UM OLHAR PSICANALÍTICO SOBRE AS IDENTIDADES FEMININAS NOS CONTOS DE FADAS “O REI SAPO OU HENRIQUE DE FERRO” E “AS FADAS”
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127330 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5635 "inscrito_id" => 14285 "titulo" => "UM OLHAR PSICANALÍTICO SOBRE AS IDENTIDADES FEMININAS NOS CONTOS DE FADAS “O REI SAPO OU HENRIQUE DE FERRO” E “AS FADAS”" "resumo" => "O presente trabalho analisa a representação das identidades femininas em contos de fadas tradicionais, com base em uma leitura psicanalítica. Para isso, foram escolhidas duas narrativas: O rei sapo ou Henrique de ferro, dos Irmãos Grimm, e As fadas, de Charles Perrault. A pesquisa se fundamenta nos aportes teóricos de Jean Bellemim-Noel (1983), Marie-Louise Von Franz (1990, 1999), Corso e Corso (2006) e Marisa Mendes (2000), utilizando como principal referencial metodológico a abordagem psicanalítica, especialmente as ideias freudianas sobre o inconsciente. A investigação parte da premissa de que os contos de fadas refletem a cultura e a ideologia de seu tempo, evidenciando padrões sociais, especialmente no que diz respeito à construção das personagens femininas. A análise revelou que as figuras femininas são frequentemente representadas como frágeis, submissas e dependentes do masculino, mesmo quando esse masculino se manifesta de forma opressora ou simbólica. Observou-se também a presença de arquétipos como a mãe má, a fada salvadora e a heroína passiva, premiada por sua beleza e docilidade. Por meio da leitura psicanalítica, foi possível compreender como essas narrativas traduzem conflitos internos e valores sociais relacionados ao feminino. Conclui-se que os contos de fadas tradicionais, além de formarem parte do imaginário coletivo, também reproduzem discursos de dominação e opressão. A pesquisa demonstrou a relevância dessas análises para refletir criticamente sobre o papel da mulher na literatura e na sociedade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14285_TB5635_19102025173212.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAYS ADRYÉLLEN TAVARES DE LIMA" "autor_nome_curto" => "LAYS TAVARES" "autor_email" => "laystavares34@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127330 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5635 "inscrito_id" => 14285 "titulo" => "UM OLHAR PSICANALÍTICO SOBRE AS IDENTIDADES FEMININAS NOS CONTOS DE FADAS “O REI SAPO OU HENRIQUE DE FERRO” E “AS FADAS”" "resumo" => "O presente trabalho analisa a representação das identidades femininas em contos de fadas tradicionais, com base em uma leitura psicanalítica. Para isso, foram escolhidas duas narrativas: O rei sapo ou Henrique de ferro, dos Irmãos Grimm, e As fadas, de Charles Perrault. A pesquisa se fundamenta nos aportes teóricos de Jean Bellemim-Noel (1983), Marie-Louise Von Franz (1990, 1999), Corso e Corso (2006) e Marisa Mendes (2000), utilizando como principal referencial metodológico a abordagem psicanalítica, especialmente as ideias freudianas sobre o inconsciente. A investigação parte da premissa de que os contos de fadas refletem a cultura e a ideologia de seu tempo, evidenciando padrões sociais, especialmente no que diz respeito à construção das personagens femininas. A análise revelou que as figuras femininas são frequentemente representadas como frágeis, submissas e dependentes do masculino, mesmo quando esse masculino se manifesta de forma opressora ou simbólica. Observou-se também a presença de arquétipos como a mãe má, a fada salvadora e a heroína passiva, premiada por sua beleza e docilidade. Por meio da leitura psicanalítica, foi possível compreender como essas narrativas traduzem conflitos internos e valores sociais relacionados ao feminino. Conclui-se que os contos de fadas tradicionais, além de formarem parte do imaginário coletivo, também reproduzem discursos de dominação e opressão. A pesquisa demonstrou a relevância dessas análises para refletir criticamente sobre o papel da mulher na literatura e na sociedade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14285_TB5635_19102025173212.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAYS ADRYÉLLEN TAVARES DE LIMA" "autor_nome_curto" => "LAYS TAVARES" "autor_email" => "laystavares34@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }