EDUCAÇÃO INTERCULTURAL INDÍGENA COM ENFOQUE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA: ANÁLISE DOS CURSOS DE LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA (PARFOR EQUIDADE) EM MATO GROSSO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127361 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5694 "inscrito_id" => 14051 "titulo" => "EDUCAÇÃO INTERCULTURAL INDÍGENA COM ENFOQUE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA: ANÁLISE DOS CURSOS DE LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA (PARFOR EQUIDADE) EM MATO GROSSO" "resumo" => "A formação de professores indígenas constitui uma educação que respeite e valorize a diversidade cultural, promovendo o direito à inclusão. No contexto do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR Equidade), é imprescindível a inserção da temática da Educação Especial e Inclusiva, levando em consideração as particularidades culturais e as necessidades específicas dos povos indígenas. Esta pesquisa tem como objetivo investigar o currículo dos cursos de licenciatura intercultural indígena oferecidos pelo PARFOR Equidade no estado de Mato Grosso, analisando como esses programas de formação inicial incorporam elementos da educação especial e inclusiva em seus currículos e verificando a adequação das abordagens pedagógicas utilizadas para atender estudantes público da educação especial no contexto das escolas interculturais indígenas. Teoricamente, esta pesquisa se fundamenta em pesquisadores que discutem a Educação Inclusiva, como Brasil (2023), Mantoan (2003), além de autores que abordam a educação intercultural e específica, como Neto (2016), Candau (2009) e Walsh (2009). A metodologia adotada foi de abordagem qualitativa, com procedimentos bibliográficos e de análise documental dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC). Os resultados indicam que a educação intercultural indígena no estado de Mato Grosso é oferecida por duas universidades públicas. No entanto, apenas uma delas inclui, em seu PPC, uma disciplina de Educação Especial e Inclusiva. Essa constatação evidencia uma lacuna na formação dos professores indígenas, sobretudo considerando que o público da educação especial e inclusiva já é realidade nas escolas interculturais. Incluir essa temática nos currículos é essencial para preparar futuros docentes a enfrentar as demandas pedagógicas e os desafios do atendimento a estudantes com necessidades educacionais especiais no contexto indígena. Portanto, é fundamental que os cursos de licenciatura intercultural indígena contemplem, de forma estruturada e fundamentada, discussões sobre práticas pedagógicas inclusivas, garantindo uma formação que respeite as especificidades culturais e os direitos dos povos originários." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14051_TB5694_28102025183738.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE FERNANDA VENTURA SAVIO LEITE" "autor_nome_curto" => "ALINE" "autor_email" => "alinesavio.as@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127361 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5694 "inscrito_id" => 14051 "titulo" => "EDUCAÇÃO INTERCULTURAL INDÍGENA COM ENFOQUE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA: ANÁLISE DOS CURSOS DE LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA (PARFOR EQUIDADE) EM MATO GROSSO" "resumo" => "A formação de professores indígenas constitui uma educação que respeite e valorize a diversidade cultural, promovendo o direito à inclusão. No contexto do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR Equidade), é imprescindível a inserção da temática da Educação Especial e Inclusiva, levando em consideração as particularidades culturais e as necessidades específicas dos povos indígenas. Esta pesquisa tem como objetivo investigar o currículo dos cursos de licenciatura intercultural indígena oferecidos pelo PARFOR Equidade no estado de Mato Grosso, analisando como esses programas de formação inicial incorporam elementos da educação especial e inclusiva em seus currículos e verificando a adequação das abordagens pedagógicas utilizadas para atender estudantes público da educação especial no contexto das escolas interculturais indígenas. Teoricamente, esta pesquisa se fundamenta em pesquisadores que discutem a Educação Inclusiva, como Brasil (2023), Mantoan (2003), além de autores que abordam a educação intercultural e específica, como Neto (2016), Candau (2009) e Walsh (2009). A metodologia adotada foi de abordagem qualitativa, com procedimentos bibliográficos e de análise documental dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC). Os resultados indicam que a educação intercultural indígena no estado de Mato Grosso é oferecida por duas universidades públicas. No entanto, apenas uma delas inclui, em seu PPC, uma disciplina de Educação Especial e Inclusiva. Essa constatação evidencia uma lacuna na formação dos professores indígenas, sobretudo considerando que o público da educação especial e inclusiva já é realidade nas escolas interculturais. Incluir essa temática nos currículos é essencial para preparar futuros docentes a enfrentar as demandas pedagógicas e os desafios do atendimento a estudantes com necessidades educacionais especiais no contexto indígena. Portanto, é fundamental que os cursos de licenciatura intercultural indígena contemplem, de forma estruturada e fundamentada, discussões sobre práticas pedagógicas inclusivas, garantindo uma formação que respeite as especificidades culturais e os direitos dos povos originários." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14051_TB5694_28102025183738.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE FERNANDA VENTURA SAVIO LEITE" "autor_nome_curto" => "ALINE" "autor_email" => "alinesavio.as@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }