Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PAPEL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA FORMAÇÃO DOCENTE: UM RELATO REFLEXIVO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Os estágios supervisionados obrigatórios são etapas fundamentais em todas as áreas, especialmente quando se trata da formação inicial de professores, pois constituem os principais pilares na preparação de futuros profissionais para a realidade escolar e o cotidiano do trabalho docente. Nesse contexto, o presente estudo buscou abordar as vivências e aprendizagens de uma estagiária do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas ao longo de dois anos de estágios supervisionados no Ensino Fundamental e Ensino Médio. O percurso metodológico foi construído por meio de observações, planejamentos didáticos, regências de aulas e reflexões sobre a formação docente. As experiências foram vivenciadas em duas instituições públicas de ensino básico: uma estadual de tempo integral e outra municipal, pertencentes à cidade de Valença do Piauí. Para o embasamento teórico, foram utilizados autores clássicos como Pimenta e Lima (2017), Bertholo Piconez (2012) e Pimenta (2012). O estágio possibilitou o desenvolvimento e aprimoramento de habilidades pedagógicas como gestão de sala de aula, planejamento estratégico, autonomia e capacidade de adaptação metodológica para o desenvolvimento das aulas. Portanto, as experiências proporcionadas pelo estágio foram pertinentes para a articulação entre teoria e prática, preparando não apenas para a inserção no mercado de trabalho, como também promovendo o desenvolvimento pessoal e profissional do licenciando dentro do processo de ensino-aprendizagem.

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