Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO CRÍTICA, MOMENTOS PEDAGÓGICOS E O CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES SUBSEQUENTE DO IFC: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A Educação Profissional e Tecnológica tem como princípios a formação politécnica e omnilateral e possui um papel fundamental na construção de uma formação humana integral e emancipadora. Para tanto, visando esta formação é importante desenvolver nos estudantes, sujeitos desta educação, uma reflexão crítica acerca do mundo no qual estão inseridos. Ainda, infere-se que é difícil conceber estas reflexões críticas dentro uma educação pautada na racionalidade técnica ou com viés tecnicista, comumente presente em cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio, por exemplo. Partindo destes pressupostos, este artigo busca, através de uma Pesquisa Documental avaliar qualitativamente a presença de Educação Crítica (EC) descrita por Ole Skovsmose (2015) bem como dos Três Momentos Pedagógicos (TMP) concebidos por Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2018), dentro do currículo dos Cursos Técnicos Subsequentes do Instituto Federal Catarinense (IFC), mais especificamente do Curso Técnico em Edificações Subsequente ao Ensino Médio (CTESEM) do Campus Fraiburgo. Em complemento ao disposto, a pesquisa também analisa documentações relativas à Educação Profissional Tecnológica de Nível Médio Subsequente externas ao IFC, com o objetivo de identificar congruências e controvérsias acerca dos temas estudados. Portanto, para sua construção, a presente pesquisa amparou-se nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) do CTESEM - IFC, nos Planos de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFC, nas Diretrizes Curriculares da Educação Profissional Técnica de Ensino Médio e demais legislações nacional e do IFC que tratam do tema. Os resultados obtidos demonstram que grande parte da documentação analisada versa sobre a EC e, também identificou-se parcialmente aspectos inerentes aos TMP, contudo, em uma ótica mais estrita do CTESEM, há muito a ser debatido e implementado sobre os temas abordados neste artigo, objetivando-se a formação humana integral e emancipadora dos discentes do referido curso.

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