, historicamente, tem sido reconhecido pelo seu processo de ensino e aprendizagem desafiador, uma vez que a base de sua explicação é voltada para conceitos básicos da física. Este trabalho tem como objetivo compartilhar uma experiência pedagógica exitosa de formação em ECG, ancorada no ensino da Língua Portuguesa. Trata-se de um relato de experiência realizado com a equipe de enfermagem de um Hospital público de referência em cardiologia do estado do Ceará. Conforme a resolução 510/2016/CNS, artigo 1º, parágrafo único, Inciso VIII, por se tratar de um relato de experiência, não foi submetida ao CEP. Relacionou-se as ondas do ECG com um “alfabeto cardíaco” relacionando-o como os seus significados gramaticais. A ordem e o formato das ondas representam a sintaxe; a frequência com que são registradas bem como a distância entre elas caracterizam a fonética; e, a normalidade ou alterações do formato da onda refletem a semântica. 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