Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A FORMAÇÃO CONTINUADA DE GESTORES ESCOLARES: UMA ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DA MATRIZ NACIONAL COMUM DE COMPETÊNCIAS DO DIRETOR ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE AQUIRAZ-CE

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a formação continuada de gestores escolares a partir de um estudo documental e revisão bibliográfica sobre o referido tema, e tem como fundamentação teórica o Plano Nacional de Educação (2014-2024) aprovado pela Lei no 13.005/2014, o Plano Municipal de Educação de Aquiraz aprovado pela Lei nº 1.119 de 18 de junho de 2015 (2015-2024), a Base Nacional Comum de Competências do Diretor Escolar aprovado em maio de 2021 pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) que define uma matriz com dez competências, que se desdobram em 17 competências específicas para o gestor escolar, e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, além de autores como, Oliveira (2021) e Paro (2010). Este texto busca analisar como esses documentos orientam a formação continuada de gestores escolares promovida pelo município de Aquiraz na rede pública municipal de ensino considerando que, o gestor escolar precisa se apropriar de conhecimentos para conduzir e orientar sua prática, assim como desenvolver competências e habilidades que devem refletir no objetivo e sentido maior da escola que é a aprendizagem dos alunos. Considera-se então a grande importância de priorizar na agenda das políticas educacionais a formação continuada de gestores escolares para aperfeiçoamento da condução de todo o processo da gestão escolar que envolve várias dimensões, dentre elas: administrativas, relacionais e pedagógicas, partilhando decisões, liderando ações e exercendo a gestão de forma qualitativa. A pesquisa realizada destaca que, a formação de gestores escolares ganhou importância na agenda de educação do Brasil com a criação de documentos orientadores para a qualificação da formação continuada, no entanto a nível municipal identifica-se ainda a necessidade de fortalecer as competências no processo formativo dos gestores escolares.

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