Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA SOBRE OS DISCURSOS DO ENSINO MÉDIO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho encarrega-se de analisar os discursos produzidos frente aos debates travados sobre a temática de reformulação do Novo Ensino Médio. A reforma, sancionada em 2024, é um produto de debates entre representações sociais e políticas ao longo do tempo em torno das diretrizes estabelecidas para a reforma em 2017. Nesse período estabeleceu-se uma discussão sobre a temática que tem sido alvo de muitos debates e que tem gerado opiniões adversas. À vista disso, temos por objetivo geral analisar os discursos veiculados na mídia digital sobre o Novo Ensino Médio (NEM) entre os anos de 2022 e 2024. Os objetivos específicos se ocupam de: I) realizar uma revisão bibliográfica sobre a temática; II) identificar e categorizar os aspectos positivos nos discursos sobre o (NEM); e III) identificar e categorizar os aspectos negativos nos discursos sobre o (NEM). Para atender às dimensões deste estudo analítico-discursivo, estruturamos a discussão teórica a partir do debate sobre o Novo Ensino Médio mediados pelo texto-base publicado em 2017 e a lei do texto final sancionado em 2024. Metodologicamente, esta pesquisa é caracterizada como qualitativa de caráter descritivo, inscrita no campo da análise de conteúdo. No que diz respeito aos resultados assinalamos dois pontos: primeiramente foram analisados discursos e destacados pontos positivos e negativos em relação à nova lei. Por fim, ressaltamos que há um enfoque na formação centrada no desenvolvimento de competências técnicas e habilidades, evidenciando o lugar da formação de empreendimento para os jovens atenderem às demandas do mercado trabalhista, subjacentes aos discursos.

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