Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO INTERCULTURAL INDÍGENA COM ENFOQUE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA: ANÁLISE DOS CURSOS DE LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA (PARFOR EQUIDADE) EM MATO GROSSO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A formação de professores indígenas constitui uma educação que respeite e valorize a diversidade cultural, promovendo o direito à inclusão. No contexto do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR Equidade), é imprescindível a inserção da temática da Educação Especial e Inclusiva, levando em consideração as particularidades culturais e as necessidades específicas dos povos indígenas. Esta pesquisa tem como objetivo investigar o currículo dos cursos de licenciatura intercultural indígena oferecidos pelo PARFOR Equidade no estado de Mato Grosso, analisando como esses programas de formação inicial incorporam elementos da educação especial e inclusiva em seus currículos e verificando a adequação das abordagens pedagógicas utilizadas para atender estudantes público da educação especial no contexto das escolas interculturais indígenas. Teoricamente, esta pesquisa se fundamenta em pesquisadores que discutem a Educação Inclusiva, como Brasil (2023), Mantoan (2003), além de autores que abordam a educação intercultural e específica, como Neto (2016), Candau (2009) e Walsh (2009). A metodologia adotada foi de abordagem qualitativa, com procedimentos bibliográficos e de análise documental dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC). Os resultados indicam que a educação intercultural indígena no estado de Mato Grosso é oferecida por duas universidades públicas. No entanto, apenas uma delas inclui, em seu PPC, uma disciplina de Educação Especial e Inclusiva. Essa constatação evidencia uma lacuna na formação dos professores indígenas, sobretudo considerando que o público da educação especial e inclusiva já é realidade nas escolas interculturais. Incluir essa temática nos currículos é essencial para preparar futuros docentes a enfrentar as demandas pedagógicas e os desafios do atendimento a estudantes com necessidades educacionais especiais no contexto indígena. Portanto, é fundamental que os cursos de licenciatura intercultural indígena contemplem, de forma estruturada e fundamentada, discussões sobre práticas pedagógicas inclusivas, garantindo uma formação que respeite as especificidades culturais e os direitos dos povos originários.

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