Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LABORATÓRIOS DE CULTURA MAKER E O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 127329
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5634
    "inscrito_id" => 1877
    "titulo" => "LABORATÓRIOS DE CULTURA MAKER E O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Os laboratórios de cultura Maker estão chegando nos ambientes escolares com a finalidade de contribuir no processo de ensino por meio de uma abordagem ativa, que estimule a criatividade, o pensamento crítico, a autonomia e o protagonismo dos alunos. Este trabalho, fruto de uma pesquisa bibliográfica que integra uma tese de doutoramento na área das Ciências Exatas, tem como objetivo compreender como os laboratórios de cultura Maker podem contribuir para potencializar o ensino e a aprendizagem de Ciências e de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental. A pesquisa está sendo desenvolvida por meio de uma revisão de literatura em consonância com a teoria de Taylor e Procter (2001), em que busca-se analisar o que foi publicado sobre a temática nos últimos 10 anos. As bases de dados utilizadas foram a plataforma espaço digital da editora Realize, o Google Acadêmico, a biblioteca digital do SciELO e o Portal de periódicos da CAPES, em que foram coletados, até então, 28 trabalhos. Até o momento, os resultados preliminares apontam que o uso da cultura Maker no ensino de Matemática e de Ciências pode contribuir para um ensino mais ativo e promover uma aprendizagem que remete à experimentação prática, à criatividade e ao pensamento crítico, investigativo e argumentativo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1877_TB5634_30102025213335.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO AIRTON ALVES DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "AIRTON ALVES"
    "autor_email" => "airtonalvesmh@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI (UNIVATES)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 127329
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5634
    "inscrito_id" => 1877
    "titulo" => "LABORATÓRIOS DE CULTURA MAKER E O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Os laboratórios de cultura Maker estão chegando nos ambientes escolares com a finalidade de contribuir no processo de ensino por meio de uma abordagem ativa, que estimule a criatividade, o pensamento crítico, a autonomia e o protagonismo dos alunos. Este trabalho, fruto de uma pesquisa bibliográfica que integra uma tese de doutoramento na área das Ciências Exatas, tem como objetivo compreender como os laboratórios de cultura Maker podem contribuir para potencializar o ensino e a aprendizagem de Ciências e de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental. A pesquisa está sendo desenvolvida por meio de uma revisão de literatura em consonância com a teoria de Taylor e Procter (2001), em que busca-se analisar o que foi publicado sobre a temática nos últimos 10 anos. As bases de dados utilizadas foram a plataforma espaço digital da editora Realize, o Google Acadêmico, a biblioteca digital do SciELO e o Portal de periódicos da CAPES, em que foram coletados, até então, 28 trabalhos. Até o momento, os resultados preliminares apontam que o uso da cultura Maker no ensino de Matemática e de Ciências pode contribuir para um ensino mais ativo e promover uma aprendizagem que remete à experimentação prática, à criatividade e ao pensamento crítico, investigativo e argumentativo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1877_TB5634_30102025213335.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO AIRTON ALVES DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "AIRTON ALVES"
    "autor_email" => "airtonalvesmh@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI (UNIVATES)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Os laboratórios de cultura Maker estão chegando nos ambientes escolares com a finalidade de contribuir no processo de ensino por meio de uma abordagem ativa, que estimule a criatividade, o pensamento crítico, a autonomia e o protagonismo dos alunos. Este trabalho, fruto de uma pesquisa bibliográfica que integra uma tese de doutoramento na área das Ciências Exatas, tem como objetivo compreender como os laboratórios de cultura Maker podem contribuir para potencializar o ensino e a aprendizagem de Ciências e de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental. A pesquisa está sendo desenvolvida por meio de uma revisão de literatura em consonância com a teoria de Taylor e Procter (2001), em que busca-se analisar o que foi publicado sobre a temática nos últimos 10 anos. As bases de dados utilizadas foram a plataforma espaço digital da editora Realize, o Google Acadêmico, a biblioteca digital do SciELO e o Portal de periódicos da CAPES, em que foram coletados, até então, 28 trabalhos. Até o momento, os resultados preliminares apontam que o uso da cultura Maker no ensino de Matemática e de Ciências pode contribuir para um ensino mais ativo e promover uma aprendizagem que remete à experimentação prática, à criatividade e ao pensamento crítico, investigativo e argumentativo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.