A GEOGRAFIA, A OBRA DE AUGUSTO DOS ANJOS E OS DIREITOS HUMANOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA TURMA DA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127385 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5745 "inscrito_id" => 10025 "titulo" => "A GEOGRAFIA, A OBRA DE AUGUSTO DOS ANJOS E OS DIREITOS HUMANOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA TURMA DA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Neste trabalho buscamos refletir sobre a obra Eu de Augusto dos anjos e suas relações com a geografia, no componente curricular de geografia, através de um relato de experiência que aconteceu em uma turma da 3ª série do ensino médio, tendo como base a perspectiva de uma prática pedagógica pautada na interação entre os sujeitos envolvidos nesse processo educativo. Além disso, sabemos que os conhecimentos que são transmitidos na escola para as crianças, adolescentes, jovens e adultos precisam fazer sentido para que a construção do mesmo possa ser efetivada, a partir das vivências, dos saberes e fazeres que são construídos ao longo do processo de ensino e aprendizagem, pautado numa mediação com práticas interativas, uso das tecnologias e reflexão sobre sua realidade vivenciada. Este estudo também se configura como uma pesquisa baseado num levantamento da literatura acerca dos temas em questão para um maior aprofundamento teórico, sendo assim usaremos Anjos (1998) Cavalcanti (2012), Pontuschka (2009), entre outros. Destacamos que o mesmo dialoga de forma significativa com a práxis educativa, promovendo um diálogo entre teoria e prática, entre a litteratura e suas relações direta com uma geografia que pode ser usada de forma lúdica em sala de aula. Neste sentido, o uso da literatura de Augusto dos Anjos e suas relações com a realidade do discente, deve assumir um papel de destaque, pois fará com que o mesmo tenha outras reflexões sobre sua o meio em que vive e com isso busque problematizar e contextualizar o que está em sua volta, despertando no educando a curiosidade e sua proatividade no que diz respeito a agir sobre o ambiente e pensar seu cotidiano." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10025_TB5745_26102025155006.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO DE ASSIS DA MACENA JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "Francisco Jr." "autor_email" => "junior.com-jesus@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127385 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5745 "inscrito_id" => 10025 "titulo" => "A GEOGRAFIA, A OBRA DE AUGUSTO DOS ANJOS E OS DIREITOS HUMANOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA TURMA DA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Neste trabalho buscamos refletir sobre a obra Eu de Augusto dos anjos e suas relações com a geografia, no componente curricular de geografia, através de um relato de experiência que aconteceu em uma turma da 3ª série do ensino médio, tendo como base a perspectiva de uma prática pedagógica pautada na interação entre os sujeitos envolvidos nesse processo educativo. Além disso, sabemos que os conhecimentos que são transmitidos na escola para as crianças, adolescentes, jovens e adultos precisam fazer sentido para que a construção do mesmo possa ser efetivada, a partir das vivências, dos saberes e fazeres que são construídos ao longo do processo de ensino e aprendizagem, pautado numa mediação com práticas interativas, uso das tecnologias e reflexão sobre sua realidade vivenciada. Este estudo também se configura como uma pesquisa baseado num levantamento da literatura acerca dos temas em questão para um maior aprofundamento teórico, sendo assim usaremos Anjos (1998) Cavalcanti (2012), Pontuschka (2009), entre outros. Destacamos que o mesmo dialoga de forma significativa com a práxis educativa, promovendo um diálogo entre teoria e prática, entre a litteratura e suas relações direta com uma geografia que pode ser usada de forma lúdica em sala de aula. Neste sentido, o uso da literatura de Augusto dos Anjos e suas relações com a realidade do discente, deve assumir um papel de destaque, pois fará com que o mesmo tenha outras reflexões sobre sua o meio em que vive e com isso busque problematizar e contextualizar o que está em sua volta, despertando no educando a curiosidade e sua proatividade no que diz respeito a agir sobre o ambiente e pensar seu cotidiano." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10025_TB5745_26102025155006.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO DE ASSIS DA MACENA JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "Francisco Jr." "autor_email" => "junior.com-jesus@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }