Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA: DESAFIOS NA PERSPECTIVA DOCENTE NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM VALENÇA DO PIAUÍ

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 127288
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5551
    "inscrito_id" => 13829
    "titulo" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA: DESAFIOS NA PERSPECTIVA DOCENTE NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM VALENÇA DO PIAUÍ"
    "resumo" => "A Educação Especial é uma modalidade de educação direcionada às necessidades do público alvo da educação especial-PAEE. No entanto, a Educação Inclusiva, é um paradigma de ensino que busca acolher todos nas escolas regulares, em salas comuns. Assim, a Educação Especial e Inclusiva-EEI, assegura que todos os alunos, independentemente de singularidades físicas, intelectuais, sensoriais e linguísticas, tenham igualdade de oportunidades de aprendizado e desenvolvimento. Diante disso, este estudo objetivou analisar os principais desafios dos docentes do componente curricular Ciências da Natureza na perspectiva da Educação Especial e Inclusiva, de uma escola pública estadual nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Este estudo realizou-se por meio de pesquisa bibliográfica e de campo, na qual realizamos a aplicação de um questionário com dez perguntas, sendo 04 objetivas e 06 subjetivas, com abordagem acerca da experiência, estratégias, acompanhamento/recursos e formação docente na EEI. Este, foi aplicado a 03 participantes, sendo 02 atuantes no componente curricular de Ciências e 01 que atuava no Programa Residência Pedagógica, nas turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, nas salas comuns, na escola estadual Cônego Acilino, em Valença, Piauí, Brasil. Essa investigação se se desvendou sustentada em estudos considerados relevantes sobre os atuais desafios do professor em sala de aula regular na perspectiva da educação inclusiva, realizada pelo Mendes (2020), Mantoan (2015; 2023) e Oliveira (2024), entre outros. Através desta pesquisa, observamos que a escola possui a Sala de Recursos Multifuncionais com diversos equipamentos de recursos de tecnologias assistivas, bem como materiais didáticos adaptados para atender às necessidades educativas do PAEE. Os resultados indicam que o principal desafio enfrentados pelos participantes se refere a carência de formação continuada. Assim, sugerimos a promoção de formações para os docentes na perspectiva de EEI em formato de oficinas práticas, para capacitá-los de modo a garantir que todos tenham oportunidades de aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13829_TB5551_16102025164654.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIVÂNIA LEITE RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "LUCIVÂNIA"
    "autor_email" => "lucivania.leite1212@gmail.com"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO (UNIVASF)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 127288
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5551
    "inscrito_id" => 13829
    "titulo" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA: DESAFIOS NA PERSPECTIVA DOCENTE NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM VALENÇA DO PIAUÍ"
    "resumo" => "A Educação Especial é uma modalidade de educação direcionada às necessidades do público alvo da educação especial-PAEE. No entanto, a Educação Inclusiva, é um paradigma de ensino que busca acolher todos nas escolas regulares, em salas comuns. Assim, a Educação Especial e Inclusiva-EEI, assegura que todos os alunos, independentemente de singularidades físicas, intelectuais, sensoriais e linguísticas, tenham igualdade de oportunidades de aprendizado e desenvolvimento. Diante disso, este estudo objetivou analisar os principais desafios dos docentes do componente curricular Ciências da Natureza na perspectiva da Educação Especial e Inclusiva, de uma escola pública estadual nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Este estudo realizou-se por meio de pesquisa bibliográfica e de campo, na qual realizamos a aplicação de um questionário com dez perguntas, sendo 04 objetivas e 06 subjetivas, com abordagem acerca da experiência, estratégias, acompanhamento/recursos e formação docente na EEI. Este, foi aplicado a 03 participantes, sendo 02 atuantes no componente curricular de Ciências e 01 que atuava no Programa Residência Pedagógica, nas turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, nas salas comuns, na escola estadual Cônego Acilino, em Valença, Piauí, Brasil. Essa investigação se se desvendou sustentada em estudos considerados relevantes sobre os atuais desafios do professor em sala de aula regular na perspectiva da educação inclusiva, realizada pelo Mendes (2020), Mantoan (2015; 2023) e Oliveira (2024), entre outros. Através desta pesquisa, observamos que a escola possui a Sala de Recursos Multifuncionais com diversos equipamentos de recursos de tecnologias assistivas, bem como materiais didáticos adaptados para atender às necessidades educativas do PAEE. Os resultados indicam que o principal desafio enfrentados pelos participantes se refere a carência de formação continuada. Assim, sugerimos a promoção de formações para os docentes na perspectiva de EEI em formato de oficinas práticas, para capacitá-los de modo a garantir que todos tenham oportunidades de aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13829_TB5551_16102025164654.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIVÂNIA LEITE RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "LUCIVÂNIA"
    "autor_email" => "lucivania.leite1212@gmail.com"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO (UNIVASF)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A Educação Especial é uma modalidade de educação direcionada às necessidades do público alvo da educação especial-PAEE. No entanto, a Educação Inclusiva, é um paradigma de ensino que busca acolher todos nas escolas regulares, em salas comuns. Assim, a Educação Especial e Inclusiva-EEI, assegura que todos os alunos, independentemente de singularidades físicas, intelectuais, sensoriais e linguísticas, tenham igualdade de oportunidades de aprendizado e desenvolvimento. Diante disso, este estudo objetivou analisar os principais desafios dos docentes do componente curricular Ciências da Natureza na perspectiva da Educação Especial e Inclusiva, de uma escola pública estadual nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Este estudo realizou-se por meio de pesquisa bibliográfica e de campo, na qual realizamos a aplicação de um questionário com dez perguntas, sendo 04 objetivas e 06 subjetivas, com abordagem acerca da experiência, estratégias, acompanhamento/recursos e formação docente na EEI. Este, foi aplicado a 03 participantes, sendo 02 atuantes no componente curricular de Ciências e 01 que atuava no Programa Residência Pedagógica, nas turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, nas salas comuns, na escola estadual Cônego Acilino, em Valença, Piauí, Brasil. Essa investigação se se desvendou sustentada em estudos considerados relevantes sobre os atuais desafios do professor em sala de aula regular na perspectiva da educação inclusiva, realizada pelo Mendes (2020), Mantoan (2015; 2023) e Oliveira (2024), entre outros. Através desta pesquisa, observamos que a escola possui a Sala de Recursos Multifuncionais com diversos equipamentos de recursos de tecnologias assistivas, bem como materiais didáticos adaptados para atender às necessidades educativas do PAEE. Os resultados indicam que o principal desafio enfrentados pelos participantes se refere a carência de formação continuada. Assim, sugerimos a promoção de formações para os docentes na perspectiva de EEI em formato de oficinas práticas, para capacitá-los de modo a garantir que todos tenham oportunidades de aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.