Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA INCLUSÃO ESCOLAR DO TDAH

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O TDAH é um transtorno neurobiológico com causa genéticas, caracterizado pela tríade impulsividade-hiperatividade-desatenção. Nas escolas é necessário tomar os devidos cuidados para a real inclusão desses alunos, sendo importante a identificação dos sintomas pelos professores para que estratégias e metodologias sejam adotadas a fim de impedir a evasão e reprovação, atingindo os reais objetivos da inclusão escolar. Os professores devem ter conhecimento dos sintomas inerentes ao transtorno, observar seus alunos e identificar possíveis portadores. Esse trabalho objetiva compreender o grau de conhecimento dos professores de Educação Física para lidar com esse público. Através de pesquisa de campo, com aplicação de questionário contendo 17 questões envolvendo perguntas dissertativas e objetivas, esse trabalho buscou compreender o nível de conhecimento para esses profissionais desempenharem seu trabalho com alunos portadores de TDAH. Conclui-se que é preciso maior capacitação através de cursos de atualização, pós-graduação e seminários voltados para compreender as características desse transtorno e auxiliar essas crianças. Constatou-se também que ainda há uma grande diferença entre as escolas públicas e privadas, sendo que estas oferecem mais condições para o trabalho atingir melhores resultados. Torna-se necessário maior capacitação desses profissionais a respeito das peculiaridades que envolvem o TDAH e a adoção de metodologias e estratégias que facilitem o processo de ensino-aprendizagem. A Educação Física é uma disciplina que pode atender plenamente esse objetivo no sentido de minimizar e até extinguir os sintomas que interferem no desenvolvimento da criança portadora de TDAH, posto ser uma disciplina que trabalha o ser integral e em seu próprio movimento, o que no TDAH é bem peculiar.

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