Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DE GEOGRAFIA E A EDUCAÇÃO DO CAMPO NO CONTEXTO DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO E IMPLANTAÇÃO DA BNCC: UMA EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL EM BOM JESUS – PI.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A educação brasileira passou por diversas reformas, desde a LDB de 1961 até a BNCC e a reforma do ensino médio em 2017, que foi modificada em 2024 pela Lei nº 14.945. Essas mudanças alteraram a estrutura curricular e o tempo dedicado à Geografia, que passou a fazer parte da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Diante disso, e do contexto específico da Educação do Campo em uma escola da rede estadual em Bom Jesus-PI, o presente estudo objetivou: examinar a matriz curricular da disciplina de Geografia após a implementação da Reforma do Ensino Médio e da BNCC, investigar os impactos desta Reforma na estruturação da disciplina de Geografia, considerando carga horária, conteúdos e metodologias, bem como identificar como estas reformas se contrapõe aos princípios e concepções da Educação do Campo. O estudo seguiu a metodologia da pesquisa qualitativa, elegendo como fonte fundamental de pesquisa a análise documental, dando especial atenção ao texto da BNCC e a análise bibliográfica. Nessa perspectiva, tomou-se como referencial teórico os trabalhos de Cavalcanti (2012), Kaercher (2016), Straforini (2011), Portela (2018), entre outros autores que discutem questões referentes ao currículo e o ensino de Geografia. Como resultados, observou-se que a Geografia no contexto da reforma do Ensino Médio e da implantação da BNCC, vê-se diluída no currículo. Essa perda de conteúdo, de carga horária e categorias de análise, impõe uma realidade de limitação ao acesso a conhecimentos importantes para a compreensão crítica da realidade espacial e social, contribuindo para a reprodução de conhecimentos deslocados dos territórios dos educandos e educadores do campo.

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