Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O POTENCIAL DOS PRODUTOS EDUCACIONAIS (PES) NA EXTENSÃO: FORMAÇÃO CONTINUADA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 127384
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5744
    "inscrito_id" => 14175
    "titulo" => "O POTENCIAL DOS PRODUTOS EDUCACIONAIS (PES) NA EXTENSÃO: FORMAÇÃO CONTINUADA"
    "resumo" => "Este estudo investiga o potencial dos Produtos Educacionais (PE) na extensão universitária, com foco na formação continuada de professores(as) da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O PE analisado, intitulado "Conectando Saberes na Formação Continuada de Professores(as) da EJA/Proeja: Integrando Práticas e Contextos Sociais", foi desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) e implementado como estratégia de extensão em diversos municípios do Estado do Piauí, incluindo Olho D’Água do Piauí, Santo Inácio do Piauí, Buriti dos Montes, Pau D’Arco do Piauí e Landri Sales. A formação estruturou-se em quatro módulos interligados: (I) Explorando as bases da EJA; (II) Práticas Pedagógicas orientadas pelas bases da EJA/Proeja; (III) Prática docente dialógica; e (IV) Avaliação para a aprendizagem significativa. A implementação ocorreu por meio de quatro encontros formativos, cada um com duração de oito horas, nos quais foram promovidas atividades teóricas, oficinas pedagógicas práticas e momentos de reflexão coletiva. Essa metodologia permitiu que os docentes analisassem suas práticas pedagógicas à luz das abordagens dialógicas propostas pelo PE.Com base na pesquisa-ação, a investigação combinou métodos qualitativos e quantitativos para avaliar o impacto da formação continuada ofertada via extensão. Questionários semiestruturados foram aplicados ao final dos encontros, permitindo mensurar a recepção e os efeitos das atividades formativas. Os resultados apontaram que o PE foi amplamente aceito pelos participantes, que destacaram sua relevância na integração entre práticas pedagógicas e contextos socioculturais locais. Além disso, os docentes relataram um enriquecimento teórico e prático significativo, refletido no aprimoramento das práticas pedagógicas, tornando-as mais dialógicas, contextualizadas e inclusivas. Dessa forma, o estudo reforça o papel da extensão universitária como meio eficaz para a formação continuada de professores da EJA, evidenciando que os Produtos Educacionais podem servir como ferramentas estratégicas na qualificação docente. O potencial de replicação e adaptação desse PE a outras regiões demonstra sua relevância como instrumento de fortalecimento da EJA no Brasil, contribuindo para a melhoria contínua da prática pedagógica e da aprendizagem dos estudantes jovens e adultos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14175_TB5744_29102025130632.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PEDRO ALVES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "PEDRO"
    "autor_email" => "biopetrus@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 127384
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5744
    "inscrito_id" => 14175
    "titulo" => "O POTENCIAL DOS PRODUTOS EDUCACIONAIS (PES) NA EXTENSÃO: FORMAÇÃO CONTINUADA"
    "resumo" => "Este estudo investiga o potencial dos Produtos Educacionais (PE) na extensão universitária, com foco na formação continuada de professores(as) da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O PE analisado, intitulado "Conectando Saberes na Formação Continuada de Professores(as) da EJA/Proeja: Integrando Práticas e Contextos Sociais", foi desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) e implementado como estratégia de extensão em diversos municípios do Estado do Piauí, incluindo Olho D’Água do Piauí, Santo Inácio do Piauí, Buriti dos Montes, Pau D’Arco do Piauí e Landri Sales. A formação estruturou-se em quatro módulos interligados: (I) Explorando as bases da EJA; (II) Práticas Pedagógicas orientadas pelas bases da EJA/Proeja; (III) Prática docente dialógica; e (IV) Avaliação para a aprendizagem significativa. A implementação ocorreu por meio de quatro encontros formativos, cada um com duração de oito horas, nos quais foram promovidas atividades teóricas, oficinas pedagógicas práticas e momentos de reflexão coletiva. Essa metodologia permitiu que os docentes analisassem suas práticas pedagógicas à luz das abordagens dialógicas propostas pelo PE.Com base na pesquisa-ação, a investigação combinou métodos qualitativos e quantitativos para avaliar o impacto da formação continuada ofertada via extensão. Questionários semiestruturados foram aplicados ao final dos encontros, permitindo mensurar a recepção e os efeitos das atividades formativas. Os resultados apontaram que o PE foi amplamente aceito pelos participantes, que destacaram sua relevância na integração entre práticas pedagógicas e contextos socioculturais locais. Além disso, os docentes relataram um enriquecimento teórico e prático significativo, refletido no aprimoramento das práticas pedagógicas, tornando-as mais dialógicas, contextualizadas e inclusivas. Dessa forma, o estudo reforça o papel da extensão universitária como meio eficaz para a formação continuada de professores da EJA, evidenciando que os Produtos Educacionais podem servir como ferramentas estratégicas na qualificação docente. O potencial de replicação e adaptação desse PE a outras regiões demonstra sua relevância como instrumento de fortalecimento da EJA no Brasil, contribuindo para a melhoria contínua da prática pedagógica e da aprendizagem dos estudantes jovens e adultos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14175_TB5744_29102025130632.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PEDRO ALVES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "PEDRO"
    "autor_email" => "biopetrus@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo investiga o potencial dos Produtos Educacionais (PE) na extensão universitária, com foco na formação continuada de professores(as) da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O PE analisado, intitulado "Conectando Saberes na Formação Continuada de Professores(as) da EJA/Proeja: Integrando Práticas e Contextos Sociais", foi desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) e implementado como estratégia de extensão em diversos municípios do Estado do Piauí, incluindo Olho D’Água do Piauí, Santo Inácio do Piauí, Buriti dos Montes, Pau D’Arco do Piauí e Landri Sales. A formação estruturou-se em quatro módulos interligados: (I) Explorando as bases da EJA; (II) Práticas Pedagógicas orientadas pelas bases da EJA/Proeja; (III) Prática docente dialógica; e (IV) Avaliação para a aprendizagem significativa. A implementação ocorreu por meio de quatro encontros formativos, cada um com duração de oito horas, nos quais foram promovidas atividades teóricas, oficinas pedagógicas práticas e momentos de reflexão coletiva. Essa metodologia permitiu que os docentes analisassem suas práticas pedagógicas à luz das abordagens dialógicas propostas pelo PE.Com base na pesquisa-ação, a investigação combinou métodos qualitativos e quantitativos para avaliar o impacto da formação continuada ofertada via extensão. Questionários semiestruturados foram aplicados ao final dos encontros, permitindo mensurar a recepção e os efeitos das atividades formativas. Os resultados apontaram que o PE foi amplamente aceito pelos participantes, que destacaram sua relevância na integração entre práticas pedagógicas e contextos socioculturais locais. Além disso, os docentes relataram um enriquecimento teórico e prático significativo, refletido no aprimoramento das práticas pedagógicas, tornando-as mais dialógicas, contextualizadas e inclusivas. Dessa forma, o estudo reforça o papel da extensão universitária como meio eficaz para a formação continuada de professores da EJA, evidenciando que os Produtos Educacionais podem servir como ferramentas estratégicas na qualificação docente. O potencial de replicação e adaptação desse PE a outras regiões demonstra sua relevância como instrumento de fortalecimento da EJA no Brasil, contribuindo para a melhoria contínua da prática pedagógica e da aprendizagem dos estudantes jovens e adultos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.