CHECAGEM É A CARTA NA MANGA: OFICINAS DE COMBATE À DESINFORMAÇÃO COM O JOGO OPERAÇÃO VERDADE NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127281 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5536 "inscrito_id" => 12072 "titulo" => "CHECAGEM É A CARTA NA MANGA: OFICINAS DE COMBATE À DESINFORMAÇÃO COM O JOGO OPERAÇÃO VERDADE NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA" "resumo" => "No cenário sociopolítico atual, a disseminação de desinformação, impulsionada pelas redes sociais, configura-se como uma ameaça crescente à democracia. Reconhecendo o relevante papel da escola no enfrentamento desse problema, desenvolvemos e aplicamos, em cinco oficinas pedagógicas nas aulas de Língua Portuguesa, o jogo Operação Verdade, de autoria própria, com turmas do 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Dom José Maria Pires, localizada na cidade de João Pessoa, Paraíba. A proposta teve como objetivo central investigar como práticas de análise linguística podem contribuir para a formação de leitores críticos frente à desinformação. As oficinas articularam o ensino de transitividade a partir do conceito de Transitividade Escalar (Hopper; Thompson, 1980), com o desenvolvimento de habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018), como distinguir fatos de opiniões e analisar a construção de sentidos nos textos. O jogo Operação Verdade é um recurso lúdico, acessível e replicável, que orienta os estudantes a identificar, questionar e corrigir enunciados potencialmente não confiáveis com base em diferentes graus de transitividade, com o objetivo de promover a análise crítica sobre o funcionamento da linguagem e formar peritos linguistas para o combate à desinformação. Neste trabalho, apresentamos os resultados obtidos durante as oficinas, a análise das interações dos estudantes com o jogo, as estratégias linguísticas por eles mobilizadas e os avanços na compreensão dos efeitos de sentido em textos não confiáveis. Nosso objetivo é discutir como práticas didáticas fundamentadas em uma perspectiva cognitivo-funcional, aliadas a abordagens lúdicas, podem fortalecer o papel social do ensino de Língua Portuguesa. Como resultados preliminares, observamos que a aplicação do jogo favoreceu o engajamento dos estudantes na análise linguística, especialmente no reconhecimento de padrões comuns em discursos de desinformação, indicando potencial para o desenvolvimento do pensamento crítico e da consciência cidadã." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12072_TB5536_10112025215444.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GIULIA SIQUEIRA GOMES DE CARVALHO" "autor_nome_curto" => "Giulia Siqueira" "autor_email" => "giuliacarvalho2@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127281 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5536 "inscrito_id" => 12072 "titulo" => "CHECAGEM É A CARTA NA MANGA: OFICINAS DE COMBATE À DESINFORMAÇÃO COM O JOGO OPERAÇÃO VERDADE NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA" "resumo" => "No cenário sociopolítico atual, a disseminação de desinformação, impulsionada pelas redes sociais, configura-se como uma ameaça crescente à democracia. Reconhecendo o relevante papel da escola no enfrentamento desse problema, desenvolvemos e aplicamos, em cinco oficinas pedagógicas nas aulas de Língua Portuguesa, o jogo Operação Verdade, de autoria própria, com turmas do 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Dom José Maria Pires, localizada na cidade de João Pessoa, Paraíba. A proposta teve como objetivo central investigar como práticas de análise linguística podem contribuir para a formação de leitores críticos frente à desinformação. As oficinas articularam o ensino de transitividade a partir do conceito de Transitividade Escalar (Hopper; Thompson, 1980), com o desenvolvimento de habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018), como distinguir fatos de opiniões e analisar a construção de sentidos nos textos. O jogo Operação Verdade é um recurso lúdico, acessível e replicável, que orienta os estudantes a identificar, questionar e corrigir enunciados potencialmente não confiáveis com base em diferentes graus de transitividade, com o objetivo de promover a análise crítica sobre o funcionamento da linguagem e formar peritos linguistas para o combate à desinformação. Neste trabalho, apresentamos os resultados obtidos durante as oficinas, a análise das interações dos estudantes com o jogo, as estratégias linguísticas por eles mobilizadas e os avanços na compreensão dos efeitos de sentido em textos não confiáveis. Nosso objetivo é discutir como práticas didáticas fundamentadas em uma perspectiva cognitivo-funcional, aliadas a abordagens lúdicas, podem fortalecer o papel social do ensino de Língua Portuguesa. Como resultados preliminares, observamos que a aplicação do jogo favoreceu o engajamento dos estudantes na análise linguística, especialmente no reconhecimento de padrões comuns em discursos de desinformação, indicando potencial para o desenvolvimento do pensamento crítico e da consciência cidadã." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12072_TB5536_10112025215444.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GIULIA SIQUEIRA GOMES DE CARVALHO" "autor_nome_curto" => "Giulia Siqueira" "autor_email" => "giuliacarvalho2@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }