VISUALIZANDO O INVISÍVEL: MODELOS DIDÁTICOS DE VÍRUS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA ENSINO O DE CIÊNCIAS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127386 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5750 "inscrito_id" => 13582 "titulo" => "VISUALIZANDO O INVISÍVEL: MODELOS DIDÁTICOS DE VÍRUS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA ENSINO O DE CIÊNCIAS" "resumo" => "O ensino de Microbiologia no Ensino Fundamental apresenta desafios significativos, principalmente por se tratar de um conteúdo abstrato e de difícil visualização pelos estudantes. Com o objetivo de tornar esse tema mais acessível e atrativo, foram confeccionados modelos didáticos palpáveis representando os vírus Ebola, Adenovírus, Influenza, Hepatite B e Zika. Os modelos, com tamanhos entre 3,5 cm e 6 cm, foram produzidos com massa de modelar artesanal à base de amido, água e corante, além de palitos de dente para sustentação. A proposta buscou promover a aprendizagem significativa por meio do uso de recursos visuais e táteis, aproximando os alunos das estruturas virais de forma lúdica e concreta. A prática foi fundamentada na teoria de Ausubel (1963), valorizando a construção do conhecimento a partir da interação com materiais manipuláveis. Os modelos foram apresentados em uma prática educativa realizada na faculdade, possibilitando a reflexão sobre estratégias didáticas inovadoras e de baixo custo no ensino de Ciências. A atividade revelou-se eficaz no engajamento dos alunos e facilitou a compreensão das formas virais e suas características, demonstrando o potencial dos recursos alternativos na superação das dificuldades encontradas no ensino de conteúdos microbiológicos. Conclui-se que a utilização de modelos físicos é uma ferramenta pedagógica relevante, promovendo maior interesse, participação e compreensão por parte dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13582_TB5750_30102025222414.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAYARA RAYANE DA SILVA COSTA" "autor_nome_curto" => "MAYARA" "autor_email" => "mayara20230018809@alu.uern.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127386 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5750 "inscrito_id" => 13582 "titulo" => "VISUALIZANDO O INVISÍVEL: MODELOS DIDÁTICOS DE VÍRUS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA ENSINO O DE CIÊNCIAS" "resumo" => "O ensino de Microbiologia no Ensino Fundamental apresenta desafios significativos, principalmente por se tratar de um conteúdo abstrato e de difícil visualização pelos estudantes. Com o objetivo de tornar esse tema mais acessível e atrativo, foram confeccionados modelos didáticos palpáveis representando os vírus Ebola, Adenovírus, Influenza, Hepatite B e Zika. Os modelos, com tamanhos entre 3,5 cm e 6 cm, foram produzidos com massa de modelar artesanal à base de amido, água e corante, além de palitos de dente para sustentação. A proposta buscou promover a aprendizagem significativa por meio do uso de recursos visuais e táteis, aproximando os alunos das estruturas virais de forma lúdica e concreta. A prática foi fundamentada na teoria de Ausubel (1963), valorizando a construção do conhecimento a partir da interação com materiais manipuláveis. Os modelos foram apresentados em uma prática educativa realizada na faculdade, possibilitando a reflexão sobre estratégias didáticas inovadoras e de baixo custo no ensino de Ciências. A atividade revelou-se eficaz no engajamento dos alunos e facilitou a compreensão das formas virais e suas características, demonstrando o potencial dos recursos alternativos na superação das dificuldades encontradas no ensino de conteúdos microbiológicos. Conclui-se que a utilização de modelos físicos é uma ferramenta pedagógica relevante, promovendo maior interesse, participação e compreensão por parte dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13582_TB5750_30102025222414.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAYARA RAYANE DA SILVA COSTA" "autor_nome_curto" => "MAYARA" "autor_email" => "mayara20230018809@alu.uern.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }