Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INTERDISCIPLINARIDADE E PROJETOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CAMINHOS PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho discute a aprendizagem infantil por meio de projetos e práticas pedagógicas interdisciplinares, com ênfase na Educação Infantil. Fundamentado nos estudos de Barbosa e Horn (2008) e Oliveira (2010), o texto adota uma abordagem qualitativa e reflexiva, com base em referenciais teórico-metodológicos que valorizam a criança como sujeito ativo no processo de aprendizagem. A proposta pedagógica centrada em projetos permite a articulação entre diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para a construção de saberes de forma integrada, significativa e contextualizada. Nesse sentido, a interdisciplinaridade é apontada como eixo norteador de práticas que rompem com a fragmentação do ensino e promovem a formação integral do educando, respeitando seus interesses, saberes prévios e múltiplas linguagens. A metodologia por projetos favorece a curiosidade, a investigação e o protagonismo infantil, proporcionando experiências que desenvolvem aspectos cognitivos, afetivos, sociais e culturais. A atuação do professor ganha destaque como mediador e organizador do ambiente educativo, assegurando intencionalidade pedagógica e promovendo uma escuta ativa das crianças. Entre os principais resultados observados, destaca-se a potencialidade dos projetos na ampliação da participação das crianças no cotidiano escolar, o fortalecimento de vínculos entre os sujeitos do processo educativo e a valorização das vivências infantis no planejamento pedagógico. Além disso, o trabalho evidencia que o desenvolvimento de projetos interdisciplinares favorece a aprendizagem significativa e a efetivação dos direitos de aprendizagem previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sendo fundamental o envolvimento da comunidade escolar e das famílias. Dessa forma, as práticas pedagógicas interdisciplinares, quando bem planejadas e intencionadas, promovem uma educação infantil mais democrática, crítica e transformadora.

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