Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS COM PLANTAS PARA ESTIMULAR O PENSAR ECOLÓGICO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

As plantas são fonte essencial de recursos para o desenvolvimento dos seres vivos. Nesse sentido, objetivou-se desenvolver projetos que envolvessem conceitos ecológicos, com estudantes do Ensino Médio, em uma escola pública. Para tanto, foram distribuídos temas entre quatro grupos de estudantes - 1. Observação de visitantes florais; 2. Herbivoria foliar em espécies arbóreas; 3. Plantas ornamentais; 4. Monitoramento de populações de plantas da Caatinga. Foram realizadas observações durante três semanas, na escola, que apresenta dois ambientes distintos: uma área ampla construída e outra com vegetação de caatinga antropizada. Para cada tema foi estabelecido o objetivo geral e a metodologia, em colaboração com os discentes. Ao final das observações, os grupos organizaram os dados em formato de banner, que foram expostos na “Mostra de Projetos de Ecologia”. As observações sobre os visitantes florais evidenciaram as relações interespecíficas harmônicas entre plantas e animais, e a discussão sobre a diminuição de populações de abelhas e mudanças climáticas. O estudo da herbivoria foliar ressaltou a importância dos organismos produtores, como as plantas, para as cadeias alimentares, entrada de energia nos ecossistemas e também relações interespecíficas desarmônicas - predação. O trabalho sobre espécies ornamentais registrou a origem geográfica destas espécies como nativas e exóticas, bem como explorou o conceito de espécies invasoras e suas implicações ambientais. O estudo sobre as plantas de caatinga e seus aspectos ecológicos trabalhou a temática da frequência e abundância de espécies nativas e questões sobre plantas ameaçadas e fatores que determinam esses riscos, tais como o uso dos recursos vegetais por populações humanas. Foi possível perceber o entusiasmo dos estudantes frente a debates tão urgentes e atuais, como o aquecimento global e a diminuição de polinizadores, por exemplo. Com a elaboração de projetos foi possível desenvolver o pensamento crítico dos alunos e torná-los agentes ativos no processo de ensino-aprendizagem.

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