Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APLICAÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ÂMBITO DOS INCIDENTES COM TUBARÕES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 14 - Educação Ambiental
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 127306
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5589
    "inscrito_id" => 7420
    "titulo" => "APLICAÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ÂMBITO DOS INCIDENTES COM TUBARÕES"
    "resumo" => "O projeto “Nós e Tuba” é uma iniciativa de educação ambiental da Universidade Federal Rural de Pernambuco, financiada pela FACEPE e CNPq, que tem como objetivo conscientizar frequentadores da praia sobre a prevenção de incidentes com tubarões e desmistificar a imagem desses animais, oferecendo informações científicas sobre sua biologia e comportamento. Durante a intervenção realizada no Educandário Jardim Prazeres com estudantes do 3º e 4º anos do ensino fundamental, foi utilizado um folder em formato de história em quadrinhos, que se revelou uma ferramenta eficaz para facilitar a compreensão do conteúdo pelas crianças. Por meio de uma narrativa visual e acessível, os personagens Luca e Marina dialogam sobre cuidados para um banho de mar seguro, explicando, de maneira didática, a importância de evitar nadar em marés elevadas, como durante os períodos do amanhecer e anoitecer, momentos em que a presença de tubarões pode aumentar. Os personagens também chamam atenção para riscos de entrar no mar com machucados ou sangramentos e para atenção em dias de chuva ou quando a água está turva, enfatizando que essas situações podem elevar a probabilidade de incidentes. Além disso, o folder traz QR code que direciona para informações sobre o projeto, permitindo que estudantes acessem conteúdos de forma digital, integrando material impresso com mídias online. A abordagem adotada demonstrou ser eficaz na transposição de conhecimentos, pois a estrutura da história em quadrinhos, com seus diálogos e ilustrações, permite que informações sejam assimiladas de forma clara, sem necessidade de recorrer a textos longos, o que potencializa aprendizado e retenção dos conceitos apresentados. Essa estratégia de comunicação, ao unir elementos visuais e narrativos, torna o processo educativo mais dinâmico e envolvente, contribuindo para que crianças compreendam cuidados para aproveitar o ambiente marinho de forma segura e consciente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7420_TB5589_30102025233138.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RODRIGO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RODRIGO"
    "autor_email" => "rodrigo.edu015@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 127306
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5589
    "inscrito_id" => 7420
    "titulo" => "APLICAÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ÂMBITO DOS INCIDENTES COM TUBARÕES"
    "resumo" => "O projeto “Nós e Tuba” é uma iniciativa de educação ambiental da Universidade Federal Rural de Pernambuco, financiada pela FACEPE e CNPq, que tem como objetivo conscientizar frequentadores da praia sobre a prevenção de incidentes com tubarões e desmistificar a imagem desses animais, oferecendo informações científicas sobre sua biologia e comportamento. Durante a intervenção realizada no Educandário Jardim Prazeres com estudantes do 3º e 4º anos do ensino fundamental, foi utilizado um folder em formato de história em quadrinhos, que se revelou uma ferramenta eficaz para facilitar a compreensão do conteúdo pelas crianças. Por meio de uma narrativa visual e acessível, os personagens Luca e Marina dialogam sobre cuidados para um banho de mar seguro, explicando, de maneira didática, a importância de evitar nadar em marés elevadas, como durante os períodos do amanhecer e anoitecer, momentos em que a presença de tubarões pode aumentar. Os personagens também chamam atenção para riscos de entrar no mar com machucados ou sangramentos e para atenção em dias de chuva ou quando a água está turva, enfatizando que essas situações podem elevar a probabilidade de incidentes. Além disso, o folder traz QR code que direciona para informações sobre o projeto, permitindo que estudantes acessem conteúdos de forma digital, integrando material impresso com mídias online. A abordagem adotada demonstrou ser eficaz na transposição de conhecimentos, pois a estrutura da história em quadrinhos, com seus diálogos e ilustrações, permite que informações sejam assimiladas de forma clara, sem necessidade de recorrer a textos longos, o que potencializa aprendizado e retenção dos conceitos apresentados. Essa estratégia de comunicação, ao unir elementos visuais e narrativos, torna o processo educativo mais dinâmico e envolvente, contribuindo para que crianças compreendam cuidados para aproveitar o ambiente marinho de forma segura e consciente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7420_TB5589_30102025233138.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RODRIGO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RODRIGO"
    "autor_email" => "rodrigo.edu015@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O projeto “Nós e Tuba” é uma iniciativa de educação ambiental da Universidade Federal Rural de Pernambuco, financiada pela FACEPE e CNPq, que tem como objetivo conscientizar frequentadores da praia sobre a prevenção de incidentes com tubarões e desmistificar a imagem desses animais, oferecendo informações científicas sobre sua biologia e comportamento. Durante a intervenção realizada no Educandário Jardim Prazeres com estudantes do 3º e 4º anos do ensino fundamental, foi utilizado um folder em formato de história em quadrinhos, que se revelou uma ferramenta eficaz para facilitar a compreensão do conteúdo pelas crianças. Por meio de uma narrativa visual e acessível, os personagens Luca e Marina dialogam sobre cuidados para um banho de mar seguro, explicando, de maneira didática, a importância de evitar nadar em marés elevadas, como durante os períodos do amanhecer e anoitecer, momentos em que a presença de tubarões pode aumentar. Os personagens também chamam atenção para riscos de entrar no mar com machucados ou sangramentos e para atenção em dias de chuva ou quando a água está turva, enfatizando que essas situações podem elevar a probabilidade de incidentes. Além disso, o folder traz QR code que direciona para informações sobre o projeto, permitindo que estudantes acessem conteúdos de forma digital, integrando material impresso com mídias online. A abordagem adotada demonstrou ser eficaz na transposição de conhecimentos, pois a estrutura da história em quadrinhos, com seus diálogos e ilustrações, permite que informações sejam assimiladas de forma clara, sem necessidade de recorrer a textos longos, o que potencializa aprendizado e retenção dos conceitos apresentados. Essa estratégia de comunicação, ao unir elementos visuais e narrativos, torna o processo educativo mais dinâmico e envolvente, contribuindo para que crianças compreendam cuidados para aproveitar o ambiente marinho de forma segura e consciente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.