BULLYING E SAÚDE MENTAL NA ESCOLA PERCEPÇÃO DOCENTE E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PREVENÇÃO
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Este estudo tem como objetivo analisar a percepção dos professores sobre o bullying e suas implicações na saúde dos alunos, bem como as estratégias pedagógicas utilizadas para a prevenção e intervenção nos casos identificados. A pesquisa foi realizada em escolas da rede municipal de Arari-MA, utilizando uma abordagem qualitativa baseada, revisão bibliográfica e entrevistas com dois docentes da rede pública de ensino. Os resultados indicam que, embora os professores reconheçam o impacto negativo do bullying, ainda enfrentam dificuldades na sua identificação e enfrentamento devido a lacunas na formação acadêmica e à falta de suporte institucional adequado. Além disso, verificou-se que a formação continuada é um fator essencial para capacitar os educadores na implementação de estratégias eficazes de combate ao bullying, promovendo um ambiente escolar mais seguro e acolhedor. Os professores destacaram a importância da parceria entre escola, família e comunidade na construção de um espaço educativo pautado no respeito e na empatia. Conclui-se que a conscientização e a formação (inicial e continuada) docente são fundamentais para minimizar os efeitos dessa violência escolar, garantindo o bem-estar dos alunos e contribuindo para um processo de ensino-aprendizagem mais inclusivo que respeite a diversidade." 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