JOGO DA MEMÓRIA COMO UMA FERRAMENTA LÚDICA NO ENSINO DE VERMINOSES
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127342 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5658 "inscrito_id" => 14146 "titulo" => "JOGO DA MEMÓRIA COMO UMA FERRAMENTA LÚDICA NO ENSINO DE VERMINOSES" "resumo" => "Verminoses são doenças causadas por vermes parasitas que podem habitar diferentes partes do corpo humano, como o intestino, os pulmões e tecidos. Esse tema é abordado na disciplina de biologia do segundo ano do ensino médio, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Esse conteúdo relaciona diretamente com o conhecimento sobre saneamento básico e saúde pública, permitindo a conscientização acerca das doenças causadas por vermes e a importância de medidas preventivas. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi propor um recurso lúdico e interativo para reforçar o aprendizado sobre verminoses de forma divertida e didática, utilizando um jogo de memória. O jogo foi desenvolvido na plataforma digital Canva, utilizando a versão gratuita. O jogo contém 36 cartas divididas em categorias: oito com o agente causador da doença, oito com imagens de verminoses e como são popularmente conhecidas, oito sobre o ciclo de vida, oito sobre ações de profilaxia e quatro cartas de penalidades, simulando situações de contaminações pelos vermes. A gamificação do conteúdo demonstra ser eficaz no ensino, pois além de atrair a atenção dos alunos, é possível reforçar conceitos fundamentais, proporcionando uma experiência educativa interativa e informativa. Dessa forma, o jogo da memória indica ser uma ferramenta de aprendizado significativa para facilitar o estudo sobre verminoses. Além de fixar o conteúdo, contribui para a conscientização dos estudantes sobre profilaxia e tratamentos de saúde, reforçando a importância do saneamento básico e da saúde pública." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14146_TB5658_30102025215158.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENNATA SILVA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "RENNATA" "autor_email" => "rennata.lima@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127342 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5658 "inscrito_id" => 14146 "titulo" => "JOGO DA MEMÓRIA COMO UMA FERRAMENTA LÚDICA NO ENSINO DE VERMINOSES" "resumo" => "Verminoses são doenças causadas por vermes parasitas que podem habitar diferentes partes do corpo humano, como o intestino, os pulmões e tecidos. Esse tema é abordado na disciplina de biologia do segundo ano do ensino médio, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Esse conteúdo relaciona diretamente com o conhecimento sobre saneamento básico e saúde pública, permitindo a conscientização acerca das doenças causadas por vermes e a importância de medidas preventivas. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi propor um recurso lúdico e interativo para reforçar o aprendizado sobre verminoses de forma divertida e didática, utilizando um jogo de memória. O jogo foi desenvolvido na plataforma digital Canva, utilizando a versão gratuita. O jogo contém 36 cartas divididas em categorias: oito com o agente causador da doença, oito com imagens de verminoses e como são popularmente conhecidas, oito sobre o ciclo de vida, oito sobre ações de profilaxia e quatro cartas de penalidades, simulando situações de contaminações pelos vermes. A gamificação do conteúdo demonstra ser eficaz no ensino, pois além de atrair a atenção dos alunos, é possível reforçar conceitos fundamentais, proporcionando uma experiência educativa interativa e informativa. Dessa forma, o jogo da memória indica ser uma ferramenta de aprendizado significativa para facilitar o estudo sobre verminoses. Além de fixar o conteúdo, contribui para a conscientização dos estudantes sobre profilaxia e tratamentos de saúde, reforçando a importância do saneamento básico e da saúde pública." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14146_TB5658_30102025215158.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENNATA SILVA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "RENNATA" "autor_email" => "rennata.lima@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }