Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS NO ENSINO DE ANFÍBIOS DURANTE O CONTEXTO DA EDUCAÇÃO REMOTA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O ensino de Biologia enfrenta o desafio constante de tornar os conteúdos relevantes e atrativos para os estudantes, especialmente em temas que abordam a biodiversidade e a conservação dos seres vivos. Diante disso,  o presente trabalho objetivou verificar o impacto das atividades lúdicas sobre o ensino de anfíbios na educação básica. A pesquisa foi desenvolvida numa escola pública da cidade de Mossoró (RN), com vinte alunos da segunda série do ensino médio, durante os meses de julho e agosto de 2021. Devido às consequências da pandemia da COVID-19, as aplicações ocorreram em três etapas no formato remoto. Primeiramente,  foi aplicado um questionário diagnóstico para identificar o conhecimento prévio dos estudantes sobre o grupo dos anfíbios  (características gerais, ecologia, anatomia e fisiologia). Na segunda etapa, foram ministradas aulas teóricas dialogadas, utilizando recursos audiovisuais como apoio à construção coletiva do conhecimento. Por fim, ocorreu a aplicação de atividades lúdicas, onde as questões do questionário diagnóstico foram inseridas no jogo Kahoot, na perspectiva de validar o conhecimento obtido durante as aulas. Os dados foram processados no Excel e analisados quantitativamente. Os resultados do questionário prévio revelaram que a maioria dos alunos não soube identificar os representantes dos anuros (54%). Por outro lado, responderam corretamente sobre os mecanismos fisiológicos de regulação da pele (82%) e da temperatura (82%), estágio de desenvolvimento (82%) e anatomia das glândulas (64%). Após a utilização dos recursos tecnológicos, observou-se um aumento significativo no número de respostas corretas referentes aos representantes dos anuros (86%), à regulação da pele (96%) e da temperatura (100%), ao estágio de desenvolvimento (100%) e à anatomia das glândulas (90%).Tais resultados mostram que a ludicidade impactou positivamente na construção do conhecimento, tornando o aprendizado mais significativo. Assim, esse estudo destaca a importância da inovação metodológica no ensino de Biologia para promover o engajamento estudantil.

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