A CONTRIBUIÇÃO DAS ATIVIDADES DO MUSEU DE SOLOS DE PERNAMBUCO MATEUS ROSAS RIBEIRO PARA A EDUCAÇÃO EM SOLOS: UM RELATO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127304 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5584 "inscrito_id" => 12208 "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DAS ATIVIDADES DO MUSEU DE SOLOS DE PERNAMBUCO MATEUS ROSAS RIBEIRO PARA A EDUCAÇÃO EM SOLOS: UM RELATO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA" "resumo" => "Os solos são recursos naturais fundamentais para a vida terrestre, garantindo o funcionamento dos ecossistemas, contudo ainda configuram um tema invisibilizado dentro da educação formal. Com a necessidade de popularizar o conhecimento sobre solos e sua conservação, surgiu o termo educação em solos (ES) que possui seus princípios na educação ambiental. O presente trabalho tem como objetivo relatar as experiências das atividades educativas realizadas no âmbito do Museu de Solos de Pernambuco Professor Mateus Rosas Ribeiro (MUSSPE). A metodologia baseou-se na análise qualitativa das atividades desenvolvidas entre abril e outubro de 2024, a saber: mediação de visitas ao museu, exposições itinerantes de minerais, rochas e solos em escolas da Região Metropolitana do Recife (RMR), elaboração de materiais didáticos como maquetes, geotintas e coleções didáticas. Para a sistematização das informações, foi utilizado o referencial teórico sobre a educação em solos (Mugler, 2006), educação não-formal e extensão universitária. As atividades educativas desenvolvidas alcançaram públicos diversos, da educação infantil à educação superior, sensibilizando-os sobre a temática. As ações de educação ambiental e divulgação científica promovidas pelo MUSSPE ressaltam a importância da extensão universitária e do trabalho museal como caminhos de sucesso para a difusão da ciência do solo para a sociedade civil e para o público universitário." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 22 - Divulgação e Popularização Pública da Ciência" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12208_TB5584_30102025230705.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS GABRIEL MELO DUARTE" "autor_nome_curto" => "Lucas Gabriel" "autor_email" => "lucas.gabrielmelo@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127304 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5584 "inscrito_id" => 12208 "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DAS ATIVIDADES DO MUSEU DE SOLOS DE PERNAMBUCO MATEUS ROSAS RIBEIRO PARA A EDUCAÇÃO EM SOLOS: UM RELATO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA" "resumo" => "Os solos são recursos naturais fundamentais para a vida terrestre, garantindo o funcionamento dos ecossistemas, contudo ainda configuram um tema invisibilizado dentro da educação formal. Com a necessidade de popularizar o conhecimento sobre solos e sua conservação, surgiu o termo educação em solos (ES) que possui seus princípios na educação ambiental. O presente trabalho tem como objetivo relatar as experiências das atividades educativas realizadas no âmbito do Museu de Solos de Pernambuco Professor Mateus Rosas Ribeiro (MUSSPE). A metodologia baseou-se na análise qualitativa das atividades desenvolvidas entre abril e outubro de 2024, a saber: mediação de visitas ao museu, exposições itinerantes de minerais, rochas e solos em escolas da Região Metropolitana do Recife (RMR), elaboração de materiais didáticos como maquetes, geotintas e coleções didáticas. Para a sistematização das informações, foi utilizado o referencial teórico sobre a educação em solos (Mugler, 2006), educação não-formal e extensão universitária. As atividades educativas desenvolvidas alcançaram públicos diversos, da educação infantil à educação superior, sensibilizando-os sobre a temática. As ações de educação ambiental e divulgação científica promovidas pelo MUSSPE ressaltam a importância da extensão universitária e do trabalho museal como caminhos de sucesso para a difusão da ciência do solo para a sociedade civil e para o público universitário." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 22 - Divulgação e Popularização Pública da Ciência" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12208_TB5584_30102025230705.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS GABRIEL MELO DUARTE" "autor_nome_curto" => "Lucas Gabriel" "autor_email" => "lucas.gabrielmelo@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }