INTERDISCIPLINARIDADE E PROJETOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CAMINHOS PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127333 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5641 "inscrito_id" => 14426 "titulo" => "INTERDISCIPLINARIDADE E PROJETOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CAMINHOS PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA" "resumo" => "O presente trabalho discute a aprendizagem infantil por meio de projetos e práticas pedagógicas interdisciplinares, com ênfase na Educação Infantil. Fundamentado nos estudos de Barbosa e Horn (2008) e Oliveira (2010), o texto adota uma abordagem qualitativa e reflexiva, com base em referenciais teórico-metodológicos que valorizam a criança como sujeito ativo no processo de aprendizagem. A proposta pedagógica centrada em projetos permite a articulação entre diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para a construção de saberes de forma integrada, significativa e contextualizada. Nesse sentido, a interdisciplinaridade é apontada como eixo norteador de práticas que rompem com a fragmentação do ensino e promovem a formação integral do educando, respeitando seus interesses, saberes prévios e múltiplas linguagens. A metodologia por projetos favorece a curiosidade, a investigação e o protagonismo infantil, proporcionando experiências que desenvolvem aspectos cognitivos, afetivos, sociais e culturais. A atuação do professor ganha destaque como mediador e organizador do ambiente educativo, assegurando intencionalidade pedagógica e promovendo uma escuta ativa das crianças. Entre os principais resultados observados, destaca-se a potencialidade dos projetos na ampliação da participação das crianças no cotidiano escolar, o fortalecimento de vínculos entre os sujeitos do processo educativo e a valorização das vivências infantis no planejamento pedagógico. Além disso, o trabalho evidencia que o desenvolvimento de projetos interdisciplinares favorece a aprendizagem significativa e a efetivação dos direitos de aprendizagem previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sendo fundamental o envolvimento da comunidade escolar e das famílias. Dessa forma, as práticas pedagógicas interdisciplinares, quando bem planejadas e intencionadas, promovem uma educação infantil mais democrática, crítica e transformadora." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14426_TB5641_30102025144552.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANESSA QUEIRÓS ALVES" "autor_nome_curto" => "VANESSA" "autor_email" => "vane_queiros@yahoo.com.br" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127333 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5641 "inscrito_id" => 14426 "titulo" => "INTERDISCIPLINARIDADE E PROJETOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CAMINHOS PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA" "resumo" => "O presente trabalho discute a aprendizagem infantil por meio de projetos e práticas pedagógicas interdisciplinares, com ênfase na Educação Infantil. Fundamentado nos estudos de Barbosa e Horn (2008) e Oliveira (2010), o texto adota uma abordagem qualitativa e reflexiva, com base em referenciais teórico-metodológicos que valorizam a criança como sujeito ativo no processo de aprendizagem. A proposta pedagógica centrada em projetos permite a articulação entre diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para a construção de saberes de forma integrada, significativa e contextualizada. Nesse sentido, a interdisciplinaridade é apontada como eixo norteador de práticas que rompem com a fragmentação do ensino e promovem a formação integral do educando, respeitando seus interesses, saberes prévios e múltiplas linguagens. A metodologia por projetos favorece a curiosidade, a investigação e o protagonismo infantil, proporcionando experiências que desenvolvem aspectos cognitivos, afetivos, sociais e culturais. A atuação do professor ganha destaque como mediador e organizador do ambiente educativo, assegurando intencionalidade pedagógica e promovendo uma escuta ativa das crianças. Entre os principais resultados observados, destaca-se a potencialidade dos projetos na ampliação da participação das crianças no cotidiano escolar, o fortalecimento de vínculos entre os sujeitos do processo educativo e a valorização das vivências infantis no planejamento pedagógico. Além disso, o trabalho evidencia que o desenvolvimento de projetos interdisciplinares favorece a aprendizagem significativa e a efetivação dos direitos de aprendizagem previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sendo fundamental o envolvimento da comunidade escolar e das famílias. Dessa forma, as práticas pedagógicas interdisciplinares, quando bem planejadas e intencionadas, promovem uma educação infantil mais democrática, crítica e transformadora." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14426_TB5641_30102025144552.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANESSA QUEIRÓS ALVES" "autor_nome_curto" => "VANESSA" "autor_email" => "vane_queiros@yahoo.com.br" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }