A IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA PARA A FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO CIVIL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127313 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5603 "inscrito_id" => 13294 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA PARA A FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO CIVIL" "resumo" => "A Educação Matemática para a formação do engenheiro civil se apresenta tanto como requisito conceitual científico quanto a fim de instrumentalizá-lo para a manipulação das diferentes ferramentas tecnológicas, além de garantir o desenvolvimento do raciocínio lógico e dedutivo. Assim, essa pesquisa bibliográfica tem como objetivo o estudo da importância da matemática em aplicações de engenharia para a formação do profissional na área. Após a seleção dos artigos, foi realizada uma síntese sobre as ideias principais dos autores. Os autores, em suas pesquisas, apontaram que a Educação Matemática (relacionada principalmente às disciplinas do ciclo básico, como Cálculo, Geometria Analítica e Álgebra Linear), mesmo com expressiva pesquisa e reestruturações curriculares ao longo dos anos, e empenho dos docentes, não propicia ao estudante, em geral, a suficiente ou adequada habilidade para interpretar e solucionar problemas, por meio de recursos matemáticos, como também lembram Moraes e Valente (2016). Portanto, a Modelagem Matemática é uma das estratégias utilizadas no ensino para formação do engenheiro, compreendida como importante ferramenta na preparação para o trabalho com a tecnologia. Com isso, espera-se de técnicas semelhantes que consistem na arte de transformar situações da realidade em problemas matemáticos e resolvê-los interpretando suas soluções na linguagem do mundo real." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13294_TB5603_28102025003637.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO VITOR PINHEIRO ALVES DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "PEDRO ALVES" "autor_email" => "pedroalves@acad.ifma.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127313 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5603 "inscrito_id" => 13294 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA PARA A FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO CIVIL" "resumo" => "A Educação Matemática para a formação do engenheiro civil se apresenta tanto como requisito conceitual científico quanto a fim de instrumentalizá-lo para a manipulação das diferentes ferramentas tecnológicas, além de garantir o desenvolvimento do raciocínio lógico e dedutivo. Assim, essa pesquisa bibliográfica tem como objetivo o estudo da importância da matemática em aplicações de engenharia para a formação do profissional na área. Após a seleção dos artigos, foi realizada uma síntese sobre as ideias principais dos autores. Os autores, em suas pesquisas, apontaram que a Educação Matemática (relacionada principalmente às disciplinas do ciclo básico, como Cálculo, Geometria Analítica e Álgebra Linear), mesmo com expressiva pesquisa e reestruturações curriculares ao longo dos anos, e empenho dos docentes, não propicia ao estudante, em geral, a suficiente ou adequada habilidade para interpretar e solucionar problemas, por meio de recursos matemáticos, como também lembram Moraes e Valente (2016). Portanto, a Modelagem Matemática é uma das estratégias utilizadas no ensino para formação do engenheiro, compreendida como importante ferramenta na preparação para o trabalho com a tecnologia. Com isso, espera-se de técnicas semelhantes que consistem na arte de transformar situações da realidade em problemas matemáticos e resolvê-los interpretando suas soluções na linguagem do mundo real." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13294_TB5603_28102025003637.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO VITOR PINHEIRO ALVES DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "PEDRO ALVES" "autor_email" => "pedroalves@acad.ifma.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }