Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS IMPACTOS DA DESINFORMAÇÃO NA CRISE CLIMÁTICA: ELABORANDO UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO MIDIÁTICA PARA A SALA DE AULA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 127289
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5555
    "inscrito_id" => 13489
    "titulo" => "OS IMPACTOS DA DESINFORMAÇÃO NA CRISE CLIMÁTICA: ELABORANDO UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO MIDIÁTICA PARA A SALA DE AULA"
    "resumo" => "Este estudo tem como objetivo apresentar uma proposta de educação midiática sobre a crise climática que afeta o Brasil, considerando notícias sobre eventos climáticos que assolaram o país no ano de 2024. A proposta consiste em realizar atividades centradas na curadoria de notícias e checagem de informações. O trabalho, que ainda está em andamento, teve início durante o primeiro bimestre de 2025 em uma disciplina eletiva ofertada no Laboratório Educacional de Informática com alunos da 2ª série de uma escola da rede estadual do Ceará. Como apoio teórico, nos respaldamos na concepção de educação midiática defendida por Wardle (2023) e na discussão de Hissa (2022) sobre à manipulação das massas nas redes sociais e o combate à desinformação. Para a elaboração das atividades de sala de aula empregou-se o material do curso “Introdução à Educação Midiática”, ofertado pela plataforma EducaMídia e disponibilizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem para os professores da rede pública do Estado do Ceará. Os passos metodológicos da proposta foram organizados em três etapas: a realização do curso na plataforma EducaMídia; a replicação do curso em formato de oficina e a análise de notícias referente à temática. Como desdobramento do trabalho elaboramos uma cartilha de informações com orientações para curadoria de notícias relacionadas à temática. Concluímos que essa ação didática-pedagógica constitui uma prática educativa midiática que contribui para a redução dos impactos desse cenário."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13489_TB5555_30102025160454.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRENNA KRISGNA ROGERIO MAIA"
    "autor_nome_curto" => "BRENNA"
    "autor_email" => "brennakrisgna@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 127289
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5555
    "inscrito_id" => 13489
    "titulo" => "OS IMPACTOS DA DESINFORMAÇÃO NA CRISE CLIMÁTICA: ELABORANDO UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO MIDIÁTICA PARA A SALA DE AULA"
    "resumo" => "Este estudo tem como objetivo apresentar uma proposta de educação midiática sobre a crise climática que afeta o Brasil, considerando notícias sobre eventos climáticos que assolaram o país no ano de 2024. A proposta consiste em realizar atividades centradas na curadoria de notícias e checagem de informações. O trabalho, que ainda está em andamento, teve início durante o primeiro bimestre de 2025 em uma disciplina eletiva ofertada no Laboratório Educacional de Informática com alunos da 2ª série de uma escola da rede estadual do Ceará. Como apoio teórico, nos respaldamos na concepção de educação midiática defendida por Wardle (2023) e na discussão de Hissa (2022) sobre à manipulação das massas nas redes sociais e o combate à desinformação. Para a elaboração das atividades de sala de aula empregou-se o material do curso “Introdução à Educação Midiática”, ofertado pela plataforma EducaMídia e disponibilizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem para os professores da rede pública do Estado do Ceará. Os passos metodológicos da proposta foram organizados em três etapas: a realização do curso na plataforma EducaMídia; a replicação do curso em formato de oficina e a análise de notícias referente à temática. Como desdobramento do trabalho elaboramos uma cartilha de informações com orientações para curadoria de notícias relacionadas à temática. Concluímos que essa ação didática-pedagógica constitui uma prática educativa midiática que contribui para a redução dos impactos desse cenário."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13489_TB5555_30102025160454.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRENNA KRISGNA ROGERIO MAIA"
    "autor_nome_curto" => "BRENNA"
    "autor_email" => "brennakrisgna@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo tem como objetivo apresentar uma proposta de educação midiática sobre a crise climática que afeta o Brasil, considerando notícias sobre eventos climáticos que assolaram o país no ano de 2024. A proposta consiste em realizar atividades centradas na curadoria de notícias e checagem de informações. O trabalho, que ainda está em andamento, teve início durante o primeiro bimestre de 2025 em uma disciplina eletiva ofertada no Laboratório Educacional de Informática com alunos da 2ª série de uma escola da rede estadual do Ceará. Como apoio teórico, nos respaldamos na concepção de educação midiática defendida por Wardle (2023) e na discussão de Hissa (2022) sobre à manipulação das massas nas redes sociais e o combate à desinformação. Para a elaboração das atividades de sala de aula empregou-se o material do curso “Introdução à Educação Midiática”, ofertado pela plataforma EducaMídia e disponibilizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem para os professores da rede pública do Estado do Ceará. Os passos metodológicos da proposta foram organizados em três etapas: a realização do curso na plataforma EducaMídia; a replicação do curso em formato de oficina e a análise de notícias referente à temática. Como desdobramento do trabalho elaboramos uma cartilha de informações com orientações para curadoria de notícias relacionadas à temática. Concluímos que essa ação didática-pedagógica constitui uma prática educativa midiática que contribui para a redução dos impactos desse cenário.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.