Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O GÊNERO RESENHA COMO INSTRUMENTO DE EXPRESSÃO DA SUBJETIVIDADE EM SALA DE AULA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Colocamos em discussão o gênero Resenha como um espaço para a expressão da subjetividade do estudante dos anos finais do ensino fundamental. Desse modo e ao compreendermos que o trabalho com gêneros textuais, em sala de aula, demanda um ensino de língua que contemple a leitura e a produção de texto, entendemos que o ensino deve estar articulado às práticas de linguagem que possibilitem ao estudante a leitura e a escrita de diferentes textos e em contextos diversos. Em vista disso, propomos a uma turma de 9º ano uma sequência didática de ensino do gênero resenha. Para alcançar o objetivo de observar as marcas de subjetividade nos textos dos estudantes, assumimos a proposta bakhtiniana de que a palavra é uma espécie de ponte lançada entre os sujeitos, o que faz dela o meio fundador da relação intersubjetiva e também de separação entre os sujeitos, possibilitando a identificação e também a desidentificação entre eles e seus discursos. Os resultados apontaram que quando solicitados a se posicionarem criticamente diante de uma obra literária ou não, o estudante transfere para sua produção textual pontos de vista construídos ao longo de sua experiência de vida, o que nos faz supor que para além das palavras registradas, há no dizer do sujeito o não-dito e o mais-além do dizer.

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