DESENVOLVIMENTO MOTOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM CONTRIBUIÇÃO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127331 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5639 "inscrito_id" => 12435 "titulo" => "DESENVOLVIMENTO MOTOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM CONTRIBUIÇÃO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR" "resumo" => "O desenvolvimento motor é um processo contínuo que se relaciona com a idade do indivíduo e progride de movimentos simples com pouca habilidade até práticas complexas e organizadas. É de consenso na literatura que o domínio da motricidade vai se constituindo na especificidade da Educação Física Escolar, sobretudo na Educação Infantil. Neste sentido, as práticas corporais da Educação Física, possuem um espaço e tempo importante para as experiências motoras. Diante disso, esse artigo tem como principal objetivo analisar a contribuição das aulas de Educação Física escolar para o desenvolvimento motor de crianças na Educação Infantil. Metodologicamente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, que possibilitou uma análise de revisão integrativa acerca da temática abordada. Deste modo, usando como instrumento de investigação a busca de artigos em bases de dados como Google Acadêmico, Scielo e Portal do Periódico Capes, utilizando as palavras-chave: "Educação Física Escolar", "Desenvolvimento motor" e "Educação Infantil". Dessa maneira nota-se que a Educação Física na Educação Infantil precisam estar alinhadas, pois ainda nesta fase da infância as crianças estão em desenvolvimento e podem oportunizar atividades motoras que terão influência nas ações que as crianças irão desempenhar no futuro. Os resultados também evidenciaram que a Educação Física escolar na Educação Infantil permite à criança por meio da observação, experimentação e imitação aprender com maior facilidade e obter uma alfabetização motora superior, desenvolvendo todos os aspectos para aumentar a capacidade de perceber e reproduzir quaisquer movimentos com maior facilidade, pois tiveram uma melhora no seu domínio corporal, cognitivo e afetivo-social, fazendo destaque também a importância do professor de Educação Física como mediador em todo esse processo. Dessa maneira, diante da análise literária tornou-se evidente que a Educação Física no âmbito escolar ainda na infância é fundamental para o desenvolvimento motor." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12435_TB5639_30102025100813.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA CLARA CORDEIRO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARIA CLARA" "autor_email" => "mariaclaracordeiroedu@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO TABOSA DE ALMEIDA (ASCESUNITA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127331 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5639 "inscrito_id" => 12435 "titulo" => "DESENVOLVIMENTO MOTOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM CONTRIBUIÇÃO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR" "resumo" => "O desenvolvimento motor é um processo contínuo que se relaciona com a idade do indivíduo e progride de movimentos simples com pouca habilidade até práticas complexas e organizadas. É de consenso na literatura que o domínio da motricidade vai se constituindo na especificidade da Educação Física Escolar, sobretudo na Educação Infantil. Neste sentido, as práticas corporais da Educação Física, possuem um espaço e tempo importante para as experiências motoras. Diante disso, esse artigo tem como principal objetivo analisar a contribuição das aulas de Educação Física escolar para o desenvolvimento motor de crianças na Educação Infantil. Metodologicamente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, que possibilitou uma análise de revisão integrativa acerca da temática abordada. Deste modo, usando como instrumento de investigação a busca de artigos em bases de dados como Google Acadêmico, Scielo e Portal do Periódico Capes, utilizando as palavras-chave: "Educação Física Escolar", "Desenvolvimento motor" e "Educação Infantil". Dessa maneira nota-se que a Educação Física na Educação Infantil precisam estar alinhadas, pois ainda nesta fase da infância as crianças estão em desenvolvimento e podem oportunizar atividades motoras que terão influência nas ações que as crianças irão desempenhar no futuro. Os resultados também evidenciaram que a Educação Física escolar na Educação Infantil permite à criança por meio da observação, experimentação e imitação aprender com maior facilidade e obter uma alfabetização motora superior, desenvolvendo todos os aspectos para aumentar a capacidade de perceber e reproduzir quaisquer movimentos com maior facilidade, pois tiveram uma melhora no seu domínio corporal, cognitivo e afetivo-social, fazendo destaque também a importância do professor de Educação Física como mediador em todo esse processo. Dessa maneira, diante da análise literária tornou-se evidente que a Educação Física no âmbito escolar ainda na infância é fundamental para o desenvolvimento motor." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12435_TB5639_30102025100813.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA CLARA CORDEIRO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARIA CLARA" "autor_email" => "mariaclaracordeiroedu@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO TABOSA DE ALMEIDA (ASCESUNITA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }