Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CHECAGEM É A CARTA NA MANGA: OFICINAS DE COMBATE À DESINFORMAÇÃO COM O JOGO OPERAÇÃO VERDADE NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 127281
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5536
    "inscrito_id" => 12072
    "titulo" => "CHECAGEM É A CARTA NA MANGA: OFICINAS DE COMBATE À DESINFORMAÇÃO COM O JOGO OPERAÇÃO VERDADE NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA"
    "resumo" => "No cenário sociopolítico atual, a disseminação de desinformação, impulsionada pelas redes sociais, configura-se como uma ameaça crescente à democracia. Reconhecendo o relevante papel da escola no enfrentamento desse problema, desenvolvemos e aplicamos, em cinco oficinas pedagógicas nas aulas de Língua Portuguesa, o jogo Operação Verdade, de autoria própria, com turmas do 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Dom José Maria Pires, localizada na cidade de João Pessoa, Paraíba. A proposta teve como objetivo central investigar como práticas de análise linguística podem contribuir para a formação de leitores críticos frente à desinformação. As oficinas articularam o ensino de transitividade a partir do conceito de Transitividade Escalar (Hopper; Thompson, 1980), com o desenvolvimento de habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018), como distinguir fatos de opiniões e analisar a construção de sentidos nos textos. O jogo Operação Verdade é um recurso lúdico, acessível e replicável, que orienta os estudantes a identificar, questionar e corrigir enunciados potencialmente não confiáveis com base em diferentes graus de transitividade, com o objetivo de promover a análise crítica sobre o funcionamento da linguagem e formar peritos linguistas para o combate à desinformação. Neste trabalho, apresentamos os resultados obtidos durante as oficinas, a análise das interações dos estudantes com o jogo, as estratégias linguísticas por eles mobilizadas e os avanços na compreensão dos efeitos de sentido em textos não confiáveis. Nosso objetivo é discutir como práticas didáticas fundamentadas em uma perspectiva cognitivo-funcional, aliadas a abordagens lúdicas, podem fortalecer o papel social do ensino de Língua Portuguesa. Como resultados preliminares, observamos que a aplicação do jogo favoreceu o engajamento dos estudantes na análise linguística, especialmente no reconhecimento de padrões comuns em discursos de desinformação, indicando potencial para o desenvolvimento do pensamento crítico e da consciência cidadã."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12072_TB5536_10112025215444.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GIULIA SIQUEIRA GOMES DE CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "Giulia Siqueira"
    "autor_email" => "giuliacarvalho2@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 127281
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5536
    "inscrito_id" => 12072
    "titulo" => "CHECAGEM É A CARTA NA MANGA: OFICINAS DE COMBATE À DESINFORMAÇÃO COM O JOGO OPERAÇÃO VERDADE NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA"
    "resumo" => "No cenário sociopolítico atual, a disseminação de desinformação, impulsionada pelas redes sociais, configura-se como uma ameaça crescente à democracia. Reconhecendo o relevante papel da escola no enfrentamento desse problema, desenvolvemos e aplicamos, em cinco oficinas pedagógicas nas aulas de Língua Portuguesa, o jogo Operação Verdade, de autoria própria, com turmas do 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Dom José Maria Pires, localizada na cidade de João Pessoa, Paraíba. A proposta teve como objetivo central investigar como práticas de análise linguística podem contribuir para a formação de leitores críticos frente à desinformação. As oficinas articularam o ensino de transitividade a partir do conceito de Transitividade Escalar (Hopper; Thompson, 1980), com o desenvolvimento de habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018), como distinguir fatos de opiniões e analisar a construção de sentidos nos textos. O jogo Operação Verdade é um recurso lúdico, acessível e replicável, que orienta os estudantes a identificar, questionar e corrigir enunciados potencialmente não confiáveis com base em diferentes graus de transitividade, com o objetivo de promover a análise crítica sobre o funcionamento da linguagem e formar peritos linguistas para o combate à desinformação. Neste trabalho, apresentamos os resultados obtidos durante as oficinas, a análise das interações dos estudantes com o jogo, as estratégias linguísticas por eles mobilizadas e os avanços na compreensão dos efeitos de sentido em textos não confiáveis. Nosso objetivo é discutir como práticas didáticas fundamentadas em uma perspectiva cognitivo-funcional, aliadas a abordagens lúdicas, podem fortalecer o papel social do ensino de Língua Portuguesa. Como resultados preliminares, observamos que a aplicação do jogo favoreceu o engajamento dos estudantes na análise linguística, especialmente no reconhecimento de padrões comuns em discursos de desinformação, indicando potencial para o desenvolvimento do pensamento crítico e da consciência cidadã."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12072_TB5536_10112025215444.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GIULIA SIQUEIRA GOMES DE CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "Giulia Siqueira"
    "autor_email" => "giuliacarvalho2@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

No cenário sociopolítico atual, a disseminação de desinformação, impulsionada pelas redes sociais, configura-se como uma ameaça crescente à democracia. Reconhecendo o relevante papel da escola no enfrentamento desse problema, desenvolvemos e aplicamos, em cinco oficinas pedagógicas nas aulas de Língua Portuguesa, o jogo Operação Verdade, de autoria própria, com turmas do 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Dom José Maria Pires, localizada na cidade de João Pessoa, Paraíba. A proposta teve como objetivo central investigar como práticas de análise linguística podem contribuir para a formação de leitores críticos frente à desinformação. As oficinas articularam o ensino de transitividade a partir do conceito de Transitividade Escalar (Hopper; Thompson, 1980), com o desenvolvimento de habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018), como distinguir fatos de opiniões e analisar a construção de sentidos nos textos. O jogo Operação Verdade é um recurso lúdico, acessível e replicável, que orienta os estudantes a identificar, questionar e corrigir enunciados potencialmente não confiáveis com base em diferentes graus de transitividade, com o objetivo de promover a análise crítica sobre o funcionamento da linguagem e formar peritos linguistas para o combate à desinformação. Neste trabalho, apresentamos os resultados obtidos durante as oficinas, a análise das interações dos estudantes com o jogo, as estratégias linguísticas por eles mobilizadas e os avanços na compreensão dos efeitos de sentido em textos não confiáveis. Nosso objetivo é discutir como práticas didáticas fundamentadas em uma perspectiva cognitivo-funcional, aliadas a abordagens lúdicas, podem fortalecer o papel social do ensino de Língua Portuguesa. Como resultados preliminares, observamos que a aplicação do jogo favoreceu o engajamento dos estudantes na análise linguística, especialmente no reconhecimento de padrões comuns em discursos de desinformação, indicando potencial para o desenvolvimento do pensamento crítico e da consciência cidadã.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.