O POTENCIAL DOS PRODUTOS EDUCACIONAIS (PES) NA EXTENSÃO: FORMAÇÃO CONTINUADA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127384 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5744 "inscrito_id" => 14175 "titulo" => "O POTENCIAL DOS PRODUTOS EDUCACIONAIS (PES) NA EXTENSÃO: FORMAÇÃO CONTINUADA" "resumo" => "Este estudo investiga o potencial dos Produtos Educacionais (PE) na extensão universitária, com foco na formação continuada de professores(as) da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O PE analisado, intitulado "Conectando Saberes na Formação Continuada de Professores(as) da EJA/Proeja: Integrando Práticas e Contextos Sociais", foi desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) e implementado como estratégia de extensão em diversos municípios do Estado do Piauí, incluindo Olho D’Água do Piauí, Santo Inácio do Piauí, Buriti dos Montes, Pau D’Arco do Piauí e Landri Sales. A formação estruturou-se em quatro módulos interligados: (I) Explorando as bases da EJA; (II) Práticas Pedagógicas orientadas pelas bases da EJA/Proeja; (III) Prática docente dialógica; e (IV) Avaliação para a aprendizagem significativa. A implementação ocorreu por meio de quatro encontros formativos, cada um com duração de oito horas, nos quais foram promovidas atividades teóricas, oficinas pedagógicas práticas e momentos de reflexão coletiva. Essa metodologia permitiu que os docentes analisassem suas práticas pedagógicas à luz das abordagens dialógicas propostas pelo PE.Com base na pesquisa-ação, a investigação combinou métodos qualitativos e quantitativos para avaliar o impacto da formação continuada ofertada via extensão. Questionários semiestruturados foram aplicados ao final dos encontros, permitindo mensurar a recepção e os efeitos das atividades formativas. Os resultados apontaram que o PE foi amplamente aceito pelos participantes, que destacaram sua relevância na integração entre práticas pedagógicas e contextos socioculturais locais. Além disso, os docentes relataram um enriquecimento teórico e prático significativo, refletido no aprimoramento das práticas pedagógicas, tornando-as mais dialógicas, contextualizadas e inclusivas. Dessa forma, o estudo reforça o papel da extensão universitária como meio eficaz para a formação continuada de professores da EJA, evidenciando que os Produtos Educacionais podem servir como ferramentas estratégicas na qualificação docente. O potencial de replicação e adaptação desse PE a outras regiões demonstra sua relevância como instrumento de fortalecimento da EJA no Brasil, contribuindo para a melhoria contínua da prática pedagógica e da aprendizagem dos estudantes jovens e adultos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14175_TB5744_29102025130632.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO ALVES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "PEDRO" "autor_email" => "biopetrus@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127384 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5744 "inscrito_id" => 14175 "titulo" => "O POTENCIAL DOS PRODUTOS EDUCACIONAIS (PES) NA EXTENSÃO: FORMAÇÃO CONTINUADA" "resumo" => "Este estudo investiga o potencial dos Produtos Educacionais (PE) na extensão universitária, com foco na formação continuada de professores(as) da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O PE analisado, intitulado "Conectando Saberes na Formação Continuada de Professores(as) da EJA/Proeja: Integrando Práticas e Contextos Sociais", foi desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) e implementado como estratégia de extensão em diversos municípios do Estado do Piauí, incluindo Olho D’Água do Piauí, Santo Inácio do Piauí, Buriti dos Montes, Pau D’Arco do Piauí e Landri Sales. A formação estruturou-se em quatro módulos interligados: (I) Explorando as bases da EJA; (II) Práticas Pedagógicas orientadas pelas bases da EJA/Proeja; (III) Prática docente dialógica; e (IV) Avaliação para a aprendizagem significativa. A implementação ocorreu por meio de quatro encontros formativos, cada um com duração de oito horas, nos quais foram promovidas atividades teóricas, oficinas pedagógicas práticas e momentos de reflexão coletiva. Essa metodologia permitiu que os docentes analisassem suas práticas pedagógicas à luz das abordagens dialógicas propostas pelo PE.Com base na pesquisa-ação, a investigação combinou métodos qualitativos e quantitativos para avaliar o impacto da formação continuada ofertada via extensão. Questionários semiestruturados foram aplicados ao final dos encontros, permitindo mensurar a recepção e os efeitos das atividades formativas. Os resultados apontaram que o PE foi amplamente aceito pelos participantes, que destacaram sua relevância na integração entre práticas pedagógicas e contextos socioculturais locais. Além disso, os docentes relataram um enriquecimento teórico e prático significativo, refletido no aprimoramento das práticas pedagógicas, tornando-as mais dialógicas, contextualizadas e inclusivas. Dessa forma, o estudo reforça o papel da extensão universitária como meio eficaz para a formação continuada de professores da EJA, evidenciando que os Produtos Educacionais podem servir como ferramentas estratégicas na qualificação docente. O potencial de replicação e adaptação desse PE a outras regiões demonstra sua relevância como instrumento de fortalecimento da EJA no Brasil, contribuindo para a melhoria contínua da prática pedagógica e da aprendizagem dos estudantes jovens e adultos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14175_TB5744_29102025130632.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO ALVES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "PEDRO" "autor_email" => "biopetrus@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }