Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MODELO DIDÁTICO PARA COMPREENDER O CICLO ENDOMITÓTICO, ESTRUTURA E FORMAÇÃO DOS CROMOSSOMOS POLITÊNICOS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O ensino da citogenética abrange uma ampla variedade de conceitos abstratos e, na maioria das vezes, as escolas não dispõem dos recursos necessários para a observação direta de muitas das estruturas e processos celulares. Essa limitação dificulta ainda mais a assimilação dos conteúdos e compromete o processo de ensino-aprendizagem. Entre os temas mais abordados, está a divisão celular que inclui o estudo dos cromossomos politênicos, formados por um processo de endomitose, também chamado endoploidia, no qual ocorrem múltiplas replicações sucessivas do DNA sem a separação das cromátides-filhas resultantes, o que os tornam gigantes. Diante disso, este trabalho tem como objetivo, propor um modelo didático que facilite a compreensão dos cromossomos politênicos, destacando como suas estruturas são importantes para estudos evolutivos. Para o desenvolvimento do modelo, foram selecionadas imagens e informações de microscopia a partir de artigos científicos e dissertações, servindo como base teórica para sua confecção. A construção foi realizada utilizando materiais acessíveis como, flutuador de piscina, arame, fita isolante, estilete, espuma compacta (usada para enchimento de travesseiros) e tesoura. O processo de montagem inclui o corte do flutuador em duas partes, revestimento dos arames com canudos e a inserção da espuma para formar os puffs. Para efetuar as bandas, foi utilizado a fita isolante, e o cromocentro foi esculpido no flutuador e revestido com a mesma fita isolante. Como resultado, foi desenvolvido um modelo didático que permite explorar a morfologia desses cromossomos gigantes, identificando cada parte, sendo elas, as bandas, puffs e cromocentro, além de possibilitar uma abordagem prática do resultados dos processos endomitóticos responsáveis pela sua formação. Portanto, ele se apresenta como uma ferramenta didática eficaz para facilitar no processo de ensino e aprendizagem sobre endomitose e o entendimento tão importante dos processos evolutivos.

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