Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ABCD(ECG): O ENSINO DO “ALFABETO DO CORAÇÃO” E SEUS SIGNIFICADOS CLÍNICO-LINGUÍSTICOS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O eletrocardiograma (ECG) é um exame utilizado na prática clínica que registra a atividade elétrica do coração. É representado por ondas gráficas expressas pelas letras P-Q-R-S-T. A relação entre estas ondas, sua ausência, bem como, alterações em sua morfologia podem significar patologias sérias, como o infarto agudo do miocárdio. Entretanto, historicamente, tem sido reconhecido pelo seu processo de ensino e aprendizagem desafiador, uma vez que a base de sua explicação é voltada para conceitos básicos da física. Este trabalho tem como objetivo compartilhar uma experiência pedagógica exitosa de formação em ECG, ancorada no ensino da Língua Portuguesa. Trata-se de um relato de experiência realizado com a equipe de enfermagem de um Hospital público de referência em cardiologia do estado do Ceará. Conforme a resolução 510/2016/CNS, artigo 1º, parágrafo único, Inciso VIII, por se tratar de um relato de experiência, não foi submetida ao CEP. Relacionou-se as ondas do ECG com um “alfabeto cardíaco” relacionando-o como os seus significados gramaticais. A ordem e o formato das ondas representam a sintaxe; a frequência com que são registradas bem como a distância entre elas caracterizam a fonética; e, a normalidade ou alterações do formato da onda refletem a semântica. O “sujeito da oração” é caracterizado pela onda P, o verbo pelo complexo QRS, os complementos verbais pela onda T e nominais pelos seguimentos que ligam as ondas entre si. Estas analogias crítico-reflexivas foram discutidas didaticamente em sala de aula. Consideramos que práticas interdisciplinares como essa sejam positivas para o processo de educação em saúde, tornando mais acessível a aprendizagem de conteúdos considerados complexos.

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