O GÊNERO RESENHA COMO INSTRUMENTO DE EXPRESSÃO DA SUBJETIVIDADE EM SALA DE AULA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127284 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5542 "inscrito_id" => 11260 "titulo" => "O GÊNERO RESENHA COMO INSTRUMENTO DE EXPRESSÃO DA SUBJETIVIDADE EM SALA DE AULA" "resumo" => "Colocamos em discussão o gênero Resenha como um espaço para a expressão da subjetividade do estudante dos anos finais do ensino fundamental. Desse modo e ao compreendermos que o trabalho com gêneros textuais, em sala de aula, demanda um ensino de língua que contemple a leitura e a produção de texto, entendemos que o ensino deve estar articulado às práticas de linguagem que possibilitem ao estudante a leitura e a escrita de diferentes textos e em contextos diversos. Em vista disso, propomos a uma turma de 9º ano uma sequência didática de ensino do gênero resenha. Para alcançar o objetivo de observar as marcas de subjetividade nos textos dos estudantes, assumimos a proposta bakhtiniana de que a palavra é uma espécie de ponte lançada entre os sujeitos, o que faz dela o meio fundador da relação intersubjetiva e também de separação entre os sujeitos, possibilitando a identificação e também a desidentificação entre eles e seus discursos. Os resultados apontaram que quando solicitados a se posicionarem criticamente diante de uma obra literária ou não, o estudante transfere para sua produção textual pontos de vista construídos ao longo de sua experiência de vida, o que nos faz supor que para além das palavras registradas, há no dizer do sujeito o não-dito e o mais-além do dizer." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11260_TB5542_15102025111611.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAGDA WACEMBERG PEREIRA LIMA CARVALHO" "autor_nome_curto" => "MAGDA" "autor_email" => "magdapcarvalho@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO (UNICAP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127284 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5542 "inscrito_id" => 11260 "titulo" => "O GÊNERO RESENHA COMO INSTRUMENTO DE EXPRESSÃO DA SUBJETIVIDADE EM SALA DE AULA" "resumo" => "Colocamos em discussão o gênero Resenha como um espaço para a expressão da subjetividade do estudante dos anos finais do ensino fundamental. Desse modo e ao compreendermos que o trabalho com gêneros textuais, em sala de aula, demanda um ensino de língua que contemple a leitura e a produção de texto, entendemos que o ensino deve estar articulado às práticas de linguagem que possibilitem ao estudante a leitura e a escrita de diferentes textos e em contextos diversos. Em vista disso, propomos a uma turma de 9º ano uma sequência didática de ensino do gênero resenha. Para alcançar o objetivo de observar as marcas de subjetividade nos textos dos estudantes, assumimos a proposta bakhtiniana de que a palavra é uma espécie de ponte lançada entre os sujeitos, o que faz dela o meio fundador da relação intersubjetiva e também de separação entre os sujeitos, possibilitando a identificação e também a desidentificação entre eles e seus discursos. Os resultados apontaram que quando solicitados a se posicionarem criticamente diante de uma obra literária ou não, o estudante transfere para sua produção textual pontos de vista construídos ao longo de sua experiência de vida, o que nos faz supor que para além das palavras registradas, há no dizer do sujeito o não-dito e o mais-além do dizer." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11260_TB5542_15102025111611.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAGDA WACEMBERG PEREIRA LIMA CARVALHO" "autor_nome_curto" => "MAGDA" "autor_email" => "magdapcarvalho@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO (UNICAP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }