REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES SOBRE OS DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA INCLUSÃO EDUCACIONAL DE ALUNOS SURDOS NO IFPA- CAMPUS CASTANHAL.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127349 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5671 "inscrito_id" => 8046 "titulo" => "REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES SOBRE OS DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA INCLUSÃO EDUCACIONAL DE ALUNOS SURDOS NO IFPA- CAMPUS CASTANHAL." "resumo" => "A Pessoa com Deficiência, incluindo a Pessoa Surda, tem garantido na atualidade brasileira, de acordo com as legislações vigentes, o acesso ao nível técnico e/ou superior. Alguns dispositivos legais são as Lei nº 10.436/ 2002, Lei º 13.146/ 2015 e o Decreto nº 5.626/200. A inserção de alunos surdos nas Instituições de ensino materializa cada vez mais as práticas de respeito às diferenças, as identidades e a alteridade do outro. Este trabalho busca responder a seguinte problemática: quais são as representações sociais (RS) de professores sobre os desafios e possibilidades na inclusão educacional de estudantes surdos no IFPA/Campus Castanhal, buscando identificar as implicações destas representações na aprendizagem e no processo de acessibilidade dos graduandos surdos? Como objetivo geral buscou-se analisar as RS de professores Representações Sociais de professores sobre os desafios e possibilidades na inclusão educacional de Estudantes surdos no IFPA/Campus Castanhal, buscando identificar as implicações destas representações na aprendizagem e no processo de acessibilidade dos estudantes surdos. Realizou-se uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa com ênfase na Teoria das Representações Sociais de característica processual de Moscovici (2009). Os entrevistados foram 10 (dez) professores do IFPA Campus Castanhal. Na sistematização e análise dos dados, utilizou-se a técnica da Análise de Conteúdo de Bardin (2010). De acordo com os resultados constatou-se 10 (dez) RS sobre os desafios e possibilidades na inclusão educacional de alunos surdos no IFPA Campus Castanhal, sendo: um direito legal o acesso e a permanência dos educandos surdos na instituição, necessário para promoção da inclusão e garantia da acessibilidade, porém desafiadora, pois oportuniza que os educadores e educadoras conheçam uma outra língua e cultura, para relaciona-se com o outro diferente. Entretanto é essencial para a formação de uma educação e sociedade harmonizadora e inclusiva na efetivação da cidadania do sujeito surdo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8046_TB5671_27102025170317.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SANDRO SOARES RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "Sandro Rodrigue" "autor_email" => "sandro.rodrigues@ifpa.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127349 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5671 "inscrito_id" => 8046 "titulo" => "REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES SOBRE OS DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA INCLUSÃO EDUCACIONAL DE ALUNOS SURDOS NO IFPA- CAMPUS CASTANHAL." "resumo" => "A Pessoa com Deficiência, incluindo a Pessoa Surda, tem garantido na atualidade brasileira, de acordo com as legislações vigentes, o acesso ao nível técnico e/ou superior. Alguns dispositivos legais são as Lei nº 10.436/ 2002, Lei º 13.146/ 2015 e o Decreto nº 5.626/200. A inserção de alunos surdos nas Instituições de ensino materializa cada vez mais as práticas de respeito às diferenças, as identidades e a alteridade do outro. Este trabalho busca responder a seguinte problemática: quais são as representações sociais (RS) de professores sobre os desafios e possibilidades na inclusão educacional de estudantes surdos no IFPA/Campus Castanhal, buscando identificar as implicações destas representações na aprendizagem e no processo de acessibilidade dos graduandos surdos? Como objetivo geral buscou-se analisar as RS de professores Representações Sociais de professores sobre os desafios e possibilidades na inclusão educacional de Estudantes surdos no IFPA/Campus Castanhal, buscando identificar as implicações destas representações na aprendizagem e no processo de acessibilidade dos estudantes surdos. Realizou-se uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa com ênfase na Teoria das Representações Sociais de característica processual de Moscovici (2009). Os entrevistados foram 10 (dez) professores do IFPA Campus Castanhal. Na sistematização e análise dos dados, utilizou-se a técnica da Análise de Conteúdo de Bardin (2010). De acordo com os resultados constatou-se 10 (dez) RS sobre os desafios e possibilidades na inclusão educacional de alunos surdos no IFPA Campus Castanhal, sendo: um direito legal o acesso e a permanência dos educandos surdos na instituição, necessário para promoção da inclusão e garantia da acessibilidade, porém desafiadora, pois oportuniza que os educadores e educadoras conheçam uma outra língua e cultura, para relaciona-se com o outro diferente. Entretanto é essencial para a formação de uma educação e sociedade harmonizadora e inclusiva na efetivação da cidadania do sujeito surdo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8046_TB5671_27102025170317.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SANDRO SOARES RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "Sandro Rodrigue" "autor_email" => "sandro.rodrigues@ifpa.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }