Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INSTRUMENTOS AVALIATIVOS DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): REFLEXÕES E PRÁTICAS INCLUSIVAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 127378
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5735
    "inscrito_id" => 13635
    "titulo" => "INSTRUMENTOS AVALIATIVOS DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): REFLEXÕES E PRÁTICAS INCLUSIVAS"
    "resumo" => "Neste artigo, apresenta-se a Educação Especial, mediante uma perspectiva inclusiva, a partir do atendimento educacional dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que diz respeito ao indivíduo com dificuldades qualitativas na interação social, na linguagem, com presença de movimentos estereotipados e repetitivos (APA, 2014). Diante do fato de que tais estudantes possuem suas especificidades quanto à linguagem e, portanto, requerem um ensino diferenciado, avaliações flexibilizadas se mostram necessárias ao processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Língua Portuguesa (Bagno, 1999; Mota; Silva, 2022). Além disso, seus professores necessitam de orientações voltadas a esse fim e formação em serviço para alternativas de flexibilização, tanto curricular quanto pedagógica, a fim de potencializar a aprendizagem dos estudantes com TEA. Nesse sentido, a discussão em questão visa analisar a flexibilização de instrumentos avaliativos utilizados pelos professores de Língua Portuguesa para estudantes com TEA, pensando reflexões e práticas inclusivas para o processo de aprendizagem. Este estudo é de natureza qualitativa e colaborativa, caracterizada pela investigação das práticas inclusivas dos professores de Língua Portuguesa em uma escola particular de ensino, os quais já lecionam a estudantes com TEA. A respeito da análise de avaliações, o intuito é a verificação de como o currículo escolar e as práticas docentes estão alinhados com o direito da pessoa ao aprendizado. Os resultados encontrados apontam que esses professores encontram dificuldade em flexibilizar as atividades avaliativas elaboradas, visto que esses estudantes apresentam características diversas, e, frequentemente, os objetos de aprendizagem abordados em sala de aula divergem dos prescritos no currículo comum. Fazem-se necessárias novas pesquisas que respondam às carências reais dos professores e, dessa forma, auxiliem no processo de aprendizagem dos estudantes com TEA. A formação continuada se configura como promissora no fazer docente, ao potencializar a inclusão escolar, pensando o acesso, a participação, a permanência e a aprendizagem dos conteúdos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID13635_TB5735_05112025101247.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAIRA LISBOA VERAS PAES"
    "autor_nome_curto" => "MAIRA VERAS"
    "autor_email" => "maira.paes.profei.t5@alunos.uneal.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL (UNEAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 127378
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5735
    "inscrito_id" => 13635
    "titulo" => "INSTRUMENTOS AVALIATIVOS DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): REFLEXÕES E PRÁTICAS INCLUSIVAS"
    "resumo" => "Neste artigo, apresenta-se a Educação Especial, mediante uma perspectiva inclusiva, a partir do atendimento educacional dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que diz respeito ao indivíduo com dificuldades qualitativas na interação social, na linguagem, com presença de movimentos estereotipados e repetitivos (APA, 2014). Diante do fato de que tais estudantes possuem suas especificidades quanto à linguagem e, portanto, requerem um ensino diferenciado, avaliações flexibilizadas se mostram necessárias ao processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Língua Portuguesa (Bagno, 1999; Mota; Silva, 2022). Além disso, seus professores necessitam de orientações voltadas a esse fim e formação em serviço para alternativas de flexibilização, tanto curricular quanto pedagógica, a fim de potencializar a aprendizagem dos estudantes com TEA. Nesse sentido, a discussão em questão visa analisar a flexibilização de instrumentos avaliativos utilizados pelos professores de Língua Portuguesa para estudantes com TEA, pensando reflexões e práticas inclusivas para o processo de aprendizagem. Este estudo é de natureza qualitativa e colaborativa, caracterizada pela investigação das práticas inclusivas dos professores de Língua Portuguesa em uma escola particular de ensino, os quais já lecionam a estudantes com TEA. A respeito da análise de avaliações, o intuito é a verificação de como o currículo escolar e as práticas docentes estão alinhados com o direito da pessoa ao aprendizado. Os resultados encontrados apontam que esses professores encontram dificuldade em flexibilizar as atividades avaliativas elaboradas, visto que esses estudantes apresentam características diversas, e, frequentemente, os objetos de aprendizagem abordados em sala de aula divergem dos prescritos no currículo comum. Fazem-se necessárias novas pesquisas que respondam às carências reais dos professores e, dessa forma, auxiliem no processo de aprendizagem dos estudantes com TEA. A formação continuada se configura como promissora no fazer docente, ao potencializar a inclusão escolar, pensando o acesso, a participação, a permanência e a aprendizagem dos conteúdos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID13635_TB5735_05112025101247.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAIRA LISBOA VERAS PAES"
    "autor_nome_curto" => "MAIRA VERAS"
    "autor_email" => "maira.paes.profei.t5@alunos.uneal.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL (UNEAL)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Neste artigo, apresenta-se a Educação Especial, mediante uma perspectiva inclusiva, a partir do atendimento educacional dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que diz respeito ao indivíduo com dificuldades qualitativas na interação social, na linguagem, com presença de movimentos estereotipados e repetitivos (APA, 2014). Diante do fato de que tais estudantes possuem suas especificidades quanto à linguagem e, portanto, requerem um ensino diferenciado, avaliações flexibilizadas se mostram necessárias ao processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Língua Portuguesa (Bagno, 1999; Mota; Silva, 2022). Além disso, seus professores necessitam de orientações voltadas a esse fim e formação em serviço para alternativas de flexibilização, tanto curricular quanto pedagógica, a fim de potencializar a aprendizagem dos estudantes com TEA. Nesse sentido, a discussão em questão visa analisar a flexibilização de instrumentos avaliativos utilizados pelos professores de Língua Portuguesa para estudantes com TEA, pensando reflexões e práticas inclusivas para o processo de aprendizagem. Este estudo é de natureza qualitativa e colaborativa, caracterizada pela investigação das práticas inclusivas dos professores de Língua Portuguesa em uma escola particular de ensino, os quais já lecionam a estudantes com TEA. A respeito da análise de avaliações, o intuito é a verificação de como o currículo escolar e as práticas docentes estão alinhados com o direito da pessoa ao aprendizado. Os resultados encontrados apontam que esses professores encontram dificuldade em flexibilizar as atividades avaliativas elaboradas, visto que esses estudantes apresentam características diversas, e, frequentemente, os objetos de aprendizagem abordados em sala de aula divergem dos prescritos no currículo comum. Fazem-se necessárias novas pesquisas que respondam às carências reais dos professores e, dessa forma, auxiliem no processo de aprendizagem dos estudantes com TEA. A formação continuada se configura como promissora no fazer docente, ao potencializar a inclusão escolar, pensando o acesso, a participação, a permanência e a aprendizagem dos conteúdos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.