O CENÁRIO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL E DA PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE NO AGRESTE DE PERNAMBUCO: PERSPECTIVAS E DESAFIOS FRENTE A ESTA POLÍTICA CURRICULAR
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127383 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5742 "inscrito_id" => 1288 "titulo" => "O CENÁRIO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL E DA PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE NO AGRESTE DE PERNAMBUCO: PERSPECTIVAS E DESAFIOS FRENTE A ESTA POLÍTICA CURRICULAR" "resumo" => "Este artigo teve como objetivo compreender a profissionalização docente dentro do cenário das políticas educacionais e curriculares no âmbito Educação Integral ofertada nas escolas da região do Agreste Pernambucano. Partindo da compreensão de que o trabalho docente não se limita à sala de aula, mas envolve também aspectos estruturais, formativos e políticos, analisamos de que forma a implementação da educação integral repercute na prática profissional dos professores, principalmente no que se refere às condições de trabalho oferecidas. Para isto, dialogamos com autores como Moll (2009) e Gadotti (2009) que discutem a importância de uma abordagem integral na educação, enquanto Machado (1995) e Silva, Almeida e Marinho (2024) exploram as condições da profissionalização docente no Brasil. Este arcabouço teórico foi conjugado com a realização de entrevistas semiestruturadas com professores/as atuantes em escolas de Educação Integral na região supracitada. A análise dos dados coletados seguiu uma abordagem indutiva (Lakatos, Marconi, 2003), que nos permite derivar conclusões a partir das experiências reais relatadas pelos participantes, buscando destacar os elementos mais recorrentes e significativos nos discursos dos entrevistados. Os resultados apontaram que a implementação da Educação Integral no Agreste Pernambucano apresenta defasagens importantes, revelando limitações que vão desde a sobrecarga de trabalho docente, baixos salários, falta de estrutura adequada nas escolas, até a ausência de formação continuada específica para atuação nesse modelo de ensino. Tais fragilidades impactam diretamente na qualidade do ensino ofertado e, consequentemente, refletem no processo de ensino aprendizagem e no desenvolvimento profissional docente. Conclui-se, portanto, que embora a Educação Integral tenha o potencial de representar um novo paradigma formativo, a falta de condições adequadas de trabalho para os professores compromete seu pleno desenvolvimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1288_TB5742_14102025093810.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNO CÉSAR DA SILVA ALVES" "autor_nome_curto" => "Bruno César" "autor_email" => "bruno.csalves@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127383 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5742 "inscrito_id" => 1288 "titulo" => "O CENÁRIO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL E DA PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE NO AGRESTE DE PERNAMBUCO: PERSPECTIVAS E DESAFIOS FRENTE A ESTA POLÍTICA CURRICULAR" "resumo" => "Este artigo teve como objetivo compreender a profissionalização docente dentro do cenário das políticas educacionais e curriculares no âmbito Educação Integral ofertada nas escolas da região do Agreste Pernambucano. Partindo da compreensão de que o trabalho docente não se limita à sala de aula, mas envolve também aspectos estruturais, formativos e políticos, analisamos de que forma a implementação da educação integral repercute na prática profissional dos professores, principalmente no que se refere às condições de trabalho oferecidas. Para isto, dialogamos com autores como Moll (2009) e Gadotti (2009) que discutem a importância de uma abordagem integral na educação, enquanto Machado (1995) e Silva, Almeida e Marinho (2024) exploram as condições da profissionalização docente no Brasil. Este arcabouço teórico foi conjugado com a realização de entrevistas semiestruturadas com professores/as atuantes em escolas de Educação Integral na região supracitada. A análise dos dados coletados seguiu uma abordagem indutiva (Lakatos, Marconi, 2003), que nos permite derivar conclusões a partir das experiências reais relatadas pelos participantes, buscando destacar os elementos mais recorrentes e significativos nos discursos dos entrevistados. Os resultados apontaram que a implementação da Educação Integral no Agreste Pernambucano apresenta defasagens importantes, revelando limitações que vão desde a sobrecarga de trabalho docente, baixos salários, falta de estrutura adequada nas escolas, até a ausência de formação continuada específica para atuação nesse modelo de ensino. Tais fragilidades impactam diretamente na qualidade do ensino ofertado e, consequentemente, refletem no processo de ensino aprendizagem e no desenvolvimento profissional docente. Conclui-se, portanto, que embora a Educação Integral tenha o potencial de representar um novo paradigma formativo, a falta de condições adequadas de trabalho para os professores compromete seu pleno desenvolvimento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1288_TB5742_14102025093810.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNO CÉSAR DA SILVA ALVES" "autor_nome_curto" => "Bruno César" "autor_email" => "bruno.csalves@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }