OFICINA PEDAGÓGICA COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR NO ENSINO MÉDIO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127368 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5703 "inscrito_id" => 9189 "titulo" => "OFICINA PEDAGÓGICA COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A oficina pedagógica é uma forma de metodologia ativa que possibilita a construção coletiva de saberes, a partir da socialização em grupo entre o educador e educandos, em que ocorre a contextualização do objeto de estudo e a oportunidade dos participantes refletirem não apenas os resultados, mas durante todo o processo da prática, com a finalidade de assimilação do conhecimento. Nessa perspectiva, objetivou-se analisar a importância da utilização de oficinas pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem, especificamente da temática de Biologia Celular abordada durante o Ensino Médio. A oficina foi realizada na Escola Professora Antônia Rangel de Farias em João Pessoa com cerca de 25 estudantes da 2ª série e foi aplicada em três momentos, onde no primeiro foi realizado uma revisão expositiva e dialogada com a utilização de slides para relembrar conceitos já introduzidos aos estudantes pela docente de Biologia da escola. No segundo momento, ocorreu a aplicação de um jogo didático de associação, em que os estudantes foram capazes de relacionar conceitos e funções com as estruturas celulares apresentadas. No terceiro momento, foi solicitada a elaboração de um texto individual para os alunos, com o intuito de resumir os conhecimentos assimilados, além de oportunizar um espaço de opiniões e sugestões. A partir da leitura dos textos, os estudantes levantaram características que aprenderam na oficina, como diferença de células procariontes e eucariontes, além de apresentarem opniões positivas acerca do jogo didático e das metodologias utilizadas durante o processo. Dessa forma, foi possível identificar que o jogo didático e o texto elaborado ao final da oficina facilitaram o ensino e aprendizagem, visto que os estudantes conseguiram relacionar o conteúdo na prática e reelembraram conceitos, além de proporcionarem feedbacks positivos da dinâmica, evidenciando que a oficina pedagófica teve um resultado satisfatório." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9189_TB5703_23102025203255.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LORENA DE FREITAS SOLIZ" "autor_nome_curto" => "LORENA" "autor_email" => "lorena.soliz@academico.ufpb.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127368 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5703 "inscrito_id" => 9189 "titulo" => "OFICINA PEDAGÓGICA COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A oficina pedagógica é uma forma de metodologia ativa que possibilita a construção coletiva de saberes, a partir da socialização em grupo entre o educador e educandos, em que ocorre a contextualização do objeto de estudo e a oportunidade dos participantes refletirem não apenas os resultados, mas durante todo o processo da prática, com a finalidade de assimilação do conhecimento. Nessa perspectiva, objetivou-se analisar a importância da utilização de oficinas pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem, especificamente da temática de Biologia Celular abordada durante o Ensino Médio. A oficina foi realizada na Escola Professora Antônia Rangel de Farias em João Pessoa com cerca de 25 estudantes da 2ª série e foi aplicada em três momentos, onde no primeiro foi realizado uma revisão expositiva e dialogada com a utilização de slides para relembrar conceitos já introduzidos aos estudantes pela docente de Biologia da escola. No segundo momento, ocorreu a aplicação de um jogo didático de associação, em que os estudantes foram capazes de relacionar conceitos e funções com as estruturas celulares apresentadas. No terceiro momento, foi solicitada a elaboração de um texto individual para os alunos, com o intuito de resumir os conhecimentos assimilados, além de oportunizar um espaço de opiniões e sugestões. A partir da leitura dos textos, os estudantes levantaram características que aprenderam na oficina, como diferença de células procariontes e eucariontes, além de apresentarem opniões positivas acerca do jogo didático e das metodologias utilizadas durante o processo. Dessa forma, foi possível identificar que o jogo didático e o texto elaborado ao final da oficina facilitaram o ensino e aprendizagem, visto que os estudantes conseguiram relacionar o conteúdo na prática e reelembraram conceitos, além de proporcionarem feedbacks positivos da dinâmica, evidenciando que a oficina pedagófica teve um resultado satisfatório." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9189_TB5703_23102025203255.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LORENA DE FREITAS SOLIZ" "autor_nome_curto" => "LORENA" "autor_email" => "lorena.soliz@academico.ufpb.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }