ARDUINO NA COZINHA: AUTOMATIZANDO RECEITAS E APRENDENDO A PROGRAMAR NA PRÁTICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127323 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5627 "inscrito_id" => 12568 "titulo" => "ARDUINO NA COZINHA: AUTOMATIZANDO RECEITAS E APRENDENDO A PROGRAMAR NA PRÁTICA" "resumo" => "A oficina "Cozinhando com Arduino", foi uma iniciativa prática que explorou a automação residencial através da plataforma Arduino. O objetivo principal foi demonstrar a acessibilidade e a aplicabilidade da automação no cotidiano, utilizando componentes eletrônicos de baixo custo e eletrodomésticos. A oficina foi estruturada em etapas progressivas, começando com a introdução dos conceitos básicos do Arduino e suas aplicações na automação residencial. Ao todo, 15 alunos do IFPB campus Esperança participaram, eles foram divididos em grupos e realizaram atividades práticas, como a programação para automatizar eletrodomésticos (liquidificador, uma sanduicheira, uma cafeteira, um fogão elétrico e um moedor de grãos). Durante a oficina, os alunos programaram o Arduino, visando o preparo dos alimentos disponibilizados na oficina. Essa atividade prática permitiu que os participantes compreendessem a lógica de programação e a aplicação da eletrônica no dia a dia, tornando o aprendizado mais significativo. Ao término da oficina, os alunos responderam um questionário sobre o processo de ensino-aprendizagem, 100 % dos alunos aprovaram o processo utilizado, pois possibilita programar e observar o acionamento dos equipamentos domésticos. A oficina também demonstrou o potencial do Arduino como uma ferramenta educacional eficaz, auxiliando no aprendizado de programação e lógica de forma prática e aplicada. Conclui-se que pequenas automações residenciais utilizando o Arduino, pode ser utilizado para facilitar o processo de ensino-aprendizagem, democratizando o conhecimento sobre tecnologia e incentivando a inovação." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12568_TB5627_10112025203651.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA IONARA DA COSTA PORTO" "autor_nome_curto" => "IONARA PORTO" "autor_email" => "ionaraporto316@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127323 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5627 "inscrito_id" => 12568 "titulo" => "ARDUINO NA COZINHA: AUTOMATIZANDO RECEITAS E APRENDENDO A PROGRAMAR NA PRÁTICA" "resumo" => "A oficina "Cozinhando com Arduino", foi uma iniciativa prática que explorou a automação residencial através da plataforma Arduino. O objetivo principal foi demonstrar a acessibilidade e a aplicabilidade da automação no cotidiano, utilizando componentes eletrônicos de baixo custo e eletrodomésticos. A oficina foi estruturada em etapas progressivas, começando com a introdução dos conceitos básicos do Arduino e suas aplicações na automação residencial. Ao todo, 15 alunos do IFPB campus Esperança participaram, eles foram divididos em grupos e realizaram atividades práticas, como a programação para automatizar eletrodomésticos (liquidificador, uma sanduicheira, uma cafeteira, um fogão elétrico e um moedor de grãos). Durante a oficina, os alunos programaram o Arduino, visando o preparo dos alimentos disponibilizados na oficina. Essa atividade prática permitiu que os participantes compreendessem a lógica de programação e a aplicação da eletrônica no dia a dia, tornando o aprendizado mais significativo. Ao término da oficina, os alunos responderam um questionário sobre o processo de ensino-aprendizagem, 100 % dos alunos aprovaram o processo utilizado, pois possibilita programar e observar o acionamento dos equipamentos domésticos. A oficina também demonstrou o potencial do Arduino como uma ferramenta educacional eficaz, auxiliando no aprendizado de programação e lógica de forma prática e aplicada. Conclui-se que pequenas automações residenciais utilizando o Arduino, pode ser utilizado para facilitar o processo de ensino-aprendizagem, democratizando o conhecimento sobre tecnologia e incentivando a inovação." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12568_TB5627_10112025203651.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA IONARA DA COSTA PORTO" "autor_nome_curto" => "IONARA PORTO" "autor_email" => "ionaraporto316@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }