A IMPORTÂNCIA DO GRAFISMO NA ROTINA DA CRECHE E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127332 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5640 "inscrito_id" => 12525 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO GRAFISMO NA ROTINA DA CRECHE E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL" "resumo" => "desenvolvimento intelectual, emocional e social da criança, pois é por meio dele que surgem as primeiras expressões gráficas produzidas pelo ser humano, antes mesmo do contexto com o ambiente escolar. Também são mediantes os desenhos que são representados os sentimentos, desejos, a imaginação e fatos vivenciados em sua vida. O presente resumo apresenta o resultado da análise da implantação de experiências pedagógicas que favorecem o grafismo infantil de maneira regular na rotina de uma creche municipal localizada na cidade de Rio Largo- AL. Ao considerar a importância do grafismo na Educação Infantil esta pesquisa teve por objetivo geral investigar os desafios e possibilidades do grafismo para o desenvolvimento das crianças do grupo etário de três anos. Os objetivos específicos foram analisar quais são os fatores relevantes no processo de desenvolvimento da criança por meio do grafismo e identificar sua contribuição para a aquisição da escrita. A pesquisa proposta foi de cunho bibliográfico e qualitativo, fundamentada por importantes teóricos, como Piaget (2010), Luquet (1969) e Vygotsky (2007). Buscou-se responder o questionamento: qual a importância do grafismo no desenvolvimento integral da criança durante a Educação Infantil? Pode-se concluir que os desenhos também são importantes fontes de conhecimento e excelentes maneiras de se trabalhar a grafia, pois por meio deles a criança é capaz de contar histórias enquanto desenvolvem a coordenação motora fina. Os resultados avaliados por meio de observações, registros diários, análise das narrativas e entrevistas com agentes da comunidade escolar indicaram aumento nas práticas educativas dialógicas e desenvolvimento significativo de habilidades criativas, preditoras e de motricidade fina entre as crianças. Contudo, quando utilizado de maneira sistemática e com intencionalidade, o desenho também possibilita que a criança desenvolva a sensibilidade, a percepção, a criatividade e a imaginação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12525_TB5640_29102025214814.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAISSA MEDEIROS FRAZAO DE AZEVEDO" "autor_nome_curto" => "RAISSA" "autor_email" => "raissa.mfa2@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127332 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5640 "inscrito_id" => 12525 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO GRAFISMO NA ROTINA DA CRECHE E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL" "resumo" => "desenvolvimento intelectual, emocional e social da criança, pois é por meio dele que surgem as primeiras expressões gráficas produzidas pelo ser humano, antes mesmo do contexto com o ambiente escolar. Também são mediantes os desenhos que são representados os sentimentos, desejos, a imaginação e fatos vivenciados em sua vida. O presente resumo apresenta o resultado da análise da implantação de experiências pedagógicas que favorecem o grafismo infantil de maneira regular na rotina de uma creche municipal localizada na cidade de Rio Largo- AL. Ao considerar a importância do grafismo na Educação Infantil esta pesquisa teve por objetivo geral investigar os desafios e possibilidades do grafismo para o desenvolvimento das crianças do grupo etário de três anos. Os objetivos específicos foram analisar quais são os fatores relevantes no processo de desenvolvimento da criança por meio do grafismo e identificar sua contribuição para a aquisição da escrita. A pesquisa proposta foi de cunho bibliográfico e qualitativo, fundamentada por importantes teóricos, como Piaget (2010), Luquet (1969) e Vygotsky (2007). Buscou-se responder o questionamento: qual a importância do grafismo no desenvolvimento integral da criança durante a Educação Infantil? Pode-se concluir que os desenhos também são importantes fontes de conhecimento e excelentes maneiras de se trabalhar a grafia, pois por meio deles a criança é capaz de contar histórias enquanto desenvolvem a coordenação motora fina. Os resultados avaliados por meio de observações, registros diários, análise das narrativas e entrevistas com agentes da comunidade escolar indicaram aumento nas práticas educativas dialógicas e desenvolvimento significativo de habilidades criativas, preditoras e de motricidade fina entre as crianças. Contudo, quando utilizado de maneira sistemática e com intencionalidade, o desenho também possibilita que a criança desenvolva a sensibilidade, a percepção, a criatividade e a imaginação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12525_TB5640_29102025214814.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAISSA MEDEIROS FRAZAO DE AZEVEDO" "autor_nome_curto" => "RAISSA" "autor_email" => "raissa.mfa2@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }