A CONTRIBUIÇÃO DO CONTEÚDO ESPORTE PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: IMPACTOS MOTORES, COGNITIVOS E SOCIAIS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127290 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5558 "inscrito_id" => 14071 "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DO CONTEÚDO ESPORTE PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: IMPACTOS MOTORES, COGNITIVOS E SOCIAIS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "resumo" => "Este estudo objetiva analisar as contribuições do esporte como conteúdo da Educação Física escolar para o desenvolvimento da criança na educação infantil, analisando seus impactos nas dimensões motora, cognitiva e social. Fundamentado na teoria da periodização do desenvolvimento psíquico e na perspectiva Crítico-Superadora da Educação Física que destacam a importância das atividades lúdicas para o desenvolvimento infantil no que se refere à elevação dos níveis psiquicos de conhecimentos específicos e que enfatiza o papel da interação social e mediação por meio do brincar, o trabalho adota, metodologicamente, uma abordagem qualitativa, um tipo de estudo descritivo, combinando uma pesquisa do tipo bibliográfica com estudos originais de observação sistemática em contexto escolar da Educação Infantil. Em termos procedimentais, buscou-se realizar um mapeamento bibliográfico a partir de buscas combinando os temos esporte, educação infantil, Educação Física escolar e perspectiva crítico-superadora em produções publicadas entre os anos de 2015 e 2025 que abordem sobre a abrendizagem do esporte na educação infantil. Os resultados evidenciaram que a abordagem esporte nas aulas de Educação Física promove significativamente o desenvolvimento cognitivo, elevando os níveis de conhecimentos sobre o esporte, além de estimular competências socioemocionais e motoras nas crianças. Verificou-se, ainda nos estudos, que essas atividades facilitam processos cognitivos, como a criatividade e a resolução de problemas, ao mesmo tempo em que fortalecem a interação social entre as crianças e a aprendizagem mediada. Além disso, destacou-se a importância de um planejamento pedagógico sensível às necessidades e possibilidades das crianças, no qual o esporte seja utilizado como conteúdo e conhecimento que promove experiências significativas e prazerosas. A pesquisa conclui que a integração intencional do esporte como contéudo da educação infantil na Educação Física é necessária para o desenvolvimento em prol da formação humana, oferecendo benefícios que transcendem os aspectos físicos e contribuem para a formação e desenvolvimento das crianças." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14071_TB5558_29102025230246.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO MARCOS FERREIRA BARBOSA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JOÃO" "autor_email" => "2022106796@app.asces.edu.br" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO TABOSA DE ALMEIDA (ASCESUNITA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127290 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5558 "inscrito_id" => 14071 "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DO CONTEÚDO ESPORTE PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: IMPACTOS MOTORES, COGNITIVOS E SOCIAIS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "resumo" => "Este estudo objetiva analisar as contribuições do esporte como conteúdo da Educação Física escolar para o desenvolvimento da criança na educação infantil, analisando seus impactos nas dimensões motora, cognitiva e social. Fundamentado na teoria da periodização do desenvolvimento psíquico e na perspectiva Crítico-Superadora da Educação Física que destacam a importância das atividades lúdicas para o desenvolvimento infantil no que se refere à elevação dos níveis psiquicos de conhecimentos específicos e que enfatiza o papel da interação social e mediação por meio do brincar, o trabalho adota, metodologicamente, uma abordagem qualitativa, um tipo de estudo descritivo, combinando uma pesquisa do tipo bibliográfica com estudos originais de observação sistemática em contexto escolar da Educação Infantil. Em termos procedimentais, buscou-se realizar um mapeamento bibliográfico a partir de buscas combinando os temos esporte, educação infantil, Educação Física escolar e perspectiva crítico-superadora em produções publicadas entre os anos de 2015 e 2025 que abordem sobre a abrendizagem do esporte na educação infantil. Os resultados evidenciaram que a abordagem esporte nas aulas de Educação Física promove significativamente o desenvolvimento cognitivo, elevando os níveis de conhecimentos sobre o esporte, além de estimular competências socioemocionais e motoras nas crianças. Verificou-se, ainda nos estudos, que essas atividades facilitam processos cognitivos, como a criatividade e a resolução de problemas, ao mesmo tempo em que fortalecem a interação social entre as crianças e a aprendizagem mediada. Além disso, destacou-se a importância de um planejamento pedagógico sensível às necessidades e possibilidades das crianças, no qual o esporte seja utilizado como conteúdo e conhecimento que promove experiências significativas e prazerosas. A pesquisa conclui que a integração intencional do esporte como contéudo da educação infantil na Educação Física é necessária para o desenvolvimento em prol da formação humana, oferecendo benefícios que transcendem os aspectos físicos e contribuem para a formação e desenvolvimento das crianças." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14071_TB5558_29102025230246.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO MARCOS FERREIRA BARBOSA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JOÃO" "autor_email" => "2022106796@app.asces.edu.br" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO TABOSA DE ALMEIDA (ASCESUNITA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }